Sala de jantar recebe texturas 3D, ganha destaque, deixa cores de lado e cria ambiente sofisticado

AHPH minimalista e elegante

Desenvolver um projeto minimalista que garanta um cenário visualmente clean e expressivo, proporcionalmente, pode demandar alguns esboços em seu desenvolvimento. No entanto, para as arquitetas Andreia Hernandes e Pilar Hernandez da AHPH Arquitetura, a ausência de cores pode dar espaço a um trabalho de texturas bastante sofisticado.

Para a reforma da sala de jantar de um jovem casal, na faixa dos 30 anos, que reside em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, as profissionais levaram em consideração algumas observações feitas por eles. “Os clientes tinham receio de que cores fortes fossem trabalhadas e depois enjoassem do ambiente. Deste modo, nós optamos por explorar volumes e texturas para que o espaço se tornasse aconchegante e tivesse um movimento divertido”, revela Pilar.

Uma parede de 4,2m de comprimento e 2,5m de altura, recebeu grande destaque na reforma. O revestimento 3D Sense Abstract Mat com placas de 58cmx58cm, da Portinari, foi aplicado por toda a metragem e o resultado não poderia ser mais satisfatório. “Foi amor à primeira vista. O casal ficou deslumbrado pelo material e nós não pensamos duas vezes antes de usá-lo para realçar a superfície”, conta Andreia.

A proposta luminotécnica foi criada para que a parede fosse ainda mais valorizada. Para isso, spots led dicroica foram embutidos ao forro de gesso dando apoio a iluminação gerada pela luminária acima do centro da mesa. “Como neste projeto não trabalhamos com cores, acreditamos que formatos também são bem-vindos. Sendo assim, o pendente arredondado foi escolhido para criar uma composição harmoniosa junto aos móveis, como o espaldar das cadeiras que também tem este formato”, explica Pilar.

A mobília é peça importante na estruturação da sala de jantar e a definição de seus modelos deve ser feita com cautela. Quando bem usada, a madeira engrandece a decoração e, ainda sim, faz com que o ambiente permaneça neutro. Pensando nisso, os pés da mesa com tampo branco e as cadeiras no mesmo tom, receberam a matéria-prima em nuances mais claras. Já o aparador é completamente fabricado com o material.

Por fim, duas cadeiras em acrílico foram posicionadas nas duas extremidades da mesa de jantar, visto que, além que garantirem um número extra de lugares, também permitem que o ambiente pareça mais aberto e ajudam a criar uma composição cheia de personalidade.

Contato:
AHPH Arquitetura
(11) 2373-9515
http://www.ahpharquitetura.com.br/