top

 

 

 

Gustavo Penna Arquiteto & Associados

 

 

 

A GPA&A desenvolve uma arquitetura contemporânea, fundada na herança modernista e barroca. Os projetos destacam-se pela sutileza das formas e volumes, pelo diálogo gentil com a paisagem, pelo conforto e a funcionalidade dos espaços internos.

 

55 (31) 3218-2400 | @ | WEB

 

 


 

 

Arquitetura
 Interiores

Comercial

 

Ateliê Wäls | Belo Horizonte / MG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma imensa barrica de madeira aberta sobre as montanhas verdes de Belo Horizonte. Este é o cenário projetado pelo escritório GPA&A, do arquiteto Gustavo Penna, para acolher o Ateliê Wäls, um amplo centro cervejeiro cercado pela natureza, no bairro Olhos d’Agua, zona sul da capital mineira. Inaugurado no início de junho, o complexo reúne restaurante, loja, escritório, adega, fábrica de cerveja e área externa para foodtrucks. A proposta é ser um centro de inovação do setor, além de promover o encontro entre amigos e oferecer a experimentação de cervejas artesanais especiais. “É um projeto lúdico e divertido, que mostra a união da arquitetura e da cerveja de maneira mágica”, diz Gustavo.

No ambiente interno da cervejaria, se destacam um amplo balcão na cor avermelhada, em referência ao celebrado estilo inglês India Pale Ale, e uma grande prateleira repleta de garrafas especialmente desenvolvidas para o projeto. Conjuntos de mesas para degustação foram distribuídos entre centenas de barricas de madeira que emolduram e dividem os ambientes. Neste que é um dos maiores barrel rooms do pais dedicados ao envelhecimento de cervejas, mais de 100 mil litros da bebida envelhecem e fermentam, cada rótulo no seu próprio tempo. Tudo isso sob uma grande cortina delicadamente confeccionada com 135 mil rolhas de cortiça que evoca um ambiente teatral.

O Ateliê Wäls nasceu por meio da parceria firmada entre a Ambev e a Wäls, eleita recentemente pelo RateBeer, principal ranking cervejeiro do mundo, a melhor cervejaria do Brasil. A ideia surgiu em 2015 quando os irmãos e fundadores da cervejaria mineira, José Felipe e Tiago Carneiro, tiveram a oportunidade de viajar o mundo em busca de novidades no seguimento. “Tivemos acesso a tecnologia e profissionais de ponta do mercado cervejeiro, além de ingredientes exclusivos, conhecimento técnico para novos produtos e capacidade de investimento”, conta Tiago. O Ateliê Wäls oferece 21 torneiras de chope para degustação, com algumas opções exclusivas, produzidas lá mesmo e servidas da torneira para harmonizar com os pratos que saem da cozinha.


Ficha:
Arquitetura - Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Ada Penna, Alice leite Flores, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Gabriel de Souza, Henrique Neves, Julia Lins,
Letícia Carneiro, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Paula Sallum, Raquel de Resende
Gestão e Planejamento - Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
Local - Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil
Ano do projeto: 2016
Ano de conclusão da obra: 2017
Área construída: 1.856m²
Fotos - Daniel Mansur

 

 


 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira