Interiores

 

 

 

 

C + A Arquitetura e Interiores

 

Ana Paula Naffah Perez
e

Ana Carolina M. Tabach

 

 

A C+A Arquitetura atua há mais de dezessete anos como projetista de empreendimentos de saúde sempre em busca de inovação e resultado. O principal objetivo da empresa é gerar produtos sustentáveis e com qualidade, que apresentem viabilidade técnica adequada à disponibilidade de recursos de cada cliente.

 

55 11 3085-2814 | @ | WEB

 

 


 

Saúde

 

Consultório Médico | São Paulo / SP

 

 

C + A Arquitetura e Interiores agrega ao CONSULTÓRIO MÉDICO-LINCX, ambiente de mostraDecor, elementos que revelam compromisso com o planeta
Até alguns anos atrás, sustentabilidade era um conceito muito falado, mas pouco materializado em construções mundo afora. Hoje, este conceito migrou do papel para o canteiro de obras. “Os critérios de sustentabilidade em construções estão bem definidos. A certificação LEED (Leadership In Energy and Environmental Design) emitida pelo GBC Brasil - Green Building Council é um grande parâmetro para o mercado”, explica a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C + A Arquitetura e Interiores, que integra um grupo de estudos sobre o tema.
Hoje, o LEED é a principal certificação em âmbito mundial do setor de construções, com mais de dez mil registros nos cinco continentes, atestando as construções dentro dos padrões sustentáveis. Para passar no teste rigoroso é fundamental estar atento a seis pré-requisitos:
-o reaproveitamento de energia;
-o uso eficiente da água;
-a manutenção da biodiversidade local, como árvores típicas;
-a infra-estrutura local deve ser suficiente para evitar o uso excessivo de automóvel;
-o uso de materiais ecologicamente corretos na construção;
-a garantia de um ambiente interno saudável.
“É essencial analisar se há desperdício de materiais e recursos naturais por parte das equipes de obras, que, em alguns casos, é um dos fatores que mais encarecem a construção. Verificar a origem dos materiais, que devem ser produzidos com base nos princípios da sustentabilidade, e a certificação dos fornecedores são outros diferenciais levados em consideração pelo Green Building Council”, explica Ana Carolina M. Tabach.

Atendendo ao chamado da mostraDecor, o CONSULTÓRIO MÉDICO-LINCX, concebido pela C + A Arquitetura e Interiores, também agrega elementos que revelam preocupação sustentável com o meio ambiente. “Solicitamos aos fornecedores todas as informações necessárias para relacionarmos os itens sustentáveis do nosso espaço. Incluímos nesta lista o piso vinílico, o dry wall, a tinta, a louça, o metal sanitário e os itens de iluminação. Os móveis foram executados em MDF, que é um aglomerado de madeira certificado”, conta a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+ A Arquitetura e Interiores.
“Para economizar energia, escolhemos um tipo específico de quadro elétrico e fomos rigorosas com a escolha das lâmpadas. Para assegurar a reciclagem e o reuso dos materiais, firmamos uma parceria institucional com o Projeto Arrastão, que recolherá, após o término da mostraDecor, todas as sobras do nosso espaço para serem reaproveitadas em construções de comunidades carentes. E após a mostraDecor, o Arrastão fará o mesmo, em todos os projetos da C+A Arquitetura e Interiores”, explica Perez.

Com dez anos de uma trajetória profissional bem sucedida, a C+A Arquitetura e Interiores participa, pela primeira vez, da mostraDecor, criando um ambiente onde as tendências em arquitetura de saúde ficam evidenciadas. “O conceito do nosso espaço está baseado na própria experiência do nosso escritório. Em mais de uma década, já assinamos mais de 50 projetos de clínicas e consultórios médicos, em todo o país”, conta Ana Carolina M. Tabach.
“Nosso ambiente na mostraDecor é um espaço de 38,00 m², funcional, contemporâneo, aconchegante e adaptado às legislações específicas para ambientes de saúde. Investimos tempo e dedicação. Executamos vários estudos para criar a sala de espera e o consultório médico”, revela Ana Paula Naffah Perez.

O CONSULTÓRIO MÉDICO-LINCX é um ambiente inovador, que transparece o equilíbrio entre design, funcionalidade e tecnologia de ponta, elementos que podem ser percebidos nos detalhes do projeto, na fabricação da marcenaria e na iluminação. O design arrojado e contemporâneo dos móveis, com suas formas orgânicas e arredondadas, bem como a escolha de cores neutras - com destaque para uma única cor: o amarelo - imprimem personalidade ao projeto. A iluminação é um elemento arquitetônico essencial neste ambiente. Foi pensada para valorizar o espaço de convivência do médico com o paciente, tornando-o muito acolhedor. O emprego de um novo piso vinílico, apropriado para a área da saúde, que será lançado no mercado após o evento, completa o rol de novidades apresentado pelas profissionais.

 


 

 

 

Buscar no Portal>>

 

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira