top

 

 

 

Denise Barretto Arquitetura

 

Denise Barretto
 

 

Arquiteta desde 1986. Conta com participação em mais de 900 projetos residenciais, comerciais e corporativos no Brasil e em diversos países do Exterior. Professora de Paisagismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Belas Artes.

 

55 11 3078-6963 | @ | WEB

 

 


 

 

Arquitetura
 Interiores

Residencial

 

 

 

Residência Campo Belo | São Paulo / SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Arquitetura

Institucional

 

Biblioteca infantil | São Sebastião / SP

 

 

A arquiteta Denise Barretto, envolveu-se numa ação social do Instituto Verdescola – uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve trabalhos socioeducativos, de geração de renda e de qualificação profissional. A ação abrangeu o planejamento e a execução, sem custo, de um projeto de biblioteca de 65m² na unidade chamada Sahy, em São Sebastião, São Paulo.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma paixão que a arquiteta adquiriu ao visitar a ONG. “Recebi o convite para conhecer a Sahy, e passei um dia inteiro acompanhando as aulas mais variadas, divididas em várias casas da comunidade, e pude sentir a alegria dos jovens e das crianças na computação, na dança, música, capoeira, futebol, pintura e artes, além de muitos outros, como o atelier de costura das mães.”, declara Denise. A biblioteca, em especial, foi uma escolha muito centrada nas necessidades e nos parceiros que abraçaram a causa, as marcas Etna, Florense e Vitrine by Casa Fortaleza.

Para o projeto, a arquiteta focou-se no atendimento do espaço, que se estende a todos os públicos da comunidade, desde crianças a adultos. O modo de acomodação, portanto, é variado. Outra premissa foi a integração entre os grupos com mesas de pesquisa para apoiarem a comunicação, e reuniões para crianças pequenas e grandes.

Dada essa direção, o resultado foi um ambiente amplo, com espaço para leitura, estudo, discussão e até personalizado para os menores, com mesa e cadeira em tamanho reduzido. A decoração resumiu-se às estantes brancas, que inseriram leveza ao espaço, e aos puffs coloridos e piso vinílico neutro com desenho de um enorme tapete com listras marcadas e contrastantes nas cores carmim, bege escuro e cru, que acrescentaram descontração.

Os destaques ficaram por conta do uso das cores puras e alegres, como o vermelho, azul e amarelo em alguns móveis e detalhes da estante, e o design limpo das cadeiras em alumínio como a Bertoia e em madeira ebanizada, como a Formiga.

Outros arquitetos também se envolveram e projetaram outros espaços, como Patricia Anastassiadis, Jóia Bérgamo, Deborah Roig e João Armentano.

Fotografia: Caio Guimarães / Samuel Chaves

 


 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira