top

 

 

 

Hugo França / SP / [Design]

 

 

 

Desde o final dos anos 1980, desenvolve "esculturas mobiliárias". Suas peças nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração; suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam sua sensibilidade e o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas.

 

55 (11) 3045-6575  | @ | WEB |

 

 


 

 

Elemento

Residencial

 

Escada Carvalho | Itamambuca / SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando recebeu o convite para criar uma escada diferente para uma casa na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral de São Paulo, Hugo França se sentiu  desafiado e com a criatividade aguçada. Queria algo que fosse novo e, ao mesmo tempo, tivesse sua marca registrada: a natureza nua e crua como protagonista.

O artista sugeriu um belo tronco, que viesse de uma árvore que já estivesse caída, para servir de estrutura para o encaixe de degraus em seu entorno, compondo com harmonia e grandiosidade o projeto assinado pelo arquiteto Anderson Muniz.

Hugo França não perdeu tempo. Foi a campo e, depois de um mês de buscas com a ajuda de um parceiro, morador da região, localizou, na Mata Atlântica, um Angico Preto monumental, com formas orgânicas e estrutura robusta. A madeira foi cortada nas proporções solicitadas, em torno de 10 metros de altura, e depois foi arrastada pela mata até chegar no lugar em que o caminhão Munk pudesse pegar. Nestes casos, o transporte do material é um capítulo bem trabalhoso.

Tanto empenho não poderia ter outro resultado: a maior peça interna que o artista já produziu. A árvore, que estava caída pela região, entrou imponente na casa. Ganhou nova função. Nova vida para ela que desempenhou seu importante papel para o meio ambiente por muitos anos. A casa com estrutura metálica e linhas geométricas acolheu muito bem suas formas orgânicas, curvas dignas de uma escultura no centro da sala.

Ficha:
Escada Carvalho, 2017
Madeira Angico Preto
Degraus: madeira garapa
660 X ø 370 cm

Fotografia: André Godoy

 

 

 


 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira