37

[VOLTAR]

 

 

22 FEV 2010

Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo promove palestra “Construções em Encostas: Avaliação de Riscos e Métodos de Prevenção”

Dia 25/02 - A palestra “Construções em Encostas: Avaliação de Riscos e Métodos de Prevenção”, com os engenheiros Antônio Sérgio Damasco Penna e Luiz Cholfe coloca em pauta um dos temas mais relevantes da atualidade, o risco das construções em encostas e os cuidados que os profissionais especializados devem ter.

Janeiro e fevereiro de 2010, assim como o início de praticamente todos os últimos anos, são meses críticos no Brasil; período de muitas notícias ruins relacionadas aos desabamentos de residências e edificações em geral, construídas em encostas, causados pelas chuvas.
   Considerando que projetar edificações em encostas exige atenção especial e trabalho conjunto de três tipos de profissionais – arquitetos e engenheiros atuantes nas áreas de Mecânica dos Solos e Cálculo Estrutural – o escritório “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” tomou a iniciativa de esclarecer esses aspectos para a sua equipe de arquitetos interna e convidados, promovendo a palestra “Construções em Encostas: Avaliação de Riscos e Métodos de Prevenção”, no dia 25 de fevereiro, no auditório Victory do edifício “Cardoso de Mello”.
   Na ocasião, os engenheiros Antônio Sérgio Damasco Penna, especialista em Engenharia Geotécnica, cuja disciplina Mecânica dos Solos é um dos segmentos de atuação, e Luiz Cholfe, projetista especialista na área de Estruturas de Concreto e Metálicas, atuante na área de Cálculo Estrutural, colocarão os pontos técnicos que devem ser considerados na realização de um projeto para edificação em encosta. Os profissionais devem mostrar - de forma dinâmica, clara e esclarecedora – como a prevenção é sempre a saída mais adequada para evitar desabamentos e outros tipos de problemáticas como essa.
   De acordo o fundador e presidente do escritório “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” e idealizador da palestra, o arquiteto Ricardo Julião, o Brasil tem um grande potencial de prevenir desastres, comuns nessa época do ano, como os que acontecem com frequência em áreas “sem leis”, também conhecidas como “favelas”. “Temos uma engenharia civil, nas áreas de Mecânica dos Solos e Cálculo Estrutural, considerada uma das mais avançadas e eficientes do mundo. Por isso, tais desabamentos e desastres todo final e início de ano não se justificam. O que explica esses acontecimentos é o não acesso de muitos brasileiros a esses tipos de serviços. Ou seja, o problema não está na tecnologia e no conhecimento que temos para a prevenção desses acidentes, mas sim no ‘pagar por este serviço’ “, explica o arquiteto.
   Sobre os palestrantes
   Antônio Sérgio Damasco Penna é graduado em engenharia civil pela “Escola de Engenharia Mauá”. É Mestre em engenharia pela “Escola Politécnica” da Universidade de São Paulo, aprovado com distinção na apresentação e defesa da dissertação "Estudo das Propriedades das Argilas da Cidade de São Paulo, Aplicado à Engenharia de Fundações". E é Doutor em engenharia, pela “Escola Politécnica” da Universidade de São Paulo, com a defesa da tese "Estudo do Comportamento ‘Carga x Recalque’ de Estacas Pré-Moldadas de Concreto na Região da Grande São Paulo".
   Damasco Penna também tem no currículo o cargo de professor titular nas disciplinas de "Mecânica dos Solos e Obras de Terra" e de “Fundações", da “Escola de Engenharia” da Universidade Mackenzie. O engenheiro também é fundador e diretor da empresa “Damasco Penna – Engenharia Geotécnica”, que tem aproximadamente 30 anos de existência.
   Luiz Cholfe é engenheiro civil, formado pela “Escola de Engenharia” da Universidade Mackenzie (SP). É Mestre em “Engenharia de Estruturas” pela “Escola Politécnica” da Universidade de São Paulo, e engenheiro de segurança, pela Faculdade “Oswaldo Cruz” (SP).
   Cholfe também é diretor responsável e fundador da “Statura Engenharia de Projetos S/C Ltda.”, com 27 anos de atividades, desenvolvidas no campo de Estruturas (Concreto Armado, Protendido e Metálica), e tem na bagagem profissional 1,4 mil projetos já implantados, além de diversas publicações na área de Cálculo Estrutural. O engenheiro também tem o crédito de professor de diversas disciplinas como “Teoria das Estruturas Mecânicas”, “Concreto Protendido” e “Resistência dos Materiais”.
   Encontro do Conhecimento
   A palestra “Construções em Encostas” é a primeira de uma série de eventos programados para o ano de 2010, que compõem o programa “Encontro do Conhecimento” – iniciativa do escritório “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” –, cujo intuito primordial é o de promover um dos nossos princípios – excelência em projetos – e levantar questões relevantes para a atualização, inicialmente, da equipe de arquitetos do escritório.
   De acordo com o idealizador do programa, o arquiteto Ricardo Julião, o Encontro visa o aperfeiçoamento profissional das atuais e futuras gerações de arquitetos e urbanistas, assim como, futuramente, do público em geral que tenha interesse nesse tipo de assunto. “Conhecimento nunca é demais para ninguém!”, finaliza Ricardo.
   Serviços: Construções em Encostas: Avaliação de Riscos e Métodos de Prevenção / Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 900, Auditório Victory (térreo) / Vila Olímpia, São Paulo (SP) / Dia: 25 de fevereiro de 2010 / Horário: das 16 às 18 horas / Organização e realização: “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo” / IMPORTANTE: Essa palestra é direcionada apenas ao corpo técnico de arquitetos e convidados do escritório “Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo”. No entanto, estamos programando para que os próximos eventos do “Encontro do Conhecimento” sejam oferecidos também para o público em geral.

|TOPO|


Tecnologia Não Destrutiva é tema de Congresso Latino-Americano marcado para julho em São Paulo

A expansão dos grandes centros assim como o crescente adensamento urbano são desafios para a implantação e ampliação das redes de serviços de infraestrutura das regiões metropolitanas

Mas, ao contrário do que a maioria imagina, é possível executar uma obra de reparação no subsolo das grandes cidades sem transformar as vias num "queijo suíço". Métodos e equipamentos de tecnologia não destrutiva minimizam e até eliminam a necessidade de escavações. É possível instalar cabos sob a terra com apenas duas aberturas: uma no início e a outra no destino da área, evitando a destruição de ruas e calçadas.
   Para consolidar a utilização do Método Não-Destrutivo (MND) nas obras de infraestrutura - principalmente para atender à demanda que ocorrerá em função de grandes eventos como a Copa do Mundo e Olímpiadas, além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - difundir tecnologias globais e apresentar novos estudos, equipamentos e técnicas, a Abratt (Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva) irá realizar em São Paulo, nos dias 21 e 22 de julho de 2010, o IV Congresso Brasileiro de MND - Métodos Não Destrutivos e I No.Dig - Edição Latino Americana.
   O congresso terá como tema principal a 'Utilização de MND para execução de redes de esgoto' e trará palestrantes de renome internacional, como Samuel Arianatnan, da Universidade Estadual do Arizona e Dec Downey, presidente do ISTT (International Society for Trenchless Technology).
   Estarão presentes ainda professores das universidades brasileiras, profissionais das empresas concessionárias, empresários e técnicos que abordaram pontos pertinentes aos setores de petróleo e gás, saneamento, telecomunicações, energia e água.
   A ABRATT - Associação Brasileira de Tecnologia Não-Destrutiva é formada por empresas fabricantes, fornecedoras de equipamentos e materiais, prestadoras de serviço, concessionárias, profissionais liberais e outras ligadas à área de perfuração não-destrutiva. Um dos principais objetivos é promover e divulgar pesquisas e estudos técnicos sobre as atividades não-destrutivas em obras de infra-estrutura, promovendo, sempre que necessário, debates sobre as questões técnicas e sociais que envolvem o assunto, interferindo diretamente nas mesmas. Fundada em 1999, a ABRATT é filiada à ISTT - International Society for Trenchless Technology, sociedade inglesa que congrega associações similares em todo o mundo com o objetivo de promover a ciência e a prática desta tecnologia em benefício público e ambiental.
  
Serviço: IV Congresso Brasileiro de MND - Métodos Não Destrutivos e II No. Dig - Edição Latino Americana / De 21 e 22 de julho de 2010 / Local: Centro Fecomércio de Eventos / Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo/ SP/ www.abratt.org.br

|TOPO|


Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes lança feira de móveis

Primeira edição da Abup Móvel Show acontece de 22 a 26 de fevereiro, em São Paulo

A Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, é o local escolhido para a primeira edição do Abup Móvel Show, feira de mobiliário criada pelos fundadores do Abup Show, feira de utilidades domésticas e presentes que já é reconhecida como uma das melhores e mais selecionadas do Brasil. De 22 a 26 de fevereiro de 2010, lojistas, decoradores e arquitetos de todo o Brasil poderão conferir as mais recentes novidades dos expositores do segmento de decoração e acessórios para casa, reunidos agora em um mesmo endereço.
   Entre os expositores confirmados estão nomes como Abitare Couro, Casa Bonita, Class Mobile, Conceito, Empório da Madeira, Milar, Navarro, Organne, Rug-Hold, Santo Antônio de Lisboa, Stone Design,Tapeçaria Italiana, Vanessa Taques, VG New Trend e Vimoso. Os expositores ficarão distribuídos em cerca de 6 mil m² da Fundação Bienal e apresentarão seus lançamentos para 2010 durante a feira, que será aberta apenas para lojistas e profissionais.
   “A expectativa é conquistar novos visitantes e compradores, mais interessados em mobiliário do que em utilidades domésticas, além é claro de atender lojistas da Abup que já pediam por esse tipo de produto. Acreditamos que separar móveis e utilidades em duas feiras distintas, resultará em um evento mais focado e com bons resultados a curto prazo”, avalia Albert Warwick, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup).
   A estreia do Abup Móvel Show coincide com o momento em que as indústrias e importadores costumam concentrar lançamentos de produtos. É no início do ano que as novidades se multiplicam e o consumidor final reconhece as tendências mundiais ainda recentes, assim que os produtos chegam às lojas. Para esta primeira edição, a feira contará com produtos que vão de móveis de diversos estilos a luminárias e acessórios, passando por tapeçarias e esculturas.
   Fundada em 1995, sem fins lucrativos, a Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (Abup) é uma sociedade civil de âmbito nacional, cujo objetivo é fomentar negócios nos setores de decoração, utilidades domésticas, presentes e mobiliário. A associação realiza o Abup Show, feira de utilidades domésticas que acontece semestralmente na capital paulista e está em sua vigésima edição, e agora o Abup Móvel Show, feira dedicada ao mobiliário e à decoração.
   Exposição de design autoral
   A criação e o design autoral ganham força na primeira edição da feira, com uma exposição de peças do Grupo Design OK. Convidado especialmente para abrir a primeira edição do evento, o grupo é formado por oito importantes estúdios de criação, que se uniram no ano passado para fomentar o desenho assinado. Entre os integrantes estão nomes de peso como André Cruz Design & Ideias, Decameron Design, Estudiobola, Nada Se Leva, Ovo, Pedro Mendes, Sergio Fahrer e Useche Móveis – todos eles apresentarão criações recentes na feira.
   “É importante promover o contato entre fabricantes, designers e lojistas”, explica Albert Warwick. “Pretendemos reforçar, desde o início, nossa preocupação em valorizar e incentivar o design nacional”, completa.
   O mezanino da Bienal terá mais de 30 peças expostas do grupo, que também fará parte de uma rodada de negócios. O responsável pela cenografia do espaço é outro nome de peso do design nacional – coube à Nó Design a criação de toda a identidade visual da exposição.
   O incentivo ao design assinado é a principal bandeira do Design OK, que pretende estimular a cadeia produtiva que passa por fornecedores e lojistas até chegar ao consumidor final. Daí, a sintonia com a proposta da feira Abup Móvel Show. “Hoje sabemos que a economia criativa responde por uma grande fatia da economia das cidades europeias mais importantes do mundo. A ideia é transportar essa realidade também para o Brasil”, conta Sergio Fahrer, proprietário do estúdio que leva seu nome e um dos idealizadores do Design OK.
 Serviço: 1º abup mÓvel Show / de 22 a 26 de fevereiro de 2010 / Fundação Bienal /  Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo / das 10hs às 22hs / (11) 3881-2287 / Estacionamento no local / Entrada gratuita / Feira exclusiva para lojistas e profissionais da área / Proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhados

|TOPO|


Coleção Os Tigres da By Kamy revitaliza a história secular do Tibete sob um olhar contemporâneo

Revitalizar lendas e histórias do povo Tibetano sob um olhar contemporâneo, combinando técnicas de tradição milenar com matérias-primas naturais, modernas e sofisticadas. Essa é a proposta da coleção

Os Tigres da By Kamy, que incorpora a tendência internacional da valorização dos bichos na moda e na decoração, desperta a consciência ecológica e chama a atenção pela importância da carga histórico-cultural desses animais considerados sagrados no Tibete, em peças naturalmente sofisticadas. A coleção está disponível com exclusividade na Maison By Kamy, o principal showroom da marca na alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.
   Fruto de pesquisa que durou mais de um ano, Os Tigres da By Kamy foi criado sob coordenação da arquiteta Francesca Alzati, responsável pelo atelier da marca, e realizado por Kamyar Abrarpour junto a empresas nepalenses de tecelagens. O ponto de partida da coleção foi o livro "The Tiger Rug of Tibet", de autoria da austríaca Mimi Lipton na ocasião da primeira apresentação dos tapetes originais em uma galeria particular de Londres, em 1988. A autora catalogou 108 modelos de tapetes – o número, que também corresponde à quantidade de mandamentos do budismo e de contas no rosário Tibetano, é considerado sagrado. “Assim como o dragão na China e o elefante na Índia, o tigre é o animal símbolo do Tibete e sua existência está diretamente ligada à nobreza, misticismo e poder”, explica Francesca.
   Os tapetes retratados no livro foram desenhados ao longo de diferentes épocas, a contar do século VII, por anônimos que se perderam na história, desde monges a cidadãos comuns. As peças eram criadas para os mais variados fins, podendo ser oferecida a um monge como sinal de devoção ou usada como artigo de luxo digno de um rei.
   Considerados patrimônio cultural quase intocáveis, os tapetes Tibetanos tornaram-se acessíveis para o resto do mundo somente a partir de 1970, quando houve uma maior abertura do país. “A coleção traz à tona um conceito antigo para o valor presente, a partir de uma linguagem contemporânea moderna. É uma nova vida em uma história secular”, sintetiza.
   Materiais modernos, técnicas antigas - O atelier By Kamy revitalizou 30 dos 108 modelos retratados no livro "The Tiger Rug of Tibete", a partir de materiais contemporâneos e ecologicamente corretos, como fibras de alou, cactus e hemp, dando origem a uma coleção que é sinônimo de luxo, consciência ecológica e riqueza histórica. Originalmente, os modelos do livro eram feitos com seda e lã com predominância das cores azul escuro, vermelho claro, ocre e ouro.
   Produzidos artesanalmente por refugiados do Tibete no Nepal, os tapes da coleção são confeccionados com as mesmas técnicas milenares de ponto fino e coloração natural. O respeito no manuseio da matéria -prima é percebido na utilização de 80% da mesma no seu mais nobre estado natural, sem tingimento, valorizando as suas próprias nuances. O resultado é uma variedade de “cores da floresta“ - o mesmo acontece nas texturas, que misturadas entre si (lã, seda, e fibras vegetais), resultam na volumetria dos designs. Assim como as peles naturais de tigres, esses tapetes mudam de tonalidade e brilho de acordo com a incidência de luz.
   “O domínio das técnicas antigas, a criatividade e a sabedoria da tecelagem do oriente conseguem interpretar as exigências do design brasileiro, executando com maestria a produção dos tapetes da coleção”, analisa Francesca. As estampas são tão ricas e variadas quanto a história da origem dos tapetes. Há desenhos de peles naturais, com listras abstratas ou onduladas, da espinha vertebral ou do esqueleto do tigre, da sua cabeça e do seu corpo. Com uma leitura de tigre na sua autenticidade e abstração.
   Centenas de tapetes, milhares de histórias - Os tapetes Tibetanos eram de grande importância para aquele país. As abstrações tinham considerável simbolismo esotérico, passando por crenças, superstições, cultura e história. Na prática, eram usados para meditação, sutras, yoga e também na decoração, devido ao impacto que as figuras dos tigres transmitiam. Os tapetes com desenhos de tigres significavam bom agouro na passagem de ano, denotavam grande grau de liberdade e proteção ou descreviam os cinco elementos – terra, madeira, fogo, água e metal.
   Os desenhos surgiram no Tibete no século VII, onde reinavam 33 reis. Como não foram produzidos em série e nem todos são da mesma época, é praticamente inviável deduzir a data correta de cada um dos modelos. Alguns foram feitos por exímios tapeceiros que recebiam encomendas de reis e homens da lei e outros eram confeccionados por cidadãos para serem doados para os monges como gratidão ou promessas. Os próprios monges também confeccionavam os tapetes.
   Tanto os chineses quanto os indianos influenciaram os tapetes Tibetanos. Os chineses emprestaram o design de tigres realísticos e, os indianos, suas doutrinas tântricas. A influência dos chineses pode ser percebida tanto no desenho quanto nas bordas. A interferência indiana está baseada no fato de que as peles de tigres eram usadas para meditação do budismo tântrico e quando estas se tornaram escassas, tecer o desenho do animal era a alternativa viável. Como a explicação parece plausível, o design de peles foi associado logo aos tigres vivos e o desenvolvimento das peças abrangeu uma enorme variação de modelos.
   As listras e o rosto dos tigres são estilizados conforme a mística Tibeteana das bestas Wind-Horse (cavalo de vento), Snow-lion (leão de neve) e dragão. Para a mística Tibeteana estas bestas não são monstros e sim lendas. São criaturas benevolentes usadas como talismã para boa sorte nas bandeiras de oração do budismo. / BY KAMY São Paulo/SP - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147/(11) 3081-1266/ Fax: (11) 3062-0276 – Cep: 01441-000 / www.bykamy.com

|TOPO|


A praticidade e economia do ventilador de teto

Os ventiladores de teto podem ser uma alternativa ao uso do ar condicionado para refrescar

Nas últimas semanas, os brasileiros estão sofrendo com as altas temperaturas. Em Porto Alegre, por exemplo, no começo do mês, os termômetros marcaram 41º graus, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por isso, as pessoas estão em busca de aparelhos para refrescar a casa, principalmente o quarto das crianças e dos bebês, que sentem mais os efeitos do calor. “Minha filha estava chorando muito. Percebi que não era fome ou a necessidade de trocar de fralda. Depois que tirei a roupinha dela, o choro parou. Conclui que ela estava sentindo um grande desconforto devido ao calor. Resolvi comprar um ventilador ou um ar condicionado, mas não sei qual desses produtos é o mais indicado para ela”, comenta a atendente de banco Paula Cristina, mãe da Duda, de cinco meses. Possivelmente, muitos pais têm a mesma dúvida.
O ar condicionado, de fato, é muito bom. Ele é eficiente na redução rápida da temperatura, além de ajudar a diminuir a umidade, desde que esteja com a manutenção em dia, ou seja, o filtro deve estar higienizado corretamente para evitar o acúmulo de poeira e, por conseqüência, problemas respiratórios. Segundo pesquisa divulgada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL - um ar condicionado, do modelo mais simples, consome 120 KWH durante oito horas, enquanto que um ventilador de teto gasta, em média, 28,8 KWH, também no mesmo período. Desta forma, os pais precisam ficar atentos ao custo-benefício no momento da escolha.
Por isso, a fim de atrair a preferência do consumidor, algumas empresas do setor investem constantemente em modelos mais modernos, econômicos, decorativos e temáticos, como faz a empresa brasileira Startec, que possui linhas exclusivas de ventiladores infantis com os personagens preferidos das crianças: Barbie, Pernalonga, Mickey, Minnie, entre outros.
Para o gerente de marketing da empresa, Walter Fioretto Capagnare, os ventiladores temáticos podem fazer eficazmente o papel de ventilar e refrescar o ambiente, além de deixá-lo mais bonito. “Ventiladores são mais acessíveis e de fácil manutenção. Melhor ainda, se for um produto que também pode tornar o ambiente mais alegre e divertido”, comenta Capagnare.

|TOPO|


Cristal com ouro e objetos de design na ABIMAD fevereiro

A sétima ABIMAD Fevereiro promete muitas novidades – que atestam o vigor do mercado moveleiro e de acessórios de alta decoração, pronto para atender à demanda aquecida neste momento pós-crise. Mais de 160 expositores preparam lançamentos e investem na decoração de estandes sofisticados, revelando todos os diferenciais que tornam a ABIMAD um evento com o toque da exclusividade
   O público visitante – lojistas, compradores, arquitetos, decoradores e imprensa especializada – terá a seu dispor serviços de cabeleireiro e massagista, quiosques com água de coco e sorvetes, rodadas de espumante e o acesso privilegiado à maior vitrine nacional de tendências do setor. As expectativas de crescimento alcançam também a Rodada Internacional de Negócios, evento paralelo à feira e promovido em parceria com a Apex-Brasil que subsidia a vinda de compradores estrangeiros (Mercosul e Estados Unidos). Fernando Flôres, presidente da entidade, projeta em 15% a média de incremento nos negócios – que alcançaram a casa dos US$ 2,516 milhões em fevereiro último. E complementa: “Para 2010 são esperados em torno de 13 mil visit antes, o que classifica a Abimad fevereiro como o maior evento do gênero em toda a América Latina”.

Vaso Multicolore em Cristal di Murano com ouro 24k - Designer: Odete Cavalli / Vaso em Cristal di Murano com ouro 24k - Designer: Odete Cavalli / Poltrona Stilo Base em aço inox e diversas opções de revestimento - Designer: Fernando Bartelli
Serviço: Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração / de 24 a 27 de fevereiro de 2010 / das 10 às 19h / Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia Imigrantes, km 1,5 – São Paulo / SP / www.abimad.com.br

|TOPO|


Luxo e tecnologia em destaque na 5ª edição da Kitchen & Bath Expo

Evento traz ao país o que há de mais relevante no mercado premium para banheiros e cozinhas

O Brasil está entre os dez maiores mercados de luxo do mundo, perdendo apenas para os EUA nas Américas. Nos últimos cinco anos, o setor movimentou cerca de US$ 1,5 bilhão ao ano. Prova disso é a participação de três expositores europeus e norte-americanos na edição 2010 do evento, de olho nas tendências lançadas pela indústria brasileira.
   Entre os dias 9 e 12 de março, será possível encontrar acessórios e produtos com design para tornar qualquer cozinha ou banheiro o cômodo mais requisitado da casa. Entre os destaques do evento está uma papeleira cravada de cristais Swarovski e pedras para banheiros e cozinhas lapidadas como verdadeiras jóias. A feira ainda traz inovações como gabinetes revestidos em vidro colorido e linha de espelhos com iluminação de LEDs.
   Outra tendência antecipada é o forte uso da tecnologia, trazendo mais comodidade e praticidade aos ambientes. Iniciativas nesse sentido são desenvolvidas pelos fabricantes presentes na 5ª edição da Kitchen & Bath. Coifas acionadas por controle remoto, exaustores com painel de comando digital com visor de cristal líquido e temporizadores para desligamento automático, cabines de banho com entrada para MP3 e telefone viva-voz e duchas digitais acionadas por controle remoto via wireless de até 10 metros de distância estão entre alguns lançamentos preparados para o evento.
  
Serviço: 5ª Kitchen & Bath Expo / De 9 a 12 de março de 2010 – terça a sexta/ Das 10h00 às 19h00 / Transamérica Expo Center – Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP/ Aviso: como se trata de um evento exclusivamente direcionado a profissionais do setor, é proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados pelos pais./ www.kitchenbathexpo.com.br

|TOPO|


Tigre percorre o país com escola volante de capacitação

Caminhão escola é totalmente adaptado para cursos gratuitos de instalação hidráulica e inicia programação deste ano na região centroeste

O programa Escola Volante Tigre (Tigrão), que consiste numa carreta especialmente preparada para cursos práticos e teóricos, inicia suas atividades em fevereiro, começando pela região centroeste, na cidade de Campo Grande (MS), nos dias 22 a 26/02. O programa que oferece capacitação gratuita para jovens e desempregados já atendeu 6.300 pessoas em 2009, e para 2010 a empresa pretende capacitar cerca de 8.200 alunos por todo o país.
   O Curso de Aperfeiçoamento em Instalações Hidráulicas Prediais é voltado aos profissionais da construção civil: instaladores hidráulicos, eletricistas, encarregados, pedreiros, balconistas de lojas de materiais de construção associadas da Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção), entre outros. “Com a escola volante estamos cada vez mais próximos do público que utiliza nossos produtos, levando conhecimento e capacitação a um número cada vez maior de profissionais", afirma Giancarlo Minoietti, gerente de Marketing de Vendas Tigre.
   A Escola Volante Tigre capacita profissionais em noções básicas de instalação hidráulica predial, e está preparada para aulas práticas e teóricas, com capacidade para até 25 alunos por turma. O curso é dividido em quatro módulos (água fria, água quente, esgoto e águas pluviais), em dois períodos (tarde e noite).
   Jovens a partir de 16 anos (que visam o primeiro emprego) e desempregados (indicados pelas Prefeituras, ONG’s, etc.) têm prioridade na inscrição. Ao final do curso todos os participantes recebem um certificado. "Deste modo, a empresa também contribui para amenizar o nosso maior problema social, que é a falta de emprego. Um instalador capacitado dificilmente fica fora do mercado de trabalho", enfatiza Giancarlo Minoietti.
   O Tigrão está preparado para oferecer cursos específicos, conforme as necessidades locais e em parceria com as companhias de saneamento, construtoras, instaladoras e revendas. Entre os cursos que podem ser organizados com o suporte do executivo de vendas da Tigre em cada cidade que será atendida ao longo do ano, estão o Curso de Saneamento, Curso Tigrefire (rede de combate a incêndio com chuveiros automáticos), e o Curso de Solução para Problemas Hidráulicos.

|TOPO|


Doka trará produtos Herbeau com exclusividade para o Brasil

Os acessórios para banheiros de uma das mais reconhecidas grifes do mercado de decoração europeu à venda no Brasil pela Doka-Bath Works

A Doka - Bath Works, empresa especializada na fabricação e comercialização de banheiras vitorianas e contemporâneas, traz com exclusividade para o Brasil os produtos da marca francesa Herbau. As novidades serão apresentadas durante a 5ª edição da Kitchen & Bath Expo, que acontece entre os dias 9 e 12 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo .
   A marca trará para o Brasil toda a tradição da empresa francesa, considerada uma das mais representativas marcas do glamouroso mercado de decoração europeu. A marca, reconhecida por elaborar o que há de mais moderno em hidráulica, tem mais de 100 anos de história . Entre os lançamentos estão os chuveiros termostáticos, cubas e misturadores, todos com desing retrô que trarão elegância a qualquer ambiente.
   Na França, Herbeau é sinônimo de luxo aliado à tecnologia, oferecendo linhas completas de cubas e acessórios para lavabos, banheiros e cozinhas. O design dos produtos é considerado exclusivo no mercado de decoração, com opções de peças clássicas em estilo provençal.
   A linha de produtos da marca serão importadas para o Brasil pela Doka com total exclusividade. Durante a Kitchen & Bath, será possível conhecer todas as linhas e promoções especiais de lançamento da marca no Brasil.
  
Serviço: Kitchen & Bath Expo 2009 / Transamérica Expo Center / Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – SP / De 09 a 12/03/10, das 10h às 19h

|TOPO|


Tigre é a marca mais lembrada no setor de material para construção

Na pesquisa feita pelo Datafolha, a Tigre é também a mais lembrada na categoria de tubos e conexões por 74% dos entrevistados

A Tigre acaba de receber os dados da pesquisa Top of Mind encomendada ao Instituto Datafolha que confirma a liderança absoluta da empresa no segmento de tubos e conexões. A pesquisa ouviu 2.134 pessoas em nove regiões metropolitanas do país: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. No setor de material de construção a Tigre é a marca mais lembrada, citada por 18% dos entrevistados – um percentual três vezes maior que o do segundo colocado em todo o setor. Na categoria Tubos e Conexões, o percentual de entrevistados que citou a marca primeiramente chegou a 74%, enquanto o segundo colocado foi citado por 4%.
   Do perfil da amostra, a média de idade era de 40 anos, 46% homens e 54% mulheres, a maioria com escolaridade até o ensino fundamental (48%) e pertencentes à classe C (42%). “A liderança detectada nesta pesquisa Top of Mind é um resultado de um conjunto de fatores já que a Tigre é uma empresa que há 69 anos oferece ao mercado produtos de alta qualidade”, afirma o gerente corporativo de marketing da Tigre, Guilhermo Bressane. “Nossos esforços e investimentos em comunicação, no relacionamento com a cadeia de construção civil e na constante oferta de produtos inovadores são diferenciais que reforçam nossa liderança”, explica o executivo.
   Lealdade - Na resposta à pergunta sobre qual a marca preferida em caso de uma compra naquele dia, 84% dos entrevistados demonstraram preferência pela Tigre. Entre aqueles que compraram algum produto da Tigre nos últimos 12 meses, 93% responderam que comprariam novamente, um índice alto de lealdade à marca. “A empresa está atenta às demandas do mercado e mantém um relacionamento muito próximo com as revendas e os profissionais da obra, com objetivo de conhecer as necessidades de quem realmente constrói”, completa Bressane. Nos últimos cinco anos, 15% do faturamento é proveniente de produtos novos ou que foram aprimorados.

|TOPO|


Prêmio que vai laurear as boas práticas de emancipação digital recebe inscrições de todo o país

Fundação Padre Anchieta lança o Prêmio Conexão Cultura, que visa a reconhecer as histórias mais interessantes vividas por internautas e melhores práticas de gestão de lan houses e telecentros

Numa iniciativa da Fundação Padre Anchieta (FPA) / TV Cultura, o Prêmio Conexão Cultura continua recebendo inscrições para a escolha das melhores histórias vividas por internautas e melhores práticas de gestão envolvendo gestores de telecentros e lan houses. A premiação irá reconhecer e divulgar os melhores casos vivenciados nos serviços dos centros de acesso, com resultados positivos tanto para o usuário como para os proprietários ou monitores desses locais de acesso.
   São duas categorias que serão premiadas, com três colocações em cada uma: Minha História – que irá destacar casos que sejam exemplares para outros internautas, e Melhores Práticas de Gestão – que irá avaliar modelos de gestão para a sustentabilidade do negócio e que proporcionaram boas mudanças para a comunidade. Os finalistas receberão laptops, câmeras digitais e celulares.
   Cerca de 400 inscrições já foram recebidas, vindas dos quatro cantos do país, de estados como Amapá, Acre, Maranhão, Ceará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros. Em linhas gerais, as histórias falam de experiências pessoais de melhora de vida, tendo as lan houses e telecentros como cenário. São frequentadores que, por meio desses espaços, conseguiram um emprego, fizeram cursos, aprenderam conteúdo que os desenvolveu. Monitores de telecentros também relatam como melhoraram o acesso dos freqüentadores e as ideias que tiveram.
   As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março pelo site: www.conexaocultura.org.br

|TOPO|


Tradição e Reinvenção

Dedicada à produção de móveis para o lazer, a Butzke apresenta as suas novidades na feira ABIMAD 2010 estimulada pela perspectiva de aquecimento do mercado nacional de alta decoração e a diversificação de sua linha produção
   “As pesquisas apontam mais de 10% de aumento do consumo para o setor de móveis este ano e a empresa se preparou para atender a esta demanda, investindo muito em desenvolvimento e processos ao longo do ano passado”, revela o diretor comercial da empresa, Michel Otte.
   O resultado disso pode ser conferido em um estande de 180 m2 que mostra uma marca disposta a se reinventar para agradar a consumidores cada vez mais exigentes, mas sem perder as características essenciais que fizeram o sucesso de uma empresa centenária e pioneira na obtenção do selo verde FSC, ainda em 1998.
   Um bom exemplo disso são os Bankottes, um baquinho funcional de muito sucesso desde o lançamento em 1985, que agora chega com novo visual, graças às possibilidades de aplicação de 05 cores laqueadas sobre a madeira.
   Os acabamentos coloridos também se destacam nos demais produtos da marca, como as cadeiras Columbia e a confortável linha de sofás Jacarta, que reúne a beleza e ergonomia dos móveis Butzke, aliada ao conforto adicional das almofadas – uma proposta que multiplica as possibilidades de uso e ambientação do mobiliário.
   Em toda a linha composta por mais de 200 itens, fabricados em Timbó (SC), as propriedades naturais da madeira, o design funcional, a alta qualidade da marcenaria e o apelo ecológico são os elementos que proporcionam móveis de alto padrão, destinados ao lazer e ao convívio, tanto em áreas internas quanto externas.
   Cada vez mais valorizada no mercado nacional, a fórmula de sucesso da Butzke continua a atrair clientes em dezenas de países, apesar da atual situação cambial desfavorável para as exportações./ www.butzke.com.br

|TOPO|


Profissionais da construção e engenharia ganham WebTV exclusiva

Única ferramenta na internet que abrange todos os segmentos do setor, a TV da Obra promete impulsionar a comunicação dirigida

A construção civil é um dos setores que vai estar no centro das atenções em 2010. Conforme projeção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o segmento deverá ter crescimento real de 8,8%. Esse otimismo fica por conta dos incentivos do governo para construção de moradias, bem como os anúncios da Copa do Mundo e das Olimpíadas que impulsionam a criação de infraestrutura para a realização dos jogos.
   Com os olhos atentos a esse setor em franca expansão e no perfil dos novos profissionais da área que exigem tecnologias diferenciadas que unam qualidade, produtividade e proteção ambiental, a TimePress Comunicação Empresarial, que há 15 anos atua como consultoria de comunicação, disponibiliza uma nova mídia digital para os internautas, a TV da Obra (www.tvdaobra.com.br).
   Única ferramenta na internet que abrange todos os segmentos da área, a nova WEB TV promete impulsionar a comunicação dirigida, com vídeo reportagens que mostram pela primeira vez no Brasil o universo da construção como um todo, tanto em pequenas quanto grandes obras ligadas a infraestrutura. “Criamos a TV da Obra para suprir uma lacuna de comunicação nesse segmento. Nossa proposta é informar, documentar e valorizar o mercado nacional”, afirma Cristina Bighetti, idealizadora do projeto.

|TOPO|


 

15 FEV 2010

Estação Pátio Savassi discute os novos olhares para os velhos lugares
Arquiteto e urbanista, Eduardo França avalia a utilização dos espaços públicos no Estação Pátio Savassi deste sábado

Passamos por esses lugares todos os dias. Entre um trajeto e outro, cruzamos praças e ruas, muitas vezes sem nos darmos conta do que está ao nosso redor. A Praça da Liberdade e seu conjunto arquitetônico, as belezas naturais da região da Pampulha, o grande fluxo da Avenida Antônio Carlos, os detalhes da Linha Verde e seu entorno. São esses espaços públicos que estão presentes no cotidiano dos belo-horizontinos, mas será que a população está atenta a estes locais e seus diferenciais?
   Para refletir sobre o espaço urbano, a sociabilidade e a própria construção do meio em que vivemos o projeto Estação Pátio Savassi promove, em fevereiro, palestras para discutir o tema “Você habita sua cidade?”.
Eduardo França   No dia 20 (sábado), a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi / Belo Horizonte / MG), o Mestre em Arquitetura e Urbanismo, Eduardo França, ministra a palestra “Espaços públicos e manifestações culturais: nossas ruas são lugares do pleno habitar?”. O evento é gratuito e aberto ao público.
   No encontro, Eduardo discutirá a importância de projetos de arquitetura e urbanismo que valorizem o espaço coletivo e os aproximem da população. Ele acredita que isso só é possível através de iniciativas que se identifiquem com a cultura e a necessidade locais. “Em nossas cidades, a arquitetura e o urbanismo normalmente não valorizam os espaços coletivos destinados à troca de experiências. Com isso, as ruas se tornam lugares sem identidade e que não permitem a manifestação da cultura daquele povo. Não possibilitando a interação entre os habitantes de uma comunidade, os espaços públicos se tornam locais pelos quais ninguém se sente responsável”, afirma.
   Eduardo França - Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Possui especialização em Gestão de Empreendimentos em Arquitetura. Fundador e editor da Revista Eletrônica “Diadorim Cultural” e sócio do escritório Estúdio Arquitetura.
   Estação Pátio Savassi - O Projeto Estação Pátio Savassi é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. O projeto entra no quinto ano de realização contando com patrocínio da CEMIG, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, nelas se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.
  As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Julia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. Ainda em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

|TOPO|


Associação Brasileira de Designers de Interiores recebe nova diretoria

Carolina Szabó assume a presidência da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores Associação para o período 2010/2012. A entidade com cerca de 4.000 associados tem sede em São Paulo e regionais em Curitiba, Rio, Belo Horizonte, Vitória e Salvador. Ainda neste ano, serão estruturadas representações da ABD em Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Fortaleza, segundo os planos da nova diretoria.

   O mercado do design de interiores movimentou em 2009 cerca de R$ 40 bilhões em serviços e produtos, só através da especificação feita através de arquitetos e designers de interiores. Para Carolina o mercado teve um “desempenho satisfatório” no ano passado. A expectativa da nova presidente é que em 2010 os volumes cresçam até 10%.
   Diretoria ABD: Renata Amaral (SP) – Vice-presidente / Carlos Alexandre Carico (MG) – Diretor / Márcia Kalil (SP) – Diretora Financeira / Paula Neder (RJ) – Diretora / Maria Luiza Junqueira – (SP) – Diretora / Fabianne Brandalise (PR) – Diretora
   Carolina está na carreira de Designer de Interiores desde a década de 60, fez parte da equipe do conceituado decorador carioca Roberto Carvalho. Nestes quarenta anos de profissão assinou inúmeros projetos residenciais, de escritórios e hospitalares. Participou da Casa Cor de 1988 a 2007. / www.abd.org.br

|TOPO|


O conceito de arquitetura organicista de Frank Lloyd Wright resiste ao tempo
O respeito à natureza, valorizado pelo arquiteto americano, influenciou vários artistas no Brasil e no mundo

Construções que influenciam diretamente a vida de quem nelas habitam ou trabalham. Esse é o eixo central da arquitetura orgânica ou organicista, da escola moderna, influenciada pelas ideias do americano Frank Lloyd Wright. Para ele, as casas deveriam atender às necessidades das pessoas como um organismo vivo e respeitando a natureza, um conceito que influenciou arquitetos em todo o mundo no início do século XX e que continua atual. “Suas obras utilizavam materiais naturais e ele se preocupava com os detalhes na forma e nos espaços”, explica a Profa. Ana Tagliari, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), que desenvolveu a pesquisa de mestrado “Os princípios orgânicos da obra de Frank Lloyd Wright: uma abordagem gráfica de exemplares residenciais” e recebeu o prêmio Franklin Delano Roosevelt de Ciências Sociais 2009, da Embaixada dos Estados Unidos, na categoria Melhor Dissertação de Mestrado.
   Na década de 1940, o arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas projetou alguns edifícios com influência de Wright na cidade de São Paulo. Sua obra mais conhecida com essa inspiração foi a Residência Rio Branco Paranhos, construída em 1943, no bairro do Pacaembu. Além dele, Galiano Ciampaglia, Rino Levi, Eduardo de Almeida, Mauro Munhoz e Miguel Forte, também foram influenciados pelo arquiteto americano.
   A herança artística de Wright inclui por volta de 1.000 projetos, entre construídos e escritos, que influenciaram gerações de arquitetos e de artistas no Brasil e no mundo. Apesar disso, há poucas pesquisas sobre ele no País. “Com este material em língua portuguesa e disponível ao acesso público pela internet, acreditamos criar condições para que se estabeleçam conexões, análises, comparações e pesquisas entre a obra de Wright e a arquitetura e a cultura no Brasil”, avalia a pesquisadora.
   Grande parte da obra residencial de Wright é baseada numa metodologia de projeto a partir da idéia de pré-fabricação e modulados, que tornam a construção mais acessível, sem abrir mão da beleza. Além disso, são perfeitamente adaptáveis à realidade brasileira. “A Arquitetura Orgânica não tem prazo de validade e nem faz parte de um pensamento ultrapassado, é contemporânea e está em sintonia com as preocupações atuais. O respeito à natureza e a economia de materiais são, sem dúvida, aspectos que devem ser cada vez mais valorizados pela arquitetura mundial”, conclui.

|TOPO|


Inscrições para o Prêmio Sebrae Minas Design até 31/03/2010

O Prêmio Sebrae Minas Design é a oportunidade para estudantes e profissionais de design de todo o Brasil apresentarem projetos inovadores para micro e pequenas empresas (MPEs).
   O objetivo do prêmio é estimular o desenvolvimento de produtos originais, funcionais e que contribuam para otimizar processos, economizar recursos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais.
   A iniciativa contribui para disseminar a importância do design, aproximar profissionais de design e MPEs e gerar oportunidades de negócios.
   A primeira edição do Prêmio, em 2008, teve mais de 120 projetos inscritos, 56 trabalhos finalistas e 12 vencedores.
   2ª edição - O Prêmio irá abranger os seguintes setores econômicos:
   Ardósia - Papagaios-MG / Calçados - Nova Serrana-MG / Eletroeletrônicos - Santa Rita do Sapucaí-MG / Móveis - Ubá-MG / Resíduos da Construção Civil / Resíduos (ardósia, calçados, eletroeletrônicos, móveis)
   Premiação
   Participação na Mostra do 2º Prêmio Sebrae Minas Design, a ser realizada em Belo Horizonte / Participação no Catálogo do 2º Prêmio Sebrae Minas Design, a ser distribuído pelo SEBRAE-MG para as empresas dos setores e municípios selecionados nesta edição / Os projetos finalistas receberão Certificado de Reconhecimento / Os projetos vencedores, nas categorias Profissional e Estudante, receberão o troféu do 2º Prêmio Sebrae Minas Design / Os vencedores nas duas categorias participarão de missão internacional, organizada pelo SEBRAE-MG. Em se tratando de trabalho em equipe, participará da missão um representante do grupo. / www.sebraemg.com.br/premiodesign

|TOPO|


GBC Brasil fecha parceira com Eco Builduing para educação sustentável

Calendário de 2010 terá mais de 60 eventos em oito cidades brasileiras

A ONG GBC Brasil, maior referência nacional em construções sustentáveis, acaba de firmar uma parceria com a Eco Builduing. A união tem o objetivo de capacitar engenheiros e arquitetos no segmento de construção civil sustentável. O GBC Brasil com o apoio da Ecobuilding promoverão em 2010, mais de 60 atividades, entre cursos, seminários, workshops, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Campinas, Curitiba e Porto Alegre, visitas e missões técnicas em São Paulo e Rio de Janeiro, além de Feiras e Congressos internacionais de Construção Sustentável em Londres e Chicago.
   As atividades vão contemplar os sistemas de certificações LEED v.3, AQUA e Procel, as diferentes técnicas e mecanismos sustentáveis para Gestão de Resíduos, Eficiência Energética e Uso Racional da água para o segmento, além dos materiais e tecnologias utilizados pelos empreendimentos que hoje são considerados referência na construção civil no Brasil e no Mundo.
   “Ao unir os esforços de duas entidades com objetivos semelhantes, ou seja, priorizando a educação para capacitar profissionais com o que há de mais novo em termos de construção sustentável, todos acabam ampliando o campo de atuação e os objetivos serão alcançados com maior facilidade”, garante Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil.
   Para acessar a lista completa dos eventos, basta acessar o site: www.gbcbrasil.org.br

|TOPO|


Augôsto Augusta Cultural cursos do 1º semestre de 2010

Estão abertas as inscrições para os cursos do 1º semestre de 2010 na Augôsto Augusta Cultural
   Literatura, cinema, música e filosofia com renomados professores: Filosofia - Profª. Olgária Matos / Arte do Século XXI - Prof. Jorge Coli / O Glamour das Estrelas - Prof. Jorge Coli / A Ilíada e suas tragédias - Profª. Adma Muhana / Desenho - Prof. Evandro Carlos Jardim / Direções das Investigações Artísticas no Século XV Italiano - Prof. Leon Kossovitch / História da Cultura - Prof. Marco Antonio Guerra / A Geração Romântica - Prof. Irineu Franco Perpetuo / Iniciação ao Mundo do Vinho - Aguinaldo Záckia Albert / Óperas Raras - Prof. Jorge Coli.
   A Augôsto Augusta Cultural é um espaço para pensar, discutir, aprender, entender e viver a arte e suas manifestações. A cadasemestre, oferece cursos de quatro meses, aulas avulsas e módulos breves, sempre ministrados por pensadores com profundo conhecimento do campo da filosofia e das artes.
   Informações e reservas: Augôsto Augusta / Rua Augusta, 2161 / tel. (11) 3082-1830 / www.augosto.com.br

|TOPO|


1 Semestre de Arquitetura Sustentável com Marcos Costa
O curso pretende estabelecer parâmetros conceituais que permitam buscar respostas para questões fundamentais sobre a arquitetura e o urbanismo, na perspectiva do esgotamento dos recursos naturais, da preservação da diversidade biológica e dos graves problemas ambientais do planeta.
   É voltado para estudantes, profissionais e interessados nas seguintes áreas: arquitetura, design de interiores e sustentabilidade.
   Curso teórico / Nível: intermediário / Pré-requisitos: conhecimento básico sobre arquitetura
   Marcos Costa - Arquiteto e mestre em Estruturas Ambientais Urbanas. Docente em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Atua desde 1995 na área de projeto de edificações.

   Serviço: de 25 de março à 17 de junho (5ªs feiras) / das 16h30 às 18h30 / 12 aulas | 24 horas / Preço: R$ 245 + 3 parcelas de R$ 245 / Escola São Paulo / Rua Augusta, 2239 / Informações e Reservas: (11) 3060.3636 / www.escolasaopaulo.org

|TOPO|


Treinamento em Engenharia de Túneis em Solo está com inscrições abertas no PECE/Poli
Aulas contemplam abordagens teóricas e práticas, com experiências em laboratório e investigações de campo

Desde o acidente nas obras da estação Pinheiros do metrô, em São Paulo, ocorrido em janeiro de 2007, as empresas de engenharia voltadas para a construção de grandes obras viárias têm sido pressionadas a usar métodos mais cuidadosos no processo de escavação do solo e a elaborar projetos que ofereçam margens de segurança maiores. “Hoje, os projetos precisam ser refeitos várias vezes durante a obra, conforme as escavações vão evoluindo. Os engenheiros são obrigados a analisar amostras do solo a cada momento e comparar o tipo de situação que encontram com o que havia sido previsto anteriormente no projeto”, explica o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Fernando Rebouças Stucchi.
   Ele afirma que essa mudança de procedimento requer um maior preparo dos profissionais envolvidos no projeto e na construção dessas obras. “É preciso, portanto, capacitar essa mão-de-obra para que ela atenda às exigências do mercado”, afirma o professor.
   Dentro da Escola Politécnica, um dos cursos voltados para esse segmento é o “Treinamento em Engenharia de Construção de Túneis em Solo”, desenvolvido pelo Programa de Educação Continuada (PECE/Poli). “O objetivo é dar subsídios aos alunos para que eles sejam capazes de elaborar projetos e conduzir obras que exijam escavações de túneis com a maior margem de segurança possível, apresentando o que há de mais moderno em tecnologia na área”, diz Fernando Stucchi, que além de professor da Poli coordena o programa de treinamento.
   Voltado para profissionais que tenham pelo menos alguma experiência na área, o treinamento está com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro. As aulas terão início em março e serão ministradas duas vezes por semana, no período noturno, nas dependências da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, em São Paulo.
   O programa terá duração de 40 horas e será dividido em 14 módulos. O curso terá como diferencial a ênfase na metodologia de escavação com máquina Shield, uma tecnologia bastante avançada para abrir buracos em rochas e solos muito utilizada na Europa. As aulas sobre o assunto serão ministradas pelo consultor alemão Lars Babendererde, um dos maiores especialistas do mundo nessa técnica. “A proposta é mostrar aos alunos como utilizar a máquina nos solos da cidade de São Paulo”, explica o professor Stucchi.
   Outros temas de destaque serão “Gestão de riscos”, “Critérios de projeto de túneis em solo” e “Modelos de construção e de operação”. “A idéia é dar uma abordagem teórica e prática, com experiências em laboratório e investigações de campo”, diz o coordenador.
   Mais informações podem ser obtidas no site www.pecepoli.com.br ou pelo telefone (11) 2998-0000.
|TOPO|


Curso de teto verde

De 20 e 21 de março de 2010 com Johan Van Lengen & Peter Van Lengen

O curso visa ensinar como se prepara a estrutura de um teto coberto com grama e quais os materiais utilizados. Este tipo de teto tem função térmica, pois mantém um clima confortável nos espaços internos da casa.
   A cobertura de grama sobre a laje ou o telhado, garante o conforto térmico dos ambientes internos, devido à alta inércia térmica promovida por este tipo de cobertura. Possui ainda a capacidade de reduzir a temperatura local dos centros urbanos; aumentar o conteúdo de oxigênio e umidade do ar; diminuir a poluição sonora; as plantas absorvem pó e poluentes, melhorando a qualidade do ar em toda a área; além de excelente qualidade estética. A água da chuva que cai no telhado da edificação poderá ser captada, armazenada, e reaproveitada. O curso será prático, com algumas aulas teóricas.
  
Serviço: Local TIBÁ em Bom Jardim - RJ / VAGAS LIMITADAS / CUSTO Curso TETO VERDE por pessoa: R$400,00 que pode ser parcelado em R$200,00 de entrada para reservar sua vaga, e um cheque pré-datado para 30 dias de R$200,00 a ser entregue no início do curso. (incluindo hospedagem, alimentação e material) / FICHA DE INSCRIÇÃO www.tibarose.com
|TOPO|


Shoppings continuam alavancando o mercado da construção civil

A estimativa é de 19 novos empreendimentos e empresas se preparam para antender essa crescente demanda

O mercado de shopping center continuará alavancando a construção civil em 2010. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), para 2010 estão previstos 19 novos empreendimentos em todo o Brasil, que com as construções já existentes, irão somar mais de 400 centros de consumo em todo o Brasil. Empresas dos mais variados setores se aprontam para o atendimento dessa necessidade que demandará serviços e produtos ao longo de todo o ano.
   Exemplo disso é a Marko Sistemas Metálicos, fabricante exclusivo da cobertura metálica Roll-on, responsável pelo fornecimento do produto a boa parte destes empreendimentos, como os shoppings Capim Dourado, em Tocantins; Pátio Maceió, em Alagoas; Osasco, Santana, Itaquera, a ampliação do Shopping Aricanduva, todos em São Paulo; entre outros em todo o país. Apenas nessas unidades foram utilizados mais de 120 mil metros quadrados do produto.
   De acordo com Fernanda Borges, gerente de Marketing da Marko, os shoppings vêm seguindo a tendência de usar cada vez mais estruturas metálicas pré-fabricadas. “Temos a vantagem da produção em grande escala e a pronta-entrega, conseguindo atender à demanda dos shoppings, que exigem agilidade na construção”.
   Os shoppings são responsáveis por 18,3% do varejo nacional e por 2% do PIB. Esses números comprovam a importância do setor, que entre 2006 e 2008 cresceu 28%. Esses resultados são reflexos também de ações como os investimentos de grupos internacionais no mercado nacional, abertura de capital na bolsa de valores e excelente gestão de seus administradores.

|TOPO|


Pavimento Intertravado: uma solução em concreto

O sistema construtivo é eficiente e indicado para calçadas, praças, ciclovias, ruas, calçadões

A pavimentação intertravada com peças de concreto é uma excelente alternativa para facilitar o deslocamento em centros urbanos - principalmente em calçadas -, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico.
   "Intertravamento é um sistema que não permite que as peças se movimentem umas em relação às ABCPoutras, seja na direção horizontal, vertical ou em rotação, sob a ação de qualquer tipo de carregamento. Para tanto, é primordial que haja confinamentos laterais (meios-fios), uma boa fundação e o rejuntamento entre as peças", explica Cláudio Oliveira, gerente de Indústria da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
   O sistema é uma opção intermediária entre os pavimentos rígidos e flexíveis, que soma as vantagens de ambos. "É uma velha idéia trazida para o presente com um novo material: o concreto. As pedras em estado natural usadas antigamente e também as de barro cozido foram substituídas por peças pré-moldadas de concreto, com inúmeras e evidentes vantagens", conta Oliveira.
   O pavimento intertravado em concreto tem se destacado, sobretudo, pela alta resistência e grande facilidade de manutenção. Além disso, o material se enquadra perfeitamente dentro dos padrões estéticos atuais.
   Vantagens do pavimento intertravado
  ● Produção industrializada das peças, que pode ocorrer em instalações simples e de pequeno porte até grandes unidades automatizadas. É uma opção de negócio tanto para o pequeno quanto para o grande produtor.
  ● Fácil execução, utilizando equipamentos simples: basicamente uma placa vibratória e algumas ferramentas. Possibilita, ainda, uso de mão-de-obra local treinada, sem necessidade de equipe especializada.
  ● Manutenção fácil e rápida, pois as peças podem ser removidas para execução de valas ou manutenção de instalações e novamente reinstaladas. A manutenção periódica envolve somente a eventual substituição de peças danificadas, recolocação de rejunte e verificação das contenções laterais.
Com isso, é possível prolongar a vida útil do pavimento para mais de 40 anos.
  ● Liberação da via ao tráfego imediatamente após a execução, já que as peças chegam prontas à obra. Como são fabricadas em moldes, as peças ainda podem ser produzidas em diversos formatos e cores.
  ● Grande versatilidade, para locais de tráfego pesado, médio ou leve, nas mais diversas aplicações de uso.
  ● Em comparação com os pavimentos asfálticos, consomem menos energia no processo de fabricação. Sua coloração clara pouco interfere na temperatura ambiente e também permite menor consumo de energia, já que oferece maior refração de luz.
   Formato, dimensões e cores das peças - As peças têm espessuras padronizadas de 6 cm, 8 cm e 10 cm, adequadas para tipos e intensidade de uso diferentes. Já estão sendo aceitas peças com 4, cm de espessura para calçadas. As peças de concreto têm faces laterais (ou paredes) verticais, justapondo-se umas às outras com folga máxima de 5 mm. Essas faces podem ser retas ou curvas, desde que sejam perpendiculares à face superior (ou de desgaste) e à inferior (ou de apoio). As peças podem ter um chanfro de no máximo 10 mm de largura, entre a face superior e as laterais, destinado a melhorar o aspecto visual e facilitar o rejuntamento com areia.
   Existem peças com formatos arquitetônicos diversos, permitindo paginações criativas e variadas, peças em duplo T ou Cruz e de formato retangular, as mais práticas e populares. O formato retangular pode ser reto ou angular (poliédrica), com dimensões usuais de 20 cm x 10 cm, permitindo colocação
nos dois padrões básicos: espinha-de-peixe e fileiras travadas; o duplo T somente em fileiras travadas. A norma brasileira determina peças de concreto
com dimensão máxima de 40 cm.
   Quanto às cores, elas são obtidas pela adição de pigmentos em pó durante a mistura do concreto, em teores adequados, nunca ultrapassando a 8% em relação à massa do cimento. Esses pigmentos são compostos por óxidos, sendo que as cores vermelha e amarela são obtidas com óxidos de ferro, mais baratos, e as cores verde e azul com óxidos de cromo e cobalto, respectivamente. O pavimento intertravado de cor branca, por exemplo, é bastante usado para dar maior visibilidade à noite em dias de chuva. O óxido de cobalto é o mais caro, podendo até dobrar o valor das peças.
   Aplicação do pavimento intertravado - A variedade de formatos e a pigmentação das peças, além dos diferentes padrões de colocação, induzem principalmente à questão estética em praças, parques, jardins, calçadas, área residencial, áreas de lazer, via de cidades históricas e revitalização
de centros urbanos, ou seja, onde a solução paisagística é fundamental. No entanto, uma estrutura de pavimento intertravado bem projetada e executada presta-se também para terminais de carga, vias de tráfego pesado, pisos industriais, aeroportuários e portuários, além de terminais de ônibus, postos de abastecimento, estacionamentos, instalações municipais e sinalização horizontal de vias urbanas, onde o sistema é muito competitivo. A versatilidade desse tipo de pavimento é incontestável.
   Normas brasileiras - As peças de concreto utilizadas no pavimento intertravado devem apresentar grande durabilidade e resistência. O revestimento deve ser capaz de suportar as cargas e tensões de contato provocadas pelo tráfego, protegendo a camada de base do desgaste por abrasão. Por esse motivo, é de extrema importância que os artefatos atendam às especificações da NBR 9781, norma que rege a pavimentação intertravada no Brasil. / www.abcp.org.br

|TOPO|


La Lampe Bahia cria projeto de iluminação para o camarote 2222, no carnaval de Salvador

A empresa de projetos luminotécnicos desenvolveu um trabalho ecologicamente correto para um dos principais camarotes do carnaval baiano

Os convidados do Camarote 2222 serão embalados por um clima especialmente iluminado neste Carnaval.
   A La Lampe Bahia, com foco no tema sustentabilidade, projetou todo o sistema de iluminação do Camarote, no carnaval de Salvador. Para isso, a empresa utilizou peças ecologicamente corretas, como a linha de luminárias orgânicas Krisalide, que já receberam, em 2009, o prêmio Top XXI Arc Design.
   Destinadas para uso exclusivo em ambientes internos, as luminárias Krisalide proporcionam agradável iluminação difusa, quando iluminadas e, mesmo desligadas, funcionam como sugestivo elemento decorativo, dada sua forma de casulo, que se constitui numa autêntica escultura de madeira. / www.lalampe.com.br

|TOPO|


Cerâmica Porto Ferreira – Lançamento Revestir 2010

A Porto Ferreira irá apresentar na Revestir 2010 a Linha Luxor, com relevos e desenhos em tons prateados e dourados, conferem elegância e luminosidade aos ambientes
Disponível em dois desenhos, geométrico e floral, as peças da Linha Luxor ganham realce com o esmalte aplicado em “vetrosa alta”, tecnologia que permite uma textura em relevo e a perfeição e durabilidade do desenho.
 Fabricadas em base monoporosa, facilitam a colocação e confere um assentamento perfeito, o resultado é uma cerâmica com mais brilho e personalidade.
 Processo de fabricação: no revestimento cerâmico em monoporosa, o processo de fabricação é realizado somente com a utilização de argilas nobres, o resultado é uma base mais clara e um brilho mais intenso, além de uma melhor aderência na parede.
 Todas as peças recebem a primeira queima já com a esmaltação, passando por uma segunda queima com esmaltes de decoração especiais, resultando em cores exclusivas e mais vivas.
 O último passo é a aplicação cuidadosa do esmalte, seguido por mais um processo de queima. Após isso, as peças são manualmente verificadas para uma perfeita conferência de qualidade, o que garante um excelente assentamento. / Uso: Paredes internas / Tamanhos: 31 x 55 cm / (19) 3589-4000 / www.ceramicaportoferreira.com.br

|TOPO|


Cores diferenciam ambientes

Os móveis de madeira certificada da Butzke conquistam novos espaços com a aplicação de acabamentos laqueados, cada vez mais incorporados aos momentos de lazer e descanso.
O uso das cores expandiu as possibilidades de ambientação das criações da marca, que aposta na versatilidade dos cinco tons de laca – branco, verde, azul, vermelho e preto, mantendo em sua essência a valorização da arte da marcenaria e das qualidades naturais de sua madeira.
   Produzidos com tinta poliuretano de alta resistência, os acabamentos de laca em tons exclusivos podem ser aplicados sob encomenda em quase toda a linha de móveis Butzke. A empresa também oferece efeitos vintage em suas criações, com pinturas que imitam madeira de demolição e o estilo provençal, multiplicando as opções de decorativas. / www.butzke.com.br

|TOPO|


5ª Kitchen & Bath Expo traz tendências em produtos e acessórios para cozinhas e banheiros

Consagrada como a maior feira de luxo para o setor, evento acontece entre os dias 9 e 12 de março, em São Paulo

No próximo mês de março, os principais expositores do mercado de cozinhas e banheiros vão se reunir para apresentar seus lançamentos na 5ª edição da Kitchen & Bath Expo - Feira Internacional de Produtos e Acessórios para Cozinha e Banheiro, realizada no Transamerica Expo Center.
   A feira, promovida pela NürnbergMesse Brasil, reúne as principais tendências para o setor de arquitetura e construção e espera receber cerca de 18 mil visitantes, entre designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas, que terão acesso a produtos e acessórios de mais de 60 expositores nacionais e internacionais. O evento acontece paralelamente à 8ª edição da Revestir - Feira Internacional de Revestimentos, e ao 8º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.
   "A 5ª edição da Kitchen & Expo é a consagração do evento mais representativo do setor; um verdadeiro palco para novas tendências do mercado premium de banheiros e cozinhas", ressalta Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil. "Essa relevância se confirma com a participação de novos expositores internacionais, da Europa e Estados Unidos, em busca das novidades brasileiras ", completa.
   Entre as empresas que já confirmaram presença no evento estão: Alpi Superfícies Sólidas, Altero, Aquapeg, Ariston, Astra, Atelier Daniele Drummond, Bemi, Bergan, Bertazzoni, Box Elegance, Brascor, Cata, Corrieri, Crismoe, Crissair, Deca, Delta, Docol, Doka Bath Works, Elettromec, Elica, Expambox, Falmec, Franke, GE, Heaven Spas, Irmãos Fischer, Itaarte, Italyline, Jomer, Kraftmaid, Liebherr, Lofra, Mekal, Nordor, Perflex, Pretty Jet, Ranieri, Rogeart, Saint-Gobain, Samsung, Sanindusa, Schotes, Securit, Serplac, Silestone, Sl Cril, Smeg, Spicy Eletro, Strake Inox, Syfuentes, Tereza Aragão, Titan, Tondo, Tramontina, Trevi, VP e Zen Design.
   Parceria D&D - O sucesso da parceria se repete na 5ª edição do evento, oferecendo a designers, arquitetos, decoradores, engenheiros, construtores e lojistas do setor todo o requinte e conforto encontrado no D&D. O shopping fornecerá transporte gratuito ida-e-volta para a Kitchen & Bath por meio de um serviço de vans disponível de hora em hora, das 10h às 17h30, durante os quatro dias de feira. O D&D disponibilizará ainda um cyber espaço com computadores no pavilhão, que também servirá como ponto de encontro para os profissionais e participantes do evento.
  
Serviço: 5ª Kitchen & Bath Expo / de 9 a 12 de março de 2010 - terça a sexta das 10h às 19h / Transamerica Expo Center - Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP / Aviso: como se trata de um evento exclusivamente direcionado a profissionais do setor, é proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados pelos pais / Informações: www.kitchenbathexpo.com.br

|TOPO|


Linea Domus é vitrine para artigos de movelaria linha alta

Salão, que acontece durante a 41ª House & Gift Fair, apresenta lançamentos de empresas do segmento ao público certo
O Salão Línea Domus, que integra a 41ª House & Gift Fair, que acontece de 14 a 17 de agosto de 2010, no Expo Center Norte, apresentará produtos direcionados para a decoração da casa, em termos de artigos mobiliários.
   Voltado aos segmentos de sala de jantar, living, home office, dormitórios, cozinhas, banheiros, piscinas e jardins, o Salão é o lugar indicado para as empresas do setor apresentarem seus produtos ao público especializado, composto por decoradores, designers, arquitetos e compradores de móveis.
   As empresas By Art, Aluminas Móveis, Desigan, Decorvision e Dumas, entre outras, utilizarão o Salão como importante ferramenta estratégica de marketing para otimizar suas vendas diretamente com compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países.
   Para as empresas deste segmento que ainda não confirmaram presença na 41ª House & Gift Fair e tem interesse em expor seus produtos na melhor vitrine do mercado de artigos para casa da América Latina, a recomendação é entrar em contato com a promotora do evento, Grafite Feiras e Promoções, pelo telefone (11) 2105-7000 ou acessar o site da promotora (http://www.grafitefeiras.com.br/) e preencher a solicitação "Para Expor" no link "House & Gift Fair".
  
Serviço: Salão Linea Domus / 41ª House & Gift Fair / De 14 a 17 de agosto de 2010 / Das 9 às 19h00 / No Expo Center Norte.

|TOPO|


Seu imóvel, sua personalidade

A consultoria técnica ajuda você a não perder dinheiro e adquirir seu imóvel sem dor de cabeça

O nosso imóvel é o reflexo da nossa personalidade. Nada melhor que você entrar nele e sentir que todos os detalhes foram projetados exclusivamente para você, a partir de suas necessidades e de seu gosto. Cada vez mais, pessoas vêm optando por esse conceito e procuram uma análise e um direcionamento de arquitetos e decoradores na hora de comprar ou alugar um imóvel.
   Partindo desse pressuposto, após uma análise de necessidades e mercado, a decoradora Daniella Sconza e o arquiteto Felippe Sconza, profissionais da DFS Consulting, uma divisão da DFS Arquitetura e Interiores, viram uma boa oportunidade para inovar no segmento de design de interiores e arquitetura. Através da consultoria, a empresa detecta problemas e aponta soluções para seus clientes, de acordo com suas reais necessidades, além de oferecer as melhores opções para o negócio.
   “A consultoria técnica mobiliária, por exemplo, é um dos serviços prestados ao cliente. O processo se inicia na hora da procura por um imóvel mais adequado à necessidade pessoal”, destaca o arquiteto Felippe Sconza.
   Os profissionais da DFS Consulting se encarregam de elaborar estudos de rentabilidade, avaliações do imóvel em relação ao valor para aquisição ou locação, valor do investimento casa o imóvel precise passar por melhorias ou até de uma reformulação. Atendendo imobiliárias, pessoas físicas ou jurídicas.
   “Os clientes interessados na compra ou aluguel de qualquer imóvel são acompanhados nas visitas, o que lhes proporciona tranquilidade e segurança, gerando informações úteis e diminuindo as dificuldades”, destaca a decoradora.
   Além disso, a consultoria inclui análise crítica, laudos técnicos, avaliações, perícias, plantas, fotos e levantamentos de maiores informações do imóvel. Serviços mais específicos, como vistorias, avaliações técnicas, estimativa de valores para compra, venda ou locação, entre outros, também são oferecidos pela DFS Consulting possibilitando assim uma maior segurança na negociação. / 55 11 31512170 / www.dfsarquitetura.com.br

|TOPO|


Suvinil renova o piso da Passarela do Samba e as paredes da Cidade do Samba no Rio de Janeiro

Cerca de 25 mil litros de tinta foram utilizados na revitalização do cenário de um dos eventos mais populares do Brasil

“Aguentar o tranco” de milhares de pessoas que passam pela Praça da Apoteose durante o Carnaval carioca não é tarefa das mais fáceis. Em 2010, uma tinta não industrial assumirá o desafio. A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) escolheu a Suvinil como tinta oficial do evento. A marca irá levar para a Passarela do Samba a linha Suvinil Piso Premium, reconhecida no mercado por sua alta resistência e qualidade.
   O presidente da LIESA, Jorge Castanheira, explica que para garantir que a festa tenha o resultado esperado é preciso cuidar de cada detalhe. “Escolhemos a Suvinil por reunir todos os atributos necessários para uma pintura perfeita do espaço. A marca nos dá a segurança que precisamos para garantir a grandiosidade do evento”.
   Cerca de 25 mil litros de tintas, o equivalente a 1.400 latas de 18 litros, irão renovar, além da Passarela, parte da arquibancada e também a fachada da “Cidade do Samba”, na zona portuária do Rio, que abriga os barracões das escolas. “Além de participarmos da principal festa do país, esta é uma grande oportunidade de apresentar a alta qualidade e resistência de nossos produtos.”, afirma Eugênio Luporini Neto, diretor de marketing da Suvinil.
   Produtos - O Suvinil Piso Premium, que garante mais resistência, durabilidade, lavabilidade e melhor cobertura dos pisos, foi o principal produto na pintura da passarela. Indicado para pintura e repintura de pisos cimentados e cerâmicos, o Suvinil Piso é uma tinta acrílica especial de acabamento fosco, que pode ser aplicada em áreas internas e externas, como varandas, escadas e pisos de quadras poliesportivas.
   Para a renovação do espaço, a marca utilizou também o Suvinil Látex Maxx, Esmalte Sintético, Suvinil Textura, além de Fundo Preparador (que sela, uniformiza a absorção das superfícies e aumenta a coesão de espaços porosos) e Fundo para Galvanizados (para superfícies galvanizadas ou zincadas).
   Ação de Marketing - As ações, realizadas na Praça da Apoteose e na Cidade do Samba com o slogan “Suvinil, a tinta do Carnaval do Rio”, começaram no dia 31 de janeiro e serão estendidas até o final do mês de fevereiro. Além do fornecimento de tintas para as revitalizações, vagões do metrô da cidade maravilhosa receberam adesivagem especial com os motivos carnavalescos da ação. Mobiliários urbanos, bancas de jornal, anúncios em revista e internet também estão inclusos no plano de mídia. “A ação no Carnaval do Rio destaca a qualidade dos produtos Suvinil, tendo em vista o alto nível de exigência do evento. Isso fortalece e consolida a marca como líder em seu segmento no país”, conclui Eugênio. / www.suvinil.com.br

|TOPO|


ABIMAD Fevereiro adota práticas afinadas com o conceito da sustentabilidade

Sistema de climatização com o selo de aprovação do Greenpeace, distribuição de sacolas em tecido 100% algodão, coleta racional e tratamento de todo o lixo gerado no evento: em meio às novidades e lançamentos de produtos, o conceito da sustentabilidade promete dar o tom maior da ABIMAD Fevereiro – Feira da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração.
   Responsabilidade ambiental - A ideia foi estender aos detalhes do evento o posicionamento que já norteia toda a cadeia produtiva moveleira. Fernando Flôres, presidente da entidade, analisa a evolução do mercado: “Há 10 anos, a palavra de ordem era qualidade; hoje é a sustentabilidade. Nenhum produto ou serviço nos dias atuais pode ser pensado sem essa consciência. Queremos que a sustentabilidade esteja associada a qualquer produto, processo ou evento assinado pela ABIMAD”, finaliza.
   Medidas práticas - Foi contratada uma empresa especializada em gestão ambiental sustentável – que vai administrar todas as etapas de coleta e tratamento do lixo, trabalhando também na sensibilização do público em todos os níveis, de forma a promover uso racional dos recursos, consciência no consumo e separação de materiais recicláveis durante o evento. Além disso, todo o sistema de climatização foi estruturado para reduzir drasticamente a emissão de CO2, umidificando e refrigerando o ar sem agressões ao ambiente. José Lúcio Aragão, Coordenador de Feiras da ABIMAD, observa que “o sistema foi reconhecido e recomendado pelo Greenpeace (respeitada organização global que atua em defesa do meio ambiente) como não-poluente e adequado”. Sacolas plásticas foram substituídas por charmosas bolsas de algodão, e o ecologicamente correto estará presente em pequenos e grandes detalhes.
   Serão 30 mil m2 de feira que abrigarão mais de 150 expositores – todos do setor da alta decoração (móveis e objetos). Com acesso exclusivo a visitantes credenciados (varejistas, decoradores e imprensa especializada), a Feira vai oferecer serviços diferenciados como cabeleireiro e massagista, rodadas de espumante, quiosques de água de coco e sorvetes.
   Serviço: ABIMAD Fevereiro – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração / de 24 a 27 de fevereiro de 2010 / das 10 às 19h / Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia Imigrantes, km 1,5 – São Paulo / SP / imprensa@abimad.com.br /  www.abimad.com.br

|TOPO|


Ambiente de trabalho bem-iluminado é sinônimo de produtividade

Para determinar a quantidade de luminárias que devem existir em um escritório, os requisitos visuais são de 500 lux/m² dando preferência ao uso de lâmpadas frias fluorescentes tubulares (tipo: T8 e T5), além da utilização de luminárias com conjunto óptico de alta eficiência e desempenho, já que sua função é manipular a trajetória dos feixes de luz. Desta forma, o ambiente terá ótimas condições visuais, tornando a produtividade dos funcionários ainda maior.
   Outra atenção que se deve ter é a distribuição da iluminação, pois um posicionamento não-correto pode gerar ofuscamento nas superfícies refletoras, como telas de computador, e assim prejudicar o desempenho do colaborador. Já na recepção e nos corredores uma boa opção são as luzes amarelas, que garantem conforto ao ambiente e, se direcionadas, valorizam obras de arte e logomarcas.
   O projeto de iluminação da sala de reuniões, por sua vez, pode conter luz branca e amarelas. O mais importante neste caso é a divisão do circuito, já que este será o responsável pelos cenários de iluminação. Em uma apresentação com projeção, por exemplo, a sala deverá ficar mais escura, porém com determinados pontos de iluminação que facilitarão possíveis anotações.
   Essas são algumas dicas do escritório Luiggi Contini, especializado em soluções e gerenciamento de obras, para projetos de iluminação coorporativa.

|TOPO|


Super NGK lança três linhas de pastilhas na Revestir 2010

Formatos e relevos diferenciados e mais de 20 cores ampliam o portfólio da empresa

Um novo conceito em dimensões, tons e texturas é a proposta da Super NGK, marca da NGK do Brasil, uma das principais fabricantes de revestimentos porcelanizados do País, para a Revestir 2010. Nessa edição, a empresa lança as pastilhas da Coleção Formattus, Coleção Línea e Linha Náutica Primitive, disponíveis no mercado a partir de abril. A feira acontece entre os dias 09 e 12 de março, no Transamérica Expor Center, em São Paulo (SP).
   “Para esse ano, a NGK do Brasil inova e traz ao mercado uma diferente forma de design, combinando sofisticação, harmonia e modernidade. As três linhas, com diversas opções de cores e acabamentos personalizados, foram criadas com o objetivo de atender as exigências do consumidor e o padrão de qualidade do setor”, afirma Wilson Santos, arquiteto da NGK.
   Lançamentos - Com 14 opções de cores, as pastilhas de porcelana da Coleção Formattus têm o tamanho de 2.5 X 2.5 cm, considerando dois milímetros de juntas entre elas. O acabamento com esmalte de alta qualidade é o grande diferencial do revestimento, que possui textura brilhante, com efeitos de luz, sombra e profundidade. Outra vantagem da linha é a facilidade de aplicação, comercializada em placas de 30 X 30 cm e agregada em uma tela no sistema “mesh back”.
   “A linha pode ser aplicada em ambientes internos, externos e piscinas e vem ao encontro das propostas em que busca um visual moderno com formatos menores”, conta Santos.
   A originalidade fica por conta da Coleção Línea. Com diversas cores distintas e ousadas nuances nas bordas das peças, o revestimento tem alto e baixo relevo linear na superfície das pastilhas. Essa característica cria efeito de profundidade no conjunto e realça o brilho e a cor da pastilha. “Essa linha foi criada para oferecer mais opções de paginação ao consumidor. O formato 5 X 10 cm aliado a esse acabamento amplia as possibilidades de combinações com as diversas linhas NGK e com outros revestimentos e materiais, produzindo efeitos personalizados no espaço”, completa o arquiteto.
   Linha Náutica Primitive - Ditando tendências no setor, a NGK amplia o portfólio de revestimentos para as áreas de lazer e lança a Linha Náutica Primitive. As cores das pastilhas são variações da Linha Náutica e a novidade fica por conta da textura martelada na superfície do revestimento, além das bordas irregulares. O efeito em relevo também realça as cores e a luminosidade. “Inovamos mais uma vez e criamos uma nova coleção que produz resultados perfeitos. Agradável ao tato e sem rebarbas, o revestimento produz um acabamento diferenciado e de extrema qualidade”, analisa Santos.
   A Linha Náutica Primitive, indicada para piscinas e painéis, poderá ser encontrada no mercado no formato 5 X 5 cm em seis cores.
   Propriedades de desempenho superior - Os produtos Super NGK contam com alto padrão de qualidade. Por se tratar de porcelana, a pastilha apresenta propriedades de desempenho superior aos demais revestimentos. A porcelana Super NGK possui alta resistência aos agentes da natureza (sol, maresia, ventos e chuva, entre outros), em função, principalmente, de apresentar mínima taxa de absorção de água, inferior a 0,5%.
   Ficha técnica
   Coleção Formattus / Acabamento brilhante ou acetinado / Tamanho: 2.5 X 2.5 cm / Aplicação em áreas internas e externas e piscinas / 14 opções de cores / Preço sob consulta / Disponível no mercado a partir do mês de abril
   Coleção Línea / Acabamento com baixo relevo na área central / Tamanho: 5 X 10 cm / Aplicação em áreas internas e externas e piscinas / Preço sob consulta / 11 opções de cores / Disponível no mercado a partir do mês de abril
   Linha Náutica Primitive / Acabamento com textura irregular e efeito brilhante / Tamanho: 5 X 5 cm / Indicada para piscinas e painéis / Preço sob consulta / 6 opções de cores / Tonalidades são variações da Linha Náutica / Disponível no mercado a partir do mês de abril

|TOPO|


Futura lança tinta de alta diluição

A Tintas Futura acaba de lançar a tinta acrílica de alta diluição Futura Super. O produto pode ser diluído em até 50% de água e oferece aumento de rendimento sem perda de qualidade. Por exemplo, enquanto a lata de 18 litros rende em média 250 m², a tinta de alta diluição pode chegar a um rendimento de 350 m².
   O desenvolvimento do produto contou com a participação com mais de 50 pintores profissionais, recrutados em todo o Brasil através das lojas revendedoras da marca Futura.
   “Este produto foi elaborado a partir da opinião dos pintores. Eles solicitaram que a tinta pudesse ser diluída com menos de 50% de água, pois dependendo da superfície a ser pintada, o ideal é que a diluição seja menor. Pensando nisso, flexibilizamos o índice de diluição, que agora pode ser de no mínimo 20% e no máximo 50%”, afirma William Hamam, coordenador de produtos da Futura, indústria de Guarulhos.
   A tinta de alta diluição Futura Super pode ser aplicada em paredes de alvenaria externas e internas, sobre massa corrida ou acrílica, gesso, texturas e reboco. É lavável e está disponível no acabamento fosco em 24 prontas ou mais de mil tonalidadesw no sistema tintométrico da empresa, Magia das Cores.

|TOPO|


Super NGK cria ambientes exclusivos para a Revestir 2010

Com estande de 210 m², a Super NGK, marca da NGK do Brasil, uma das principais fabricantes de revestimentos porcelanizados do País, simulará uma loja de revestimentos na Revestir 2010. O objetivo é mostrar aos arquitetos, paisagistas, designers e outros profissionais do setor, por meio de um espaço interativo, as tendências do mercado e como combinar as pastilhas de porcelana com diversos materiais.
   “A versatilidade tomará conta do nosso estande na feira para mostrar ao consumidor as opções que ele possui ao adquirir um revestimento porcelanizado. Será um exemplo de como aproveitar, da melhor forma possível, o ambiente, levando em consideração o conforto, o bom atendimento e o design original”, explica Wilson Santos, arquiteto da NGK.
   Além dos lançamentos, a NGK vai expor cerca de 160 tipos de texturas e relevos diferentes em espaços distintos. Na simulação da cozinha e do banheiro, a fabricante aplicará as linhas Rupestre Primitive e Maison Primitive, destacando o relevo como tendência, em combinação com a nova Coleção Formattus, de formato 2.5 X 2.5 cm. O objetivo é expor a beleza, a praticidade na manutenção e as combinações entre os diferentes tamanhos do revestimento. Também haverá um local dedicado ao paisagismo mostrando a aplicação das pastilhas em áreas externas.
   Destaque também para a sala de estar, integrada a uma varanda gourmet com churrasqueira, que mostrará um ambiente de lazer sofisticado e confortável. As combinações ficam por conta das Linhas Neoclássica e Gran Primitive. Outra atração da empresa serão as piscinas, com aplicação das pastilhas da Linha Náutica, Linha Náutica Primitive e a cor Azul Astúrias, que compõe a linha Gran. Seu design terá a combinação de diversos tons de azul em dégradé, criando uma miscelânea exclusiva ao mesmo tempo em que reforça a segurança do produto.
   “A exclusividade será o nosso ponto forte nessa edição. Por meio do estande desenvolvido por especialistas da NGK, apresentaremos soluções para o nosso consumidor, que também poderá conferir as últimas novidades do setor e abrir os horizontes para diversos tipos de paginações”, completa o arquiteto.
   Clínica - Os visitantes também poderão conferir a clínica de novas tendências, um espaço dedicado aos profissionais do mercado. No local, a NGK apresentará diversas pastilhas com texturas e cores inéditas, com o objetivo de verificar a aceitação do público sobre o produto para a elaboração dos próximos lançamentos.

|TOPO|


Conceito “Lar doce lar” determina decoração intimista e elegante

Coleção Outono 2010 da SIA Home Fashion apresenta peças charmosas e com muita atitude, que refletem a personalidade e o estilo de vida na decoração

O calor e a luminosidade do verão dão lugar a uma estação mais evocativa, onde as cores quentes, texturas suaves e iluminação intimista convidam a permanecer em casa. A Coleção de Outono 2010 da SIA Home Fashion traz uma proposta aconchegante para os projetos de interiores, proporcionando espaços mais contemplativos, onde o prazer de estar rodeado por coisas belas reflete um estilo de vida cheio de personalidade.
   A linha de produtos traz peças que remetem ao luxo com a simplicidade (de refinada elegância), em uma paleta de tons monocromáticos - que vai do preto ao cinza, oferecendo um visual gráfico sofisticado, com texturas suaves. Ao mesmo tempo, os projetos ganham um estilo mais urbano e natural - chique e fácil de usar – com a mistura de texturas e diferentes materiais, com as cores em tons de chocolate, avelã, cogumelo, café com leite mais claro, com toques de turquesa. A utilização de velas, castiçais e flores em tons mais escuros e avermelhados complementam a decoração, criando uma atmosfera mais intimista. Em contraposição, coleção traz acessórios divertidos (jogos e dados) que permitem momentos de descontração com a família e os amigos e também decoram os espaços.
   A SIA Home Fashion lança duas novas coleções completas a cada ano, divididas em vários temas e estilos. Os produtos são desenhados por uma equipe multidisciplinar, composta por cerca de dez designers internacionais, que trazem a cada temporada uma grande criatividade e originalidade à marca. Desta inspiração - de todos os cantos do mundo - sobressaem estilos ecléticos: romântico, contemporâneo, exótico, provençal, rústico... Uma combinação que proporciona uma atmosfera única, sofisticada e agradável, aos diversos ambientes da casa, através da seleção de cores e estilos.
   Os produtos SIA Home Fashion também podem ser encontrados em uma ampla rede de revendedores em todo o pais, através do www.sia-homefashion.com.br / VILLA DASLU SIA Home Fashion - Av. Chedid Jafet, 131, São Paulo - De segunda a sábado das 10h às 20h;terça-feira das 10h às 22h / SHOWROOM SIA Home Fashion - Rua Estados Unidos, 56 - Jardim Paulista – São Paulo – SP – Tel. (11) 3228-1787 e (11) 2638-2005 / www.sia-homefashion.com.br

|TOPO|


Revestimentos inovam ambientes de forma criativa e exclusiva

Linha de revestimentos da Pertech traz laminados que permitem impressão de imagens

Respondendo a grande demanda do mercado por produtos exclusivos na área de decoração, Pertech oferece Perprint, linha de revestimentos que permite às pessoas darem maior personalidade aos seus projetos. As possibilidades variam conforme a necessidade e a criatividade: paredes de quartos decoradas com fotos, casas de praia com banheiros descolados, emoldurados com paisagens do mar, academias decoradas com imagens de tirar o fôlego de qualquer atleta.
   Perprint chegou para suprir o desejo que as pessoas têm de buscarem algo exclusivo para suas casas. Estes laminados decorativos de alta pressão são produtos diferenciados, que permitem a laminação de imagens e encantam pela beleza, pelo design arrojado e pela qualidade exclusiva Pertech, que atende às exigências e necessidades dos projetos mais inusitados. <image004.jpg> Com o revestimento decorativo é possível personalizar todos os tipos de ambientes, trabalhando portas, tampos de mesa, pisos e paredes.
   Inovação para áreas externas
   Além de trazer uma cara nova para os projetos interiores, Perprint pode ser utilizado em áreas externas, sendo resistente a impactos, raios UV, produtos químicos e com componentes anti-pichação. As placas podem ser aplicadas em fachadas, placas de comunicação visual, entre outros.
   Além de proporcionarem um ambiente totalmente inovador, as placas Perprint se destacam pela facilidade e praticidade de manutenção, sendo que gorduras ou manchas provocadas pelo uso cotidiano são removidas usando-se apenas um pano umedecido em solução de água e detergente.

   A Pertech é líder latino americana em laminados decorativos de alta pressão. Com uma trajetória rica em desenvolvimento de design e manufaturas, a empresa tornou-se referência. Seu grande diferencial é o desenvolvimento de padrões, texturas, cores e desenhos que atendem projetos contemporâneos, sofisticados, práticos ou convencionais e ainda possibilita aos profissionais criarem móveis e espaços exclusivos, como fachadas de prédios, divisórias para sanitários, revestimentos de móveis, paredes e pisos, entre outros. A Pertech é uma empresa comprometida com a qualidade de seus produtos e serviços, devido a isso, foi certificada com ISSO 9001:2000.

|TOPO|


Prêmio Sebrae Minas Design recebe mais de 40 inscrições
Setor de móveis é o mais procurado pelos participantes

Mais de 40 profissionais e estudantes de design de todo o País, sendo 23 de Minas Gerais, já se inscreveram para participar do II Prêmio Sebrae Minas Design, que premiará a criação de objetos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais.
   Os trabalhos devem contemplar os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico e móveis, pólos industriais de Minas Gerais. Também serão premiados trabalhos que usem resíduos descartados por essas indústrias e pela construção civil. Os seis vencedores em cada categoria – profissional e estudante – participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As inscrições podem ser feitas até 31 de março de 2010, pelo site www.sebraemg.com.br/premiodesign.
   O Prêmio Sebrae Minas Design é dividido em duas categorias: Profissional e Estudante. Os candidatos, de todo o País, podem participar individualmente ou em equipe e não há limitação para o número de trabalhos a serem enviados.
   Os vencedores serão premiados com a participação em uma missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. Também terão seus trabalhos divulgados em um catálogo que será distribuído às empresas dos setores incluídos no concurso e em uma exposição. Todos os projetos finalistas e classificados também participarão do catálogo e da mostra. / www.sebraemg.com.br/premiodesign

|TOPO|


In Domus é vitrine para artigos de decoração

Salão, que acontece durante a 41ª House & Gift Fair, apresenta lançamentos do segmento ao público certo e em apenas quatro dias

O Salão In Domus, que integra os espaços de exposição da 41ª House & Gift Fair, de 14 a 17 de agosto, no Expo Center Norte, apresentará ao mercado os mais recentes lançamentos em acessórios e peças de decoração para casa.
   Voltado aos segmentos de acessórios de decoração, flores permanentes, paisagismo, perfumaria, quadros, molduras e gifts, o Salão é o lugar indicado para as empresas do setor apresentarem seus produtos a um público especializado, composto por arquitetos, decoradores, designers de interiores, compradores de lojas de decoração e presentes, lojas de flores artificiais e paisagismo, magazines, supermercados, hipermercados, empresas de serviços, hotéis, entre muitos outros.
   Mais de 170 empresas, entre elas, China Shopping, BTC, Decorville, Mabruk, Lucatti, Ribeiro e Pavani, Buba, Zona Livre, Cromus, Cabbage Trees, H8, Jack Design, Cristais São Marcos, Fabiamcé, Diplomat, De Melo, Grillo, Minas de Presentes, Noah Deco, AZ Design, Xilya e Tupy Decorações, utilizarão o Salão como importante ferramenta estratégica de marketing para otimizar suas vendas diretamente com compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países.
   Para as empresas deste segmento que ainda não confirmaram presença na 41ª House & Gift Fair e tem interesse em expor seus produtos na melhor vitrine de artigos para casa da América Latina, a recomendação é entrar em contato com a promotora do evento, Grafite Feiras e Promoções, pelo telefone (11) 2105-7000 ou acessar o site da promotora (www.grafitefeiras.com.br) e preencher a solicitação “Para Expor” no link “House & Gift Fair”.
  
Serviço: Salão In Domus / 41ª House & Gift Fair / De 14 a 17 de agosto de 2010 / Das 9 às 19h00 / No Expo Center Norte.

|TOPO|


Sika nas olimpíadas de inverno

A SIKA, líder mundial em adesivos e impermeabilizantes participa do desenvolvimento do trenó mais rápido do mundo

Todos os brasileiros terão a oportunidade de acompanhar a partir do dia 12 de fevereiro, mais uma edição das Olimpíadas de Inverno, desta vez realizada em Vancouver, no Canadá.
   Sem dúvida nenhuma, um dos esportes mais populares desta Olimpíada, dentre as 15 modalidades previstas para a edição deste ano, é o bobsled, onde um bólido com dois ou quatro competidores desce por um canal de gelo com mais de mil metros de extensão, atingido velocidades superiores a 100 km/h.
   A SIKA, líder mundial em impermeabilizantes faz parte do grupo seleto de empresas e pesquisadores que desde 2007 desenvolvem tecnologia visando a competitividade e segurança desta modalidade esportiva.
   A SIKA trabalhou em parceria com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia no desenvolvimento de materiais adequados para construção do Citius o mais novo trenó da equipe suíça.
   Ele é melhor e principalmente mais rápido do que as versões anteriores, com cobertura leve e estável, sustentado por um chassi de aço resistente.
   A SIKA contribui ativamente no projeto, com o desenvolvimento de soluções para colagem dos materiais que compõe a cobertura do bobsled.
   Segundo Rodrigo Silva, coordenador de marketing da SIKA do Brasil, “em um aparelho de bobsled as seções coladas são de estrema importância, pois tem que permanecer estáveis, mesmo quando submetidos a elevadas pressões e temperaturas muito baixas, vencendo o desafio de reduzir ao máximo o atrito aerodinâmico concentrados principalmente no nariz do bobsled e no capacete do piloto, aumentando a velocidade para corrida”.

|TOPO|


Gift Fair comemora 20 anos desenvolvendo o setor de moda para casa

A maior feira de artigos para casa, decoração e design da América Latina, chega aos 20 anos como a principal responsável pela formatação do mercado no Brasil

De 1 a 4 de março, o Expo Center Norte, em São Paulo, abrigará a 40ª Gift Fair. São 20 anos de participação decisiva no segmento de bens de consumo doméstico, sendo considerada hoje uma das mais importantes feiras do mundo, no setor. Como a moda, o design também segue tendências e todos os anos são lançadas duas coleções, sempre em março e agosto.
   Desde 1990, a Gift Fair é o grande evento que apresenta todas as novidades do setor ao país. “O design se transformou no primo-irmão da moda. Os profissionais da área estão cada vez mais criativos e, a cada temporada, se esmeram em desenvolver formatos, cores e texturas que irão aparecer em objetos de decoração, móveis, louças, talheres, artesanato e mais uma infinidade de outros itens que compõem uma casa”, afirma Mauro Jordão, presidente da feira. Ainda segundo o empresário, nesses anos todos, a Gift Fair foi um forte incentivador para que o mercado evoluísse a esse ponto.
   Com uma visitação estimada em torno de 70 mil profissionais e mais de 700 expositores, a 40ª Gift Fair ocupará uma área de quase 67mil m2 e contará com os setores de objetos para o lar (houseware), mesa posta (tableware) e utensílios de copa e de cozinha (kitchenware), além do D.A.D. – objetos de decoração e design e da Complements – artesanato, variedades, complementos de decoração e artigos de uso pessoal.
   Vale lembrar que desde o ano passado, o Expo Center Norte está com um novo layout, após passar por uma profunda reforma, adquirindo status de pavilhão internacional, reconhecido como um dos melhores e mais confortáveis do mundo. Isso contribuiu para melhorar ainda mais a infraestrutura da feira e, consequentemente, o conforto oferecido aos participantes, uma preocupação constante dos organizadores.
   Se depender das empresas que estarão expondo, a Gift Fair terá motivos para dupla comemoração. Vários empresários estão otimistas com a recuperação da economia e esperam resultados surpreendentes no 20º aniversário do evento. A expectativa é compactuada pelos organizadores, que estimam um volume de vendas superior a US$ 1 bilhão.
   Entre os expositores destacam-se Tramontina, Oxford, Dupont, Wheaton, Group Seb (Arno e Panex), Luminarc, Invicta, Nadir Figueiredo, Welf, Cisper, Sanremo, Plasútil, <OU> Martiplast, Soprano, Coza, Brinox, Chiave Comercial, Plasvale, Santa Marina, Forma Inox, Full-Fit, Copa & Cia, Dayhome, Hudson, Alimport, Casamiga, Oky, Meridional e, estreando na feira, De Longhi, Kyocera, Ceramarte, Metalúrgica Dinox, Trati e Vidro House.
   Já no D.A.D., os destaques ficam por conta de empresas como Sia Home Fashion, Urban, Décor Esculturas, Mãos Contemporary Art, 6F Decorações, Til Importados, Trench House, Idea Banho, 2A Cerâmica, China Shopping, Limoeiro, Dake, Sierra Móveis, Ricardo Oliveira Natural Design, Saville e, também estreando, Detalhes de Classe, Studio Casa, Objecto de Desejo e Capim Limão.
   Com “Novos Talentos” Gift Fair é pioneira em incentivo a micro e pequenas empresas
   Lançado com sucesso há três anos, com 40 expositores, o espaço “Novos Talentos”, dedicado a artesãos, designers e pequenos empresários que estão iniciando, vem crescendo cerca 50% a cada edição.
   O projeto consiste em oferecer um respaldo a expositores iniciantes que, sem o qual, não teriam condições de se apresentar ao mercado, participando de uma feira da magnitude da Gift Fair.
   Na época em que foi lançada, a idéia teve o apoio de várias promotoras e, hoje, muitas já estão também oferecendo espaços subsidiados a micro e pequenas empresas.
   Arte Salles, Emplaca, Arte na Lata, Mobili, Empório Farnezi, Ofício Artes Plásticas, Silvermark, Inextia, Wgrif, Way Home Moda Casa e Susana Mota Arte e Design são alguns dos expositores.
   Pavilhão de Pernambuco - Empresários associados à Exportarte (Associação dos Produtores de Arte e Artesanato de Pernambuco) - com o apoio do SEBRAE/PE e do Governo do Estado, através da PAPE (Programa do Artesanato Pernambucano) - participarão, mais uma vez, da Gift Fair (D.A.D).
   Nessa edição, o artesanato de Pernambuco terá um destaque ainda maior. Com um investimento em torno de R$ 500 mil, os 11 expositores ocuparão um pavilhão exclusivo, com espaço total de 510 m² e uma montagem diferenciada.
   O objetivo dessa iniciativa em conjunto é apresentar todo o potencial criativo e artístico dos artesãos, dando mais visibilidade aos produtos da região, não só nacional, mas também internacionalmente, uma vez que o artesanato nordestino é visto com muito interesse, principalmente por países europeus.
   Com a participação na Gift Fair, a expectativa de aumento no faturamento é bem animadora - em torno de 50%, segundo Mona Holanda, presidente da Exportarte.
   Artes & Ofícios, Iara Tenório, Oficina das Formas, Mar & Arte, Gil Freire Atelier, Angela Salazar, Art Laranjeiras, Tear, Prazeres Accioly, Traços do Brasil e Isnaldo Reis serão as empresas participantes. Vale ressaltar que todas têm um comprometimento com as questões sociais e ambientais, envolvendo artesãos da região e promovendo o “primeiro emprego”, reciclando o lixo e utilizando matérias-primas ecologicamente corretas.
   Serviço: 40a Gift Fair / 13o D.A.D. / 9ª Complements ; De 1 a 4 de março de 2010, das 10h às 20h. Entrada até às 19h e dia 4 até às 16h / Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo - SP – Brasil / Pavilhões Azul, Branco, Verde e Vermelho / Promotora: Laço Ltda. / Presidente: Mauro Jordão / Rodovia Anhanguera, Km 33 – Parque Empresarial / Rua Presidente Prudente, 252 CEP: 07760-000 – Cajamar – SP – Brasil / 08007733307 / www.laco.com.br

|TOPO|


Criacittá inspira-se na África para criar a ambientação do camarote Bar Brahma

Empresa de marketing cenográfico faz alusão a grandes símbolos do país que sediará a Copa do Mundo de 2010 em cenografia

O Camarote Bar Brahma presta sua homenagem à África neste carnaval, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Dividido em “alas”, o espaço reproduz um pouco da cultura, das riquezas naturais e da vegetação deste país que será a sede da Copa do Mundo de 2010. Pelo quarto ano consecutivo, a Criacittá - empresa especializada em marketing cenográfico - inova na caracterização do espaço e baseia toda a ambientação num único conceito: “África 360º”.
   Estilo, bom gosto e criatividade saltam aos olhos nos 2.000 metros quadrados do camarote. Releitura do mapa africano, o logo em forma geográfica da África aparece com destaque no centro do local. “Nossa proposta é que todos os clientes do Bar Brahma sintam um pouco da magia deste país, que inspira e traz muito de nossas raízes”, sustenta o sócio-diretor da Criacittá, Nelson Rocha.
   No centro, a pista de dança para os shows que ocorrerão durante os intervalos dos desfiles das escolas de samba evidencia a aura típica africana. A decoração composta por texturas de bichos, por um painel de fotos no formato geográfico de África e duas árvores gigantes características da Angola, a Baoba, estarão representadas na entrada do camarote. Paredes decoradas com imagens e mensagens que remetem ao ícone do povo africano – Nelson Mandela –, e máscaras típicas africanas estarão espalhadas por todo espaço. No teto, sobreposição de tecidos completada por pássaros e uma iluminação composta por barras de LED deixarão o público com a sensação de estar mesmo numa selva. Até o palco receberá decoração especial: duas esfinges enfeitam o local e homenageiam o Egito.
   Outros ambientes que chamam a atenção serão os lounges com imagens das fantásticas praias representadas em painéis grandes. Além disso, cada camarote terá um tema diferente, são eles: “riquezas naturais” – com menção as pedras preciosas e a vegetação –, “torcida” – que explora o futebol e a Copa do Mundo e “construção civil” – reforçando a parte arquitetônica do país. A praça de alimentação, por sua vez, foi toda inspirada num famoso mercado africano conhecido como Roque Santeiro. Lá, além da decoração típica, cestas feitas com vime servirão de luminárias e enfeitarão o espaço.

|TOPO|


Design brasileiro de artigos para casa tem identidade própria

Coordenador do Prêmio House & Gift de Design afirma que design brasileiro não é preso a tradições e está em constante mudança

Um adolescente em evolução e crescimento. Assim Auresnede Pires Stephan, o professor Eddy, define o design brasileiro de artigos para casa. Formado em Desenho Industrial, mestre em Arte, Educação e História da Cultura, e professor de Design são algumas das experiências presentes no extenso currículo do coordenador do júri do Prêmio House & Gift de Design, profissional da área a quem se confere uma respeitosa bagagem sobre o tema design de artigos para casa.
   Para ele, o design brasileiro de artigos para casa passa por uma evolução, fato que contribui para que o setor conquiste respeito e importância na produção de utilitários, “podemos considerar que está ocorrendo uma transformação nos últimos cinco anos neste mercado. De um lado, começa a existir por parte do consumidor uma exigência maior em termos de qualidade e também uma gama de produtos produzidos por várias empresas, o que tem aumentado gradativamente a capacidade de seleção e escolha, oferecendo uma margem maior de opções”, conta o professor.
   Outro fato que também tem contribuído para essa transformação é a postura industrial em oferecer produtos diferenciados tendo, como aliado, o design, “existe também uma preocupação por parte dos empreendedores em investir em design, contratando profissionais e escritórios especializados. E isso só tende a crescer”.
   Mas, afinal, por que o design brasileiro evoluiu tanto e conquistou mercados nacionais e internacionais? Segundo o coordenador do Prêmio, o design brasileiro possui algumas características muito próprias, semelhantes à própria cultura verde e amarela, “podemos considerar que em alguns segmentos de mercado, as criações brasileiras apresentam como fatores marcantes a leveza, um colorido próprio e um grau de sensualidade bastante evidente. O "design brasileiro" vai ganhando seu espaço, pois ele é "adolescente" e não está preso a uma tradição como nos países europeus, que carregam consigo um passado que se configura ainda nos dias atuais”.
   Entretanto, o design precisa de aliados para se fortalecer e se profissionalizar ainda mais. Um deles é o Prêmio House & Gift de Design, promovido pela Grafite Feiras e Promoções. Para professor Eddy, a premiação tem grande importância na evolução do design brasileiro, “quando for contada a história das transformações do design brasileiro, creio que o Prêmio poderá ser um dos índices ou termômetro para avaliarmos estas transformações. Pelo grau de seriedade da empresa que patrocina, aliado ao reconhecimento do mercado dos profissionais, e das instituições públicas e privadas, creio que o Prêmio já está consolidado. Um dos fatores que pode atestar isso é quando o vencedor de uma determinada categoria se utiliza do prêmio para atestar a qualidade do seu produto”.
   Consolidado em suas onze edições, o prêmio propicia ao vencedor uma série de benefícios, ao que o coordenador destaca, “o profissional agraciado com o Prêmio sentirá uma maior confiança pelo reconhecimento, o mesmo acontecendo com as instituições de ensino. Neste contexto, observamos que alguns professores atentos já incluíram nos seus planos de ensino o tema da House & Gift em suas aulas. Sem dúvida este fator é muito importante”, finaliza.
   Os interessados em participar do XI Prêmio House & Gift de Design devem se inscrever pelo site da Grafite Feiras e Promoções (www.grafitefeiras.com.br) até o dia 4 de junho.

|TOPO|


Eletro House é vitrine para eletroportáteis e eletrodomésticos

Salão apresenta lançamentos de empresas do segmento ao público certo

O Eletro House, que integra a 41ª House & Gift Fair, que acontece de 14 a 17 de agosto de 2010, no Expo Center Norte, apresentará produtos cujos focos são a tecnologia, o design e as novidades em imagem e som.
   Voltado aos segmentos de eletroportáteis, eletrodomésticos e lançamentos, o Salão é o lugar indicado para as empresas do setor apresentarem seus produtos ao público especializado, composto por potenciais consumidores ligados à lojas de departamento, de utilidades domésticas, magazines, eletrodomésticos, decoração e presentes, home centers, bares, hotéis, hospitais, entre outros, todos em busca de opções de negócios e novidades surpreendentes.
   Artigos de importantes marcas do segmento, como Batiki, Art Des Caves, Zeex, Zojirushi, Nostalgia Eletrics, Ascaso, Best Cook e Eterny, entre outros, poderão ser encontrados no Salão, importante ferramenta estratégica de marketing para otimizar vendas diretamente com compradores de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países.
   As empresas deste segmento que ainda não confirmaram presença na 41ª House & Gift Fair, e tem interesse em expor seus produtos na melhor vitrine do mercado de artigos para casa da América Latina, devem entrar em contato com a promotora do evento, Grafite Feiras e Promoções, pelo telefone (11) 2105-7000 ou acessar o site da promotora (www.grafitefeiras.com.br) e preencher a solicitação “Para Expor” no link “House & Gift Fair”.

   Salão Eletro House / 41ª House & Gift Fair / De 14 a 17 de agosto de 2010 / Das 9 às 19h00 / No Expo Center Norte.

|TOPO|


Outlet de fábrica da Clássica Design
A partir de fevereiro de 2010 a Clássica Design inaugura seu Outlet de Fábrica com descontos que chegam a 70% do valor de mercado. Reconhecida no mercado pela qualidade na produção dos originais dos clássicos do design, os clientes encontram diversos móveis para casa, entre poltronas, mesas, cadeiras, sofás e apoios de pé. São comercializadas apenas as peças disponíveis em estoque, que fizeram parte de mostras ou que apresentam pequenos defeitos. Não há variação de acabamentos, cores e estado do móvel.

   Para a Clássica Design, além da forma, os móveis devem carregar seus significados, ou seja, serem fiéis às idéias e autenticidade de seus idealizadores. A alma das criações deve ser preservada, a fim de respeitar as características específicas de cada designer.
   Entre os designers que perpetuam na história, figuram nomes como Arne Jacobsen, Charles & Ray Eames, Eero Saarinen, George Nelson e Le Corbusier, entre outros. Cadeiras, mesas de centro e mesas laterais, aparadores, sofás e poltronas sofisticadas compõem a gama de produtos oferecidos pela marca, que está sempre expandindo a quantidade de produtos.

   Clássica Design - Av. Carlos Caldeira Filho, 1.631 – Morumbi Sul – São Paulo-SP / (11) 2889-7541 / Formas de pagamentos: Cheque ou dinheiro à vista / de segunda a sexta, das 10h às 16h. Estacionamento no local / www.classica.com.br

|TOPO|


Lixo paga passagem de teleférico no Complexo do Alemão

Quando o Estado decide ir além da mediocridade é capaz de surpreender o mais cético dos cidadãos. No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Obras anunciou uma interessante medida em prol da comunidade do Morro do Alemão. A primeira é a possível inauguração do teleférico, em setembro. O meio de transporte que interligará cinco pontos dos morros (Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha) à estação ferroviária de Bonsucesso deverá servir pelo menos 30 mil pessoas por dia. Detalhe: os usuários poderão pagar o teleférico com o bilhete único ou com lixo. Um programa de coleta seletiva está em curso e o material reciclável valerá a passagem do teleférico que já está com 60% do projeto construídos. Além de oferecer transporte rápido ao Morro do Alemão, o governo estadual fluminense agrega mais dois benefícios à sua iniciativa: reciclagem de lixo e atração de turistas cujo fluxo tem crescido com as reformas na comunidade. / Fonte: Jornal Conapub - ED 94

|TOPO|


Santos / SP vai ganhar novo terminal portuário

A recuperação ambiental de áreas degradadas no bairro da Alemoa é um dos principais benefícios que Santos capitalizará com a construção de empreendimento pela Brasil Terminal Portuário, que terá investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão. A assinatura do contrato entre as responsáveis pela obra, a Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Construtora Andrade Gutierrez S.A., ocorreu nesta terça (19) em cerimônia na Codesp, com a presença do ministro chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito.
   Participaram ainda o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, o diretor-geral da BTP, Henry James Robinson, o vice-presidente de Relações Institucionais da Andrade Gutierrez, Flávio Gomes Machado Filho, entre outras autoridades. Com o início das obras previsto para abril deste ano, o novo terminal portuário será construído em área arrendada de 342 mil metros quadrados na Alemoa, que serviu durante 50 anos como depósito de lixo da Codesp proveniente do Porto.
   Conforme os empreendedores, apenas para a recuperação do terreno serão usados mais R$ 235 milhões. O secretário especial de Portos, Pedro Brito, disse que a obra é um dos importantes avanços do crescimento do Porto de Santos. “Mesmo com a crise internacional, o Porto de Santos manteve seu projeto de expansão, resultado de parceria entre iniciativa privada e Governo Federal”.
   SOLUÇÃO - Já para o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, a construção do terminal portuário da BTP transforma um problema da cidade em solução tecnológica e economicamente adequada. “Essa obra marca a história pela capacidade de operação do terminal e pela solução de um problema ambiental”.
   O novo terminal terá 1.108 metros de cais acostável para movimentação de contêineres e de líquidos a granel. Segundo estimativa, a operação anual será de 1,1 milhão de TEUs (unidade referente a contêineres de 20 pés) e de 1,2 milhão de toneladas/ano de líquidos. Terá tecnologia de ponta em todas as operações.
   Também nesta terça, a Santos Brasil inaugurou a extensão do Tecon Santos, o Terminal 4 (T4), em Guarujá, que amplia cerca de 20% a estrutura do Tecon. O terminal é o maior do gênero na América do Sul, e sua operação serve o Porto de Santos. Os investimentos na ampliação foram da ordem de R$ 285 milhões.

|TOPO|


ABIMAD fevereiro traz qualidade e design em móveis e acessórios de alta decoração

São 156 expositores ocupando 30 mil m2 com o que a alta decoração tem de melhor: móveis, acessórios e objetos diferenciados pela qualidade e pelo design.
   No palco da ABIMAD Fevereiro – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração –,
fabricantes, importadores e compradores de todo o Brasil encontram-se em um evento que já se firmou como o grande sinalizador de tendências para o setor.
   Fernando Flôres, presidente da ABIMAD, observa que “a Abimad Fevereiro acontece em um momento de retomada de crescimento econômico que se apoia nas evidências de que o fantasma da crise ficou para trás. Nossos expositores estão preparados para atender a esse mercado altamente comprador”. Restrita a credenciados, a feira acontece de 24 a 27 de fevereiro, das 10 às 19h, no Pavilhão de Exposições Imigrantes – SP.

   Serviço: ABIMAD Fevereiro – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração / de 24 a 27 de fevereiro de 2010 / das10 às 19h / Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia Imigrantes, km 1,5 – São Paulo / SP / www.abimad.com.br

|TOPO|


Heaven Spas apresenta tecnologia e design clean na Kitchen & Bath 2010

A Heaven Spas, empresa pioneira em trazer ao mercado brasileiro as principais novidades em shower technology consagradas na Europa e Estados Unidos, lança suas novas cabines e banheiras na Kitchen & Bath Expo 2010, um dos mais importantes eventos da América Latina para a apresentação de tendências e novidades para cozinhas e banheiros. Na feira, que acontece entre os dias 09 e 12 de março no Transamérica Expo Center (SP), a empresa vai apresentar sua nova cabine de banho Shower Spa H-0002, a banheira WHIRPOOL BATH H-005 e a nova linha SPA TUB, com o modelo H-620.
   Banhos transparentes - Muita transparência e um banho de leveza, é essa experiência que a cabine de banho Shower Spa H-0002 oferece. Com todas as paredes feitas de vidro temperado e o piso de mármore preto, proporciona um banho relaxante além de dar um toque de estilo e modernidade ao banheiro já que não precisa necessariamente ser instalada junto a parede. A ducha conta ainda com jatos verticais articulados, misturador termostático, ducha manual, entradas para CD ou MP3, telefone viva voz e sistema para circulação de ar. O grande diferencial do modelo é a sauna úmida inteligente com controle digital de tempo e temperatura.

   Tecnologia a serviço do bem-estar - Sintonizada com as principais demandas da atualidade (como integração de espaços, versatilidade, respeito ao meio ambiente, praticidade, valorização do bem-estar e diversidade de estilos), a Heaven Spas trabalha no mercado brasileiro com a proposta de acomodar luxo e tecnologia em módulos hidráulicos multifuncionais que oferecem inúmeras aplicações ocupando a menor área possível. Além de preservar o espaço de circulação do banheiro, a sobreposição de funções em um mesmo equipamento gera economia de materiais e facilidade de manutenção e limpeza, sem contar a liberdade de não ser um equipamento embutido, podendo ser montada apenas na fase de finalização da obra ou reforma. Outro grande diferencial é a característica free-standing, que dispensa o trabalho de escavações ou instalações de decks de madeira para esconder a tubulação. É praticamente uma peça de arte, pode ser instalada no nível do chão mesmo, possibilitando uma agilidade de projeto sem precedentes.

   Serviço: Kitchen & Bath 2010 / De 09 a 12 de março de 2010 / Transamérica Expo Center - São Paulo - SP

|TOPO|


Karsten entra no mercado corporativo

Objetivo da companhia é aumentar o portfólio de produtos, expandir os mercados atendidos e incrementar sua receita

Referência mundial no mercado de cama, mesa e banho, a Karsten investe no segmento corporativo e lança linha de produtos especialmente desenvolvida para hotéis, restaurantes, spas, academias, clínicas e hospitais. Com o crescimento de seu portfólio e expansão da participação de mercado, a empresa prevê um incremento de 10% em sua receita total, a médio prazo.
   A linha Institucional da Karsten é composta de itens para cama, mesa e banho, variando de acordo com as características do negócio do cliente. A linha Karsten Care Health, voltada para o ambiente hospitalar, é confeccionada com tecidos de fibras selecionadas que oferecem alta resistência e toque macio, suportando lavagens industriais frequentes. Os produtos da linha Cama variam entre 120 até 200 fios, em puro algodão ou mistos de algodão e poliéster e são fabricados por meio de “mistura íntima”, que garante a uniformidade e homogeneidade das fibras. As toalhas de banho Karsten Care Health são fabricadas também em puro algodão ou em uma mistura de algodão e poliéster e contam com o diferencial do processo de costura dupla na longitudinal, que assegura maior estabilidade no tamanho da peça e vida útil mais longa. São produzidas com fios convencionais e retorcidos, o que torna o produto mais macio. Além disso, as toalhas recebem tingimento superior com corantes à tina, responsáveis por melhor fixação das cores e maior resistência a lavagens.
   Para o segmento hoteleiro, a empresa apresenta a linha Karsten Care Hotel. Em tecidos 100% algodão ou mistos com poliéster, as peças são fabricadas por meio de processo de alta tecnologia resultando em um produto homogêneo e uniforme, que inibe a formação de bolinhas e rugas. A linha Karsten Care Hotel também oferece itens de banho e mesa, desenvolvidos para diferentes ocasiões e ambientes. Com grande diversidade de cores e tecidos, as toalhas de mesa contam com a tecnologia Easy Wash que proporciona toque macio com superfície lisa e facilidade na remoção de manchas, além de tratamento permanente soil-release, que deixa as cores dos produtos mais vibrantes. / www.karsten.com.br
|TOPO|


Arte em vidro

Vasos e outros objetos confeccionados em murano são encontrados na Mantuanni Casa

Sopros e movimentos manuais. É com essa técnica artesanal, oriunda da região de Murano, na Itália, que vidros são moldados para resultar em peças com cores diferentes e design exclusivo. Com grande destaque na decoração de interiores, as peças em murano valorizam qualquer ambiente e são destinadas aos mais diferentes espaços, seja qual for o estilo adotado. Em Curitiba, a Mantuanni Casa comercializa os vasos nos mais variados tamanhos, formatos e nuances. As peças estão com preços sob consulta na loja.
   Especialistas afirmam que, por se tratar de uma peça clássica, existe a facilidade de combiná-las em qualquer espaço, não precisando, necessariamente, estabelecer sintonia com outros objetos. Na Mantuanni Casa há peças para centro de mesas, de cores variadas e até com aplicação de ouro 24 quilates, o que confere um brilho único. Os tamanhos também são diversos, para combinar com diferentes tipos de apoiadores.
   O murano na decoração é tido como uma verdadeira obra de arte e seu próprio design já é pensado para isso. Independente de sua função primária, esses vasos são feitos para ser notados. Sendo assim, preocupações com flores ou quaisquer outras combinações não devem existir. Seguindo uma tendência mundial, os vasos com design mais alto trazem cores fortes como o vermelho, o azul e o verde. Brilhos e transparências também se misturam aos tons coloridos dos cristais encontrados na Mantuanni Casa.
   Independente do estilo da peça – seja ela com formas sinuosas e cores vibrantes ou mais clássicas, ao estilo do murano da década de 50, todas apresentam seu grau de complexidade. Na Mantuanni Casa, a escolha da peça, do estilo e das cores varia em razão do gosto e perfil de cada pessoa. Eliana Veiga, proprietária da loja, afirma que a versatilidade dos vasos permite que sejam aplicados até em ambientes comerciais. “Trata-se de peças que nunca saem de linha e dão toques de requinte até em recepções de consultórios médicos”, exemplifica.
   Em estilos mais contemporâneos, a Mantuanni Casa dispõe também de peças confeccionadas em murano com acabamento fosco e sob técnicas exclusivas de lapidação. Encontrados em diferentes cores – como vermelho, laranja, amarelo, preto, azul, roxo – os vasos são finos e longos, com aproximadamente um metro de altura.

   Inaugurado no final de 2008, o espaço de decoração Mantuanni Casa já se firma como um dos melhores endereços da cidade para encontrar peças e objetos para a casa. Localizada na Alameda Carlos de Carvalho, 1.941, a Mantuanni Casa tem projeto do arquiteto Jayme Bernardo e comercializa marcas como Valentino, Kenzo, Cacharel, Farbegé, Moser, Saint Louis, Origin, entre outros. Muitas das peças da Mantuanni Casa são exclusivas em Curitiba, algumas até no Brasil.
   Para melhor mostrar todas estas peças, a Mantuanni Casa aposta em um novo conceito de organização para a loja. Com espaços distintos pode-se observar os móveis e objetos em um contexto de decoração. Entre as várias ambientações estão o Espaço Masculino, com mesas de bilhar e adega e um loft feito em madeira de demolição. É uma maneira de mostrar como os objetos escolhidos podem refletir uma personalidade e fazer toda a diferença no espaço em que estão inseridos.

   Serviço: Mantuanni Casa / Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.941, Batel / Cutitiba - PR /  (41) 3242-6350

|TOPO|


Significado dos futons

Suki Taiko Ribou

   Shikibuton - shiki = estender, abrir, esticar; significa "futon que estende".
   Kakebuton - kake = encobrir, forrar; significa "futon que cobre".
   Zafu - "Za" significa "assento", e "fu" o nome de uma planta, "cattail" . Assim a origem do nome "zafu" designa um assento estofado com esta planta - como era o original.
   Zabuton significa: "colchonete para o chão".
   Taiko - A palavra taiko significa "grande tambor" em Japonês, e o formato remete exatamente a este tambor.
   Kakibushi - A palavra significa estoque em japonês. De lado o produto parece três sacos de farinhas empilhados, daí a inspiração para o nome.
   Ribou - Significa cubo em japonês.
   Kamin - Significa cochilo, soneca, siesta em japonês. O produto é ideal para deitar e descansar um pouquinho.
   Azuki - Tipo de feijão originário do Japão, menorzinho e avermelhado, muito utilizado na culinária japonesa como, por exemplo, no manju (doce de feijão). O produto levou o nome pela semelhança no formato.
   Tuina - Tuiná é uma massagem terapeutica chinesa para harmonizar a energia essencial do corpo entre o Yin eo Yang. O produto convida e oferece a quem usa o relaxamento e harmonização.
   Suki - em japonês significa gostar, ter afeição.É um futon gostoso para se apoiar, pegar, brincar, muito cativante. / www.futonandhome.com.br

|TOPO|


Plastilon, a nova solução da Tigre em suporte para forro de PVC

Tigre oferece ao mercado uma nova solução para fixação da estrutura e instalação do forro para tetos residenciais e comerciais. Trata-se do Plastilon, um produto totalmente em PVC que oferece vantagens em relação às estruturas tradicionalmente usadas, como a madeira e o metal. “Entre os benefícios do Plastilon, está a durabilidade e a resistência à ação do tempo, uma vez que o material não está sujeito à corrosão pela ferrugem ou ataques de cupim”, afirma o gerente de produtos da Tigre, Maurício Cagnato.
   A durabilidade a resistência do PVC tornam o produto mais adequado também nas regiões de praia, onde a umidade e a salinidade são frequentes.
   O mais importante, porém, é o ganho em segurança para o imóvel e para as pessoas. O Plastilon é feito de matéria-prima que não propaga o fogo, por ser antichamas, e não conduz corrente elétrica, por ser isolante.

   Solução completa em forração do teto
   O Plastilon em conjunto com Forro de PVC representam a solução completa da Tigre para forração do teto, com segurança, eficiência e praticidade. O produto é indicado para forração do teto de obras prediais novas ou para reformas e permite acabamento perfeito em residências, escritórios, consultórios, barracões, postos de gasolina e lojas, ao ocultar os elementos de instalação das redes de eletricidade, água, esgoto e ar-condicionado. Para maior perfeição do acabamento entre o forro e a parede, estão incluídas as cantoneiras em PVC.
   O forro em PVC oferece as mesmas vantagens do Plastilon em termos de segurança e durabilidade: é resistente à umidade, atmosferas salinas e cupim. Também é antichamas e isolante à corrente elétrica.
   A manutenção elétrica e hidráulica do imóvel é facilitada porque o profissional pode ter o acesso às instalações retirando algumas lâminas do PVC. Ao finalizar o serviço, basta encaixar as lâminas novamente. Para manter sempre o aspecto de novo, basta fazer a limpeza utilizando um pano úmido.

|TOPO|


Meu Móvel de Madeira faz leilão de sua barraca montada na Campus Party

Empresa reverte verba para a SOS Mata Atlântica

A Meu Móvel de Madeira desenvolveu ação de marketing na Campus Party, maior evento de tecnologia do país, que aconteceu entre os dias 25 a 31 de janeiro, com o objetivo de divulgar a marca e aumentar a sua base de clientes. O projeto foi a montagem de uma barraca de madeira no meio de diversas barracas de nylon azuis que destacou-se devido a seu ineditismo, conforto e sustentabilidade da casinha.
   A ação foi um sucesso. Apenas no twitter – @meumoveldemadeira – o crescimento de seguidores foi de 160, no lançamento, para 839 seguidores em apenas uma semana. O site da empresa teve recorde de visitas e a quantidade de cadastros superou 65 inscrições por dia.
   Para participar do leilão ou simplesmente acompanhá-lo, os internautas podem acessar o link / www.meumoveldemadeira.com.br /  http://comprar.todaoferta.uol.com.br/barraca-de-madeira-WO34RBXUR8 e darem o seu lance.

|TOPO|


Via Flor na Craft Design 2010

Especializada em móveis e objetos feitos a partir de madeira de demolição, marca apresenta novidades na feira. Linha de caixas é destaque

Há mais de 16 anos no mercado de Santa Catarina, com Movelaria e Molduraria próprias, a Via Flor amplia seu mercado e passa a atender lojistas no atacado.

   Para isto estará presente na Craft Design 2010, uma das mais tradicionais Feiras do setor, que acontece em fevereiro em São Paulo.

   As peças são assinadas pela Designer Viveca Schmitt, e são recriadas a partir da Madeira de Demolição, numa sintonia perfeita entre linhas, formas, concepção e numa combinação de materiais como: folhação a prata e a ouro, cristal, laca, espelho,couro e seda. Um universo onde a estética está aliada ao bom gosto e ao respeito pela Natureza.
  
Serviço:16ª Edição CRAFT DESIGN / De 26 de Fevereiro a 01 de Março de 2010 / Das 10h às 20h / Local: Centro de Eventos São Luís / Rua Luís Coelho, 323 / Consolação - São Paulo - SP / (próximo ao metrô Consolação) / Via Flor – Stand 47 / (11) 3045-1701/ http://viaflor.blogspot.com/

|TOPO|


Sauna em casa sem complicações é possível com as cabines de banho da Heaven Spas
O privilégio de ter uma sauna com exclusividade para você e sua família traz benefícios para saúde, beleza e funcionalidade para seu banheiro

Um banho relaxante, uma massagem ou uma sauna podem fazer toda diferença para recompor as energias da correria do dia-a-dia. Hoje, ter equipamentos e produtos para relaxar em casa tornou-se comum e freqüente. Muitas empresas são especializadas em equipamentos para incrementar a hora de relaxar no banho, como é o caso da Heaven Spas, líder no mercado de shower spas e cabines de banho. A empresa oferece modelos exclusivos para aproveitar em sua própria casa os benefícios da sauna, antes restrita a clubes e clínicas de estética.
   As cabines são de fácil instalação e manutenção, valorizando os ambientes e projetos com seu design arrojado, conforto e tecnologia de ponta. Banheiros a partir de nove metros quadrados já podem receber o charme das tradicionais saunas finlandesas revestidas em cedro.
   Com revestimento interno em madeira finlandesa, a exclusiva cabine mista H-202, reúne o melhor das duas modalidades de sauna, seca e úmida, ambas muito eficientes para aliviar stress, ansiedade, insônia e outros desequilíbrios. Sempre fiel à proposta de promover bem-estar e tratamento natural da saúde e da beleza, acelera o gasto calórico do organismo, auxilia a circulação geral e promove o relaxamento muscular, ideal para atletas e pessoas bastante ativas.
   As cabines com sauna úmida vêm equipadas para tornar a experiência ainda mais agradável, com controle digital de tempo e temperatura, receptor viva-voz de telefone, iluminação interna, som FM stéreo e entrada para CD. O compacto modelo H-840 é ideal para solteiros, e garante um renovador banho com sauna em apenas dois minutos.
   As versões para casal, H-810 e H-735, têm esterilização anti-séptica com ozônio e são excelentes para aliviar a tensão e as dificuldades respiratórias, facilitar a limpeza dos poros, melhorar a absorção de cosméticos, hidratar a pele e ajudar os rapazes num barbear mais macio.
   Com tanta facilidade para desfrutar esse verdadeiro culto ao bem-estar em casa, se torna mais marcante e delicada a experiência de se entregar às terapias do vapor.

|TOPO|


Use aspirador também em dias de chuva

Esqueceu a janela aberta e sua sala está toda molhada? A Arno tem a solução para seu problema!

Os alertas dos metereologistas se confirmaram e a ocorrência de chuva, neste verão, está sendo bem acima da média em todo o País. O aumento do índice pluviométrico tem criado vários transtornos, entre eles é a limpeza doméstica. Para enfrentar esse desafio, a Arno traz ao mercado um grande aliado, o aspirador de pó Arno H2Pó, capaz de aspirar com alta tecnologia e potência para sucção de líquidos e poeira.
   O H2Pó oferece 1.400W de potência, o que garante o alto poder de sucção e se adapta a limpeza de qualquer superfície. Uma ótima opção para a limpeza do lar que economiza tempo e espaço de armazenamento, o novo produto inclui um kit completo de acessórios (com bocais e tubos), rodízios e alças embutidas para facilitar a locomoção.
   “A Arno se preocupa em criar soluções que facilitem a vida do consumidor e permitam um melhor aproveitamento do tempo para as atividades diárias. Para isso, utilizamos alta tecnologia aliada a pesquisas de mercado para criar produtos versáteis, completos e econômicos” explica Angelo Di Fraia, gerente de Grupo de Produtos.
   Além da limpeza doméstica, o H2Pó pode ser utilizado para limpeza de áreas externas e automóveis, sendo um aparelho com grande utilidade devido à sua capacidade de aspirar pó e água e seu design robusto.
   O H2Pó integra a linha de produtos para limpeza da casa e o portfólio de aspiradores, que conta com modelos compactos, fáceis de limpar, com alta potência e que permitem mais economia de energia. Os produtos da Arno são encontrados nas principais redes de varejo de todo o Brasil. / www.arno.com.br

|TOPO|


Cuidados com o jardim: comece o ano economizando

O começo do ano é caracterizado por ser um período de altos gastos devido às compras realizadas na época de Natal e as contas a pagar nos primeiros meses do ano. Além disso, para quem tem jardim em casa, também entra no orçamento o manejo das áreas verdes com mais constância por conta do rápido crescimento da grama, estimulado pelas chuvas, pela alta temperatura, grande incidência de luz e altos índices de umidade. Se não for bem planejado, a manutenção da grama pode sair caro, pois é comum terceirizar esse tipo de serviço.
   Já em outros países, especialmente naqueles onde o inverno é intenso e dificulta os serviços ao ar livre, o verão reluz por pouco tempo, mas o suficiente para que as pessoas possam aproveitar os dias de calor, se exercitarem e cuidar de suas propriedades. Mesmo o período de férias em muitos casos, são planejados de forma a proporcionar tempo para o manejo das áreas verdes, o que, para muitos, é sinônimo de “hobby”. Por isso, é muito comum encontrarmos, tanto em pequenas residências, quanto grandes propriedades, independente da classe social, os próprios proprietários empunhando equipamentos.
   Mas, voltando ao nosso cotidiano, o que podemos fazer frente a esse cenário de início do ano, onde a grama não para de crescer? O ideal não é diminuir sua freqüência do corte, mas encontrar maneiras de se economizar. Com o lápis na mão e a calculadora ao lado, esse assunto pode se tornar mais objetivo e dar uma idéia melhor de que economia podemos obter.
   Se tomarmos como exemplo uma propriedade residencial localizada em uma metrópole, é comum se utilizar dos serviços de um profissional ou empresa terceirizada, que cobra, em média, R$ 70,00 por cada manutenção do jardim. Na metade de um ano, há maior incidência de calor e umidade, portanto, é muito provável que sejam necessárias pelo menos dois cortes de grama ao mês, ao passo que, nos demais meses, apenas uma.
   Contabilizando as despesas anuais, temos: 06 meses X 02 manutenções da grama X R$ 70,00 = R$ 840,00 + 06 meses x R$ 70,00 = R$ 420,00. Portanto, caso a opção seja por contratar os serviços de terceiros, um proprietário de residência chega a gastar, em média, mais de R$ 1.200,00 por ano apenas com o corte do gramado. Esse valor é, em muitos casos, superior ao cobrado por um cortador de grama a gasolina para uso residencial.
   Então, lembra-se dos costumes encontrados em países cujo clima é frio? Por que não nos acostumarmos a realizar o manejo da grama e tornar esta atividade um hábito comum e prazeroso?
   Antigamente, muitas pessoas reclamavam da dificuldade de se operar uma máquina de cortar grama, por conta de seu peso, comandos complicados de se manusear e falta de conforto. Mas agora, a maioria dos fabricantes oferece equipamentos que incorporam diversas características técnicas, que facilitam o manuseio pelo usuário. Exemplos típicos são os cortadores de grama com velocidade variável, que confere maior segurança ao operador e menor consumo de combustível. Além dos que possuem rodas traseiras maiores que as dianteiras, que proporcionam melhor deslocamento do equipamento, mesmo em gramados com a vegetação mais alta do que o habitual.
   Existe ainda a divisão de cortadores de grama pelo tipo de motorização, que poderá ser elétrica ou à gasolina. As diferenças básicas são que o primeiro pode sair um pouco mais barato, mas possui vida útil inferior, além de necessitar de tomada de força próxima. Já os motorizados têm longa durabilidade e melhor custo-benefício. Portanto, na hora da compra, é importante levar em conta sua necessidade e as diferentes características de cada produto. Também, é preciso ficar atento na hora de escolher a marca, pois poucas oferecem garantia, assistência técnica, entrega técnica e profissionais especializados que possam orientar quanto ao produto adequado para cada necessidade.
   Todos esses fatores, aliados à praticidade hoje oferecida, visam incentivar um novo hábito na vida de quem planeja cortar gastos neste ano que começa. Coloque no papel as despesas planejadas e analise o custo-benefício desta mudança de rotina atrelada às vantagens que ela pode gerar. Por isso, para cortar os gastos em 2010, corte você mesmo sua grama!
   Ronaldo Callmann, gerente de Marketing e Produto para a América Latina da Husqvarna, multinacional com mais de 320 anos e uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para o manejo de parques, florestas e jardins.

|TOPO|


Panduit: Projeto de edifícios governamentais para o século XXI

Com o incentivo gerado pelas novas políticas de economia de energia no governo, os representantes da Panduit Corporation, Green Building Council (Conselho de Edifícios “Verdes”) dos Estados Unidos, Cisco e Tridium Inc. reuniram-se com representantes do governo americano e grupos de interesse ambiental para discriminar o modelo de Infraestrutura Física Unificada (UPI), que as empresas líderes utilizam para reduzir o consumo de energia em data centers e em edifícios novos ou já construídos.
   O revolucionário modelo da Panduit ajuda a impulsionar soluções inovadoras para data centers inteligentes e edifícios conectados. Estas soluções resolvem as principais questões de sustentabilidade das agências governamentais e estabelecem as bases para uma infraestrutura mais inteligente que pode ajudar a reduzir o consumo de energia e baixar os custos em até 30%.
   “O setor da construção é responsável por mais emissões de gases estufa que o de transporte e a indústria, o que é um sinal da ineficiência dos edifícios”, afirma Shannon D. Sentman, membro do Green Building Council dos Estados Unidos – Seção da Região da Capital Nacional. “Esta ineficiência acarreta custos para o meio ambiente e para quem paga as contas de energia elétrica”.
   De acordo com o Green Building Council, os edifícios consomem 72% de toda a eletricidade produzida nos Estados Unidos e são responsáveis por quase 40 % de todas as emissões de gases de efeito estufa. Um recente decreto do Presidente Barack Obama, que apela à “Liderança Federal no Desempenho Ambiental, Energético e Econômico”, solicita que os órgãos governamentais estabeleçam novos objetivos para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa, operem e construam edifícios sustentáveis e de alto desempenho.
   “Nossas soluções baseadas em UPI podem ajudar os órgãos governamentais a cumprir ambiciosos objetivos energéticos”, afirma Darryl Benson, Gerente Mundial de Soluções da Panduit Corp. “A modernização dos edifícios atuais e o planejamento adequado das novas instalações podem oferecer importantes benefícios operacionais, financeiros e ambientais”.
   O modelo UPI integra funções críticas dos edifícios, que historicamente têm estado separadas em silos, como energia, comunicações, computação, segurança e controle, para oferecer eficiência energética, confiabilidade e segurança aprimoradas. Ele oferece uma visão para a evolução da infraestrutura física com a qual está fortemente alinhado e uma base sólida para o avanço da infraestrutura dos sistemas lógicos definidos pelas companhias de TI líderes de mercado.
   A Panduit está associando-se a estes líderes para desenvolver soluções baseadas em UPI integradas física e logicamente. A empresa está demonstrando seu inovador modelo UPI em edifícios como o Duke Energy Center em Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, e em seu novo edifício corporativo nos arredores de Chicago, que está programado para ser inaugurado no início de 2010. / www.panduit.com

|TOPO|


Todeschini Sorocaba lança Expo Construtoras 2010

Com a finalidade de fomentar a comercialização de imóveis das construtoras parceiras, a Todeschini Sorocaba lançou, na última quinta-feira (04/02), em sua loja no Campolim, a segunda edição da Expo Construtoras.
   Trata-se de um evento idealizado pela loja sorocabana para divulgar a marca, estreitar o relacionamento com o público consumidor e lançar novos empreendimentos desses parceiros.
   “A primeira edição desse evento, em 2009, foi um sucesso. Esse ano será bem diferente do ano passado e para melhor”, explica Alan Salheb, gerente comercial da Todeschini Sorocaba.
   O diretor da Foc Empreendimentos, Adriano Mascarenhas de Barros, que expôs sua marca no ano passado, confirma que o evento superou as expectativas. “Além do retorno de vendas, pudemos entender melhor qual eram os anseios das pessoas que visitavam nosso estande. Com base na opinião destes potenciais clientes, lançamos novos empreendimentos como o Verde Vale Central Parque. Este ano pretendemos lançar quatro novos empreendimentos”, explica.
   Segundo o proprietário da Construtora Planeta, Ricardo Guimarães, a participação da empresa na primeira edição foi positiva. “Gostei muito de ter participado no ano passado e principalmente da exposição que a nossa marca teve”, diz.
   Para Ricardo Alves, diretor da Todeschini Sorocaba, a realização desse evento mostra o grande potencial da região. “A Todeschini acredita e aposta no mercado regional que está em expansão. Por isso, realiza a segunda edição deste evento que tem um público crescente e com grande potencial de compra”, comenta.
   Uma novidade que a Todeschini apresenta para o evento deste ano é a parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio da Correspondente Imobiliária, Rosa Maria Abbud. “Vamos marcar presença durante todo o evento, fazendo simulação de financiamento e dando orientações para facilitar a vida do comprador e das construtoras”, esclarece Rosa.
   A Expo Construtoras 2010 será realizada de 12 a 28 de março, das 10h às 22h, de segunda à sexta e das 14h às 22h, aos domingos, na Praça de Eventos do Esplanada Shopping. A expectativa da organização é gerar, durante o período do evento, negócios da ordem de dois milhões de reais.
   Após a apresentação, a Todeschini ofereceu às construtoras e representantes da imprensa um jantar gourmet preparado pelo chef e gerente comercial, Alan Salheb.
   O menu foi salada de entrada, acompanhada de lasanha de alcachofra, risoto especial de amêndoas e trufas negras e frango ao shitake e gengibre. De sobremesa, a especialidade do chef - surpresa de pêssego ao licor de chocolate. / www.todeschinisorocaba.com.br

|TOPO|


Sherwin-Williams é uma das patrocinadoras da quadra do Salgueiro, no Rio de Janeiro

Para auxiliar na restauração do ambiente, a empresa disponibilizou a Novacor Piso, destaque no mercado e consagrada como o melhor produto da categoria
A Sherwin-Williams, uma das empresas líderes do segmento de tintas do Brasil, foi uma das patrocinadoras da restauração da quadra da escola de samba Salgueiro, em Vila Isabel (RJ), realizada em julho do ano passado, quando começaram os preparativos para o desfile deste ano, que traz o tema “Histórias Sem Fim”.
   Para a campeã carioca do Carnaval de 2009, a empresa disponibilizou 50 latas de Novacor Piso, uma tinta à base de resina acrílica - destaque no mercado e consagrada como o melhor produto da categoria -, indicada para aplicação em superfícies que necessitem de grande resistência ao tráfego de pessoas e automóveis, como o ambiente dos ensaios dos passistas para a festa de 2010.
   Solúvel em água e com alta resistência a intempéries, o produto ganhou nova fórmula no final do ano passado, para proporcionar um maior rendimento, que atinge cobertura de até 350m2 por demão, proporcionando a mesma durabilidade excelente, grande poder de cobertura e alta durabilidade.
   Produzida à base de resina acrílica especial para pisos cimentados, mesmo que já tenham sido pintados anteriormente, a tinta é indicada para locais que contam com grande tráfego de pessoas e carros, como quadras poliesportivas, demarcação de garagens, pisos comerciais e áreas de recreação. A Novacor Piso também apresenta ampla resistência a intempéries, quando aplicada sobre superfícies corretamente preparadas e conservadas.

|TOPO|


Axion Construções impulsiona negócios com ERP web da Uno Soluções

Empresa já construiu mais de 300 mil m2 em obras no País e possui sistema de gerenciamento empresarial que é referência para clientes no segmento de construção civil.
A Axion Construções, empresa paulista de engenharia especializada em construções civis nas áreas industrial, comercial, hospitalar e residencial, atribui a concretização de muitos de seus negócios à utilização do sistema de gerenciamento empresarial U-Commerce, da Uno Soluções. A eficácia do sistema é apontada pelos clientes da Axion como uma das bases que suportam o bom andamento dos negócios, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento de custos e estoques.
   “Nossos controles e previsões de gastos são bastante elogiados pelos nossos clientes”, comenta Reynaldo Amaral Duarte Júnior, sócio-proprietário da empresa. “Alguns até se propõem a virem até a empresa para verificar como o U-Commerce funciona para verificar a viabilidade de implementarem em suas empresas”, explica.
   O executivo salienta que os módulos mais utilizados na construtora são o Financeiro e o de Compras; este último, por sinal, reduziu em oito vezes o tempo gasto com o processo, que era realizado manualmente e agora com o E-procurement (funcionalidade que compõe o módulo de compras) as cotações e solicitações de compra são feitas automaticamente via web com os fornecedores previamente cadastrados. A flexibilidade do sistema e a interface intuitiva e fácil de usar também foram apontadas por ele como diferenciais
   “As planilhas de controle são uma constante em nossa rotina, por isso, precisamos de soluções que sejam seguras, fáceis de operar e atendam às nossas demandas. O U-Commerce incorpora essas características com muita propriedade e não precisamos ser exímios conhecedores de tecnologia para operá-lo”, salienta.
   Segundo Reynaldo Júnior, a metodologia de trabalho implantada na Axion despertou interesse dos clientes. “Sempre nos perguntam como conseguimos trabalhar com uma estrutura tão eficaz de gestão. Quando mostramos como o U-Commerce opera, eles se sentem mais seguros em nos contratar para gerenciarmos seus empreendimentos imobiliários”, diz.
   “Em um mercado em franca expansão e cada vez mais competitivo como é o caso do ramo de construção, é fundamental que as empresas possuam diferenciais competitivos para se destacarem no mercado e crescerem. Certamente, a Axion já saiu na frente e hoje somos referência para nossos clientes”, comenta Marcio Sanson, diretor da Uno Soluções. /  www.unosolucoes.com.br /  www.ucommerce.com.br / www.infopack.com.br / www.axionconstrucoes.com.br

|TOPO|


 

Nova incorporadora investe em imóveis compactos e bem localizados

Empresa foca empreendimentos, residenciais e comerciais, rentáveis e com elevado padrão de acabamento

O desenvolvimento de grandes cidades como São Paulo criou um perfil de consumidor imobiliário ainda pouco explorado pelo mercado brasileiro. São consumidores de poder aquisitivo mais elevado, grande carga de trabalho e estudo, que moram sozinhos ou apenas com o cônjuge, mas que valorizam a qualidade de vida. Este público busca imóveis próximos a sua área de trabalho e/ou dos grandes centros comerciais de modo a evitar o trânsito e grandes deslocamentos. Para atender essa demanda e outros nichos ou oportunidades que o mercado disponibilizar, o empresário Alexandre Lafer Frankell fundou a Vitacon, empresa de empreendimentos e incorporação imobiliária.
   “Nossa proposta é ir um pouco na contramão das grandes incorporadoras. Enquanto eles investem em grandes projetos, fora das regiões mais centrais, de modo a se encaixar nos parâmetros do Programa Minha Casa Minha Vida, a Vitacon aposta em empreendimentos em regiões valorizadas e mais compactos, além de aproveitar oportunidades que possam surgir”, afirma Alexandre, engenheiro formado pela USP e empresário com larga experiência no setor imobiliário. “Minha família está no setor há mais de 40 anos, contabilizando milhares de metros quadrados construídos, muitos dos quais colaborei diretamente”.
   Com quase dois anos de mercado, a Vitacon já lançou três empreendimentos, todos praticamente vendidos. “Buscamos oportunidades e queremos aliá-la com uma gama completa de serviços. Para ter acesso facilitado a esses benefícios, os compradores estão dispostos a pagar um pouco mais, desde que tenham a disposição um empreendimento de qualidade”, explica Alexandre. “Esse perfil foi muito bem aceito pelos compradores. O Affinity Vila Olimpia foi vendido praticamente em um final de semana. Muitos dos compradores foram investidores interessados em alugar as unidades e diversificar seus investimentos. Com uma estrutura mais enxuta que as grandes incorporadoras, temos mais facilidade e agilidade em tornar economicamente viáveis alguns projetos. Nosso foco não está na quantidade de projetos, queremos avaliar sempre a rentabilidade de cada um”, ressalta Alexandre.
   AFFINITY VILA OLÍMPIA - Um dos principais lançamentos da Vila Olímpia em 2009, o Affinity tem a proposta de unir, em um mesmo empreendimento, uma torre comercial e uma torre residencial (o ForLive e o ForWork). Além da possibilidade de morar ao lado do trabalho, a região oferece as melhores escolas, um shopping recém inaugurado e inúmeras opções de lazer. O empreendimento é uma iniciativa da Vitacon, em parceria com a construtora Bueno Neto e a corretora de imóveis Coelho da Fonseca. O Valor Geral de Venda (VGV) do projeto é de R$ 100 milhões. A concepção do empreendimento contou com a arquitetura de interiores de Débora Aguiar, projeto paisagístico de Benedito Abbud e projeto arquitetônico de Jonas Birger.
   O FORLIVE é composto por apartamentos de 43 a 86 m², possui um living com cozinha americana, um amplo terraço gourmet e lazer com fitness Reebook. A entrada do FORLIVE será pela av. Dr. Cardoso de Melo, 630. O FORWORK será sinônimo de integração a um universo de facilidades enquanto se trabalha. Suas lajes serão totalmente modulares e controle informatizado. Os escritórios podem ter de 34 a 420 m². Com acesso pela Rua Gomes de Carvalho, 621, o FORWORK será independente, mas estará interligado com o FORLIVE. / www.vitacon.com.br

|TOPO|


Pesquisa aponta otimismo no mercado de concreto

O aquecimento da economia no período pós-crise parece ter animado a indústria brasileira de concreto.

Dados da pesquisa semestral realizada neste início de ano pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), apontaram otimismo e grandes expectativas para a atividade econômica do setor no primeiro semestre de 2010. O objetivo da pesquisa, feita com os associados da BlocoBrasil, foi identificar as macrotendências setoriais do mercado pré-fabricados leves (blocos e pisos) de concreto e a expectativa de crescimento dos fabricantes.
   Os resultados apontaram que 40% dos industriais do setor esperam que o desempenho da empresa cresça em até 20% nos próximos seis meses. Enquanto o restante estima que o desempenho fique acima dos 20% de crescimento, em relação a 2009. Dentre os fatores responsáveis por essa melhora na indústria de concreto, 60% apontam o aquecimento do mercado imobiliário pelas novas condições de financiamento e o aquecimento da economia em geral, o restante acredita que o programa habitacional do governo.
   Boas notícias também para o mercado de trabalho, de acordo com a pesquisa, nenhum associado da BlocoBrasil prevê redução das atividades neste semestre. Pelo contrário, caso seja necessário aplicar alguma mudança na empresa, será somente adotar medidas para aumentar a produtividade. Entre as medidas, o aumento do número de funcionários e a aquisição de novos equipamentos serão as primeiras atitudes a serem tomadas. “O mercado brasileiro da construção civil continua em ritmo muito forte, confirmando a reação da economia brasileira após o abalo do último trimestre de 2008 e as expectativas são muito boas, o país está crescendo na economia e na construção”, afirma o arquiteto Carlos Alberto Tauil, diretor executivo da BlocoBrasil.

|TOPO|


É hora de preparar o Minha Casa, Minha Vida 2

Sempre defendemos uma perene política habitacional de Estado, não de governo. Coerentes com essa premissa, consideramos que está na hora de preparar a segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
Em termos gerais, a primeira fase do programa caminha com sucesso. Dificuldades operacionais estão sendo paulatinamente vencidas, mesmo as de ordem urbanísticas, as quais ainda são muito grandes em cidades como a capital paulista, onde os resultados estão aquém dos esperados.
Até o momento, a Caixa Econômica Federal contratou, em âmbito nacional, cerca de 300 mil unidades no PMCMV e poderá chegar ao final deste ano ou início de 2011 com o total anunciado de um milhão de moradias.
   Estamos aprendendo no processo, identificando problemas e possibilidades de solução. Diante dessa experiência, fica evidente que a continuidade do programa depende de quatro vertentes indispensáveis:
   1) recursos permanentes para garantir a produção de unidades;
   2) segurança jurídica e efetividade das instituições, sem o que não há como se enfrentar o risco de produzir e adquirir imóveis;
   3) fortalecimento das empresas e maior qualidade dos produtos, inclusive no concernente aos quesitos de sustentabilidade;
4) melhor urbanismo para resolver incompatibilidades como a inaceitável distância entre a habitação e o emprego.
Sobre este quarto item, um dado merece destaque: no centro da cidade de São Paulo existem 40 empregos para cada moradia; no bairro de Itaquera a relação é de 20 moradias para cada emprego.
Estamos no momento exato de aperfeiçoar o PMCMV para que se possa em suas próximas fases ofertar mais do que um milhão de novas moradias ao ano. A meta de todos nós é zerar o déficit habitacional e proporcionar um teto digno para os brasileiros.
João Crestana, Presidente do Secovi-SP e da Comissão Nacional da Indústria Imobiliária da CBIC

|TOPO|


Secovi-SP debate integração do mercado imobiliário de países de língua portuguesa

Proposta foi apresentada ao Sindicato da Habitação paulista pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (Apemip) se reuniram na tarde de ontem para conversar sobre a criação da Confederação Imobiliária de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP).
   “Nossa ideia é firmar parcerias com entidades congêneres no Brasil, mas iniciamos este diálogo pelo Secovi-SP, dada sua importância e representatividade”, disse Luis Lima, presidente da Apemip, a fim de firmar as bases de uma estrutura que reúna associações empresariais do setor nos países de língua portuguesa. O presidente do Secovi-SP, João Crestana, afirmou o interesse em participar da organização da Confederação. “Vamos evoluir na proposta e iniciar imediatamente os estudos necessários.”
   Segundo Lima, a ideia é ter Portugal, Angola e Brasil como países fundadores da Confederação e, por meio dela, divulgar a oportunidade de investimentos imobiliários e criar uma base de dados dos imóveis oferecidos nos países lusófonos. “No Brasil identificamos duas entidades fundamentais: o Cofeci, que congrega os corretores, e o Secovi-SP, que representa empresas incorporadoras e corretoras de imóveis e se apresenta como das mais dinâmicas entidades da área. Daí ser o Sindicato a primeira entidade que procuramos no País”, afirmou Lima, que participou do encontro ao lado dos diretores Vitor Patacas (vice-presidente), Vasco Reis, Paulo Alexandre, Antonio Almeida e Julio Roldão (assessor de imprensa).
   O presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP, Romeu Chap Chap, e coordenador estratégico da área de relações internacionais, avalia a proposta como extraordinária. “Trata-se do início de um trabalho que estava faltando”. Já Ricardo Yazbek, vice-presidente do Sindicato e presidente da Fiabci/Brasil, entende que se trata de uma importante união de esforços. “Quanto mais multiplicarmos a voz do mercado imobiliário, melhor. A Confederação pode estimular negócios e ser importante veículo em defesa do direito de propriedade”, afiançou. / www.secovi.com.br

|TOPO|


Rio 2016 valoriza setores da economia carioca

Mercados imobiliário e de construção civil são os mais beneficiados pelos Jogos Olímpicos, uma vez que já registram aumento de empreendimentos comerciais e residenciais

Desde que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede das Olimpíadas de 2016, cerca de 55 setores da economia carioca foram beneficiados, principalmente o setor da construção civil, o mais visado pelos investidores, que já apresenta um aumento de até 50% na valorização de imóveis industriais, comerciais e residenciais. Um estudo encomendado pela USP prevê gastos de U$14,4 bilhões na organização dos jogos e gastos com infra-estrutura. Além disso, mais de U$24,6 bilhões de reais afetarão o aumento da economia como um todo. Diante deste cenário, a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABAD) prevê um impacto ainda maior na valorização imobiliária das áreas onde os jogos ocorrerão. Um exemplo disso é a Barra da Tijuca, cuja previsão de preço pedido para o início deste ano gira em torno de 20% a mais dos valores praticados em 2009.
   De acordo com Simone Santos, diretora corporativa da Herzog Imóveis Industriais e Comerciais, algumas áreas sofreram uma valorização incalculável, referente a projetos e investimentos que serão realizados pela prefeitura. “Os imóveis ao redor da Praça Antero de Quental no Leblon, área que nobre no Rio de janeiro, sofrerão uma valorização acima do previsto, uma vez que, está prevista a construção de uma linha metroviária na região.
  Para Guilherme Benevides, presidente da Incorporadora Upcon, a alta dos preços se deve ao aumento da especulação imobiliária na região. “Logo após a cidade maravilhosa ser eleita como sede dos jogos olímpicos de 2016, houve um aumento expressivo na especulação imobiliária, o que elevou de 10 a 20% o preço dos imóveis residenciais”, afirma.

|TOPO|


Ações locatícias crescem quase 9% em 2009

Em dezembro, porém, volume foi 29% inferior ao de novembro, segundo levantamento
efetuado pelo Secovi-SP junto ao Fórum paulistano

A cidade de São Paulo fechou o ano de 2009 com 22.800 ações judiciais relativas a contratos de locação, uma alta de 8,9% em relação a 2008 (20.929 ações), conforme levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
   As ações por falta de pagamento – 19.789 casos – mantiveram a dianteira, com 86,79% de participação. As ações ordinárias, que registraram 1.971 ocorrências, responderam por 8,64%, ao passo que as renovatórias e as consignatórias representaram, respectivamente, 3,73% e 0,83% do movimento do ano.
   De acordo com o Fórum paulistano, em dezembro foram ajuizadas 1.283 ações, contra 1.807 casos percebidos em novembro, uma redução de 29% entre os dois períodos.
   A falta de pagamento do aluguel permaneceu como principal motivo para a ocorrência de ações locatícias na Capital. Em dezembro, foram 1.053 casos, o equivalente a 82,07% do total. As ações ordinárias ocuparam a segunda colocação, com 155 ocorrências ou 12,08% do total. As renovatórias (71 ações) e as consignatórias (4) participaram com 5,53% e 0,31%, respectivamente. / www.secovi.com.br

|TOPO|


Golden dobra de tamanho em 5 anos

Apesar da crise econômica mundial, a empresa de iluminação Golden encerra 2009 com crescimento de 20%.

Na opinião do diretor comercial da Golden, a crise energética de 2001 motivou um elevado aumento da demanda não acompanhada pela oferta de produtos no mercado. “No contexto econômico de 2009, a demanda se mantém nos patamares de oito anos atrás, mas a oferta caiu como reação das empresas à crise que atingiu todos os setores da economia”. Segundo o executivo, a Golden teria crescido mais se tivesse mais produto para oferecer.
   Para 2010 as perspectivas são otimistas. A Golden espera manter a mesma média dos últimos anos, crescendo 20%, empurrada pela expansão do mercado imobiliário que volta aos níveis de 2008 após uma retração, segundo Cricci. O clima de euforia e investimento que marca todo ano de eleição e os projetos de infra-estrutura para o País receber a Copa do Mundo e a Jogos Olímpicos também devem favorecer a expansão do mercado de iluminação.
   No plano institucional, a empresa pretende lançar produtos mais modernos tecnologicamente. Novos modelos miniaturizados devem chegar ao mercado para atender expectativa do consumidor por lâmpadas cada vez menores. A expansão de sua linha de Led, como alternativa à economia de energia, deve surpreender pela diversidade de oferta. Após os investimentos no reposicionamento de marca, que apresentou a nova cara da Golden para o mercado em 2009, a empresa tem como meta pulverizar a força de sua marca por todo o território nacional. “Nossas ações estão voltadas a crescer em regiões onde a marca ainda não é forte”, explica Cricci.
   O crescimento da Golden também deve ser favorecido pelo o projeto de lei 1161/07 do deputado Arnon Bezerra, que aguarda aprovação para banir do território nacional a comercialização das lâmpadas incandescentes. Com 85% de sua linha de produtos voltada à conservação de energia e com a eliminação da incandescente de seu portfólio já em 1998, a Golden fez da sustentabilidade seu direcionamento institucional e de negócios, uma atitude pioneira no país.
   A Golden já está entre as três maiores marcas do mercado brasileiro no quesito halógena dicróica, segundo pesquisa feita pela revista Eletricidade Moderna. No segmento de lâmpada fluorescente compacta, que representa mais da metade do negócio da Golden, a empresa já é a quarta maior marca ao lado dos três principais fabricantes de lâmpadas. É o nicho em que a Golden mais vem crescendo. Nos últimos dois anos sua participação de mercado cresceu 70%, passando de 4,9 para 8,4.
   A empresa, que planejava chegar a 2010 com o dobro do tamanho que tinha em 2005, mostra que é possível se atingir resultados quando as ações estão atentas às demandas do mercado. / Tel: 0800-701-6696 / www.lampadasgolden.com.br

|TOPO|


Fecomercio apoia mudança nas regras de declaração do imposto de renda

Para Federação, todas as medidas que simplifiquem a arrecadação e que reduzam a carga tributária são positivas para os contribuintes e para os cofres públicos

A Fecomercio apoia as alterações promovidas pela Receita Federal nas regras do Imposto de Renda Pessoa Física 2010. Entre as novidades positivas estão a não obrigatoriedade da pessoa física sócia de empresa que já apresenta declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica a realizar uma nova apresentação ao Fisco, a isenção para quem tem bens em valor inferior a R$ 300 mil e o aumento do limite de dedução por dependente.
   “A mudança só traz benefícios ao reduzir burocracia e gastos públicos, uma vez que a quantidade de documentos a serem analisados será menor. Apoiamos todas as medidas que simplifiquem a arrecadação e que reduzam a carga tributária”, avalia Fábio Pina, assessor econômico da Fecomercio.
   A isenção da declaração para quem tem bens em valor inferior a R$ 300 mil também é positiva, segundo ele, por diminuir a quantidade de declarações sem nenhum interesse fiscal que, na prática, tornavam-se apenas uma repetição anual de listagem de bens.
   A Fecomercio ressalta ainda a importância da nova regra que aumenta o limite de dedução por dependentes. “É um direito do contribuinte obter um valor maior de dedução já que os custos para a manutenção de dependentes cresceram. Resta agora a garantia de que a tabela de isenções básicas do IR de pessoas físicas seja corrigida anualmente, bem como a dedução por dependentes.” / www.twitter.com/fecomercio

|TOPO|


 

 

 

| principal |