Nadia Bentz

 

Casa Cor 2005 | Curitiba, PR

Piscina e Parque Natural
Fotografia
– Daniel Sorrentino
Paisagistas
- Nadia Bentz e Vanderlan Farias

CASA COR PR 2005 ( Piscina e Parque Natural – área aproximada de 1000m)
A intenção do trabalho foi criar um espaço harmonioso com tendências marcantes, integrando materiais modernos do ambiente da Piscina com a utilização de elementos rústicos e naturais do Parque Natural. Devido ao tamanho do espaço (1000m²), houve uma grande preocupação de não formar um ambiente isolado, que foi resolvido com o uso da vegetação de forma com que ficasse integrada à vegetação existente, como se estivesse nascido no local.
A Piscina foi renovada com revestimentos internos e externos claros destacando-se pelas pastilhas de vidro Vidrotil em tom de azul escuro, tanto no espelho d’água quanto na borda da piscina, que também foi valorizada pela iluminação com fribra óptica .
Um espelho d’água que acontece ao fundo da piscina, percorre sob o deck em madeira e deságua na borda da piscina, contribuiu para criar um ambiente envolvente. Um processo simples, porém de grande efeito visual.
Elementos ecologicamente corretos como o bangalô em eucalipto autoclavado com cobertura em piaçava, cachepots em cruzetas e móveis em eucalipto com certificado do FSC estão agregados a consciência de preservação a natureza.
Junto ao bangalô foi criado um pequeno lago com carpas, elaborado com a utilização de dormentes de trem como paredes e uma fonte em arenito esculpido, que além de visualmente agradável tem a função de circulação e oxigenação da água para os peixes.
Foi também criado com dormentes de trem um espaço para redes, também em madeira, integrando-se totalmente ao espaço.
A preservação ecológica e a sensação de bem estar são prioridades na elaboração deste projeto que promete a apreciação e desfrute do espaço conquistado.
O grande sucesso do trabalho foi que o resultado final foi um jardim totalmente utilizável. O projeto é totalmente viável, com utilização de materiais de fácil acesso , de fácil execução e fácil manutenção, isto prova que basta usar a criatividade que um belo jardim e cheio de detalhes pode estar ao alcance de todos.

DETALHES SOBRE O LAGO
A contenção das paredes do pequeno lago foi feito com dormentes de trem. Quanto a impermeabilização, foi utilizada uma lona plástica bem grossa com manta de bidim em baixo para que não houvesse possibilidade da lona furar, esta lona ficou escondida pelos dormentes e no fundo com pedriscos cor palha. A fonte quadrada foi esculpida em arenito rosa que além de bonita, tem a função de oxigenar a água dos peixes (carpas).


| voltar | principal |