Ana Lucia Siciliano

 

 

 

55 11 3044-6555
.

@  |  WEB

 

 

 

Residencial

 

Reforma de Residência | São Paulo, SP

 

 

Ficha:Localização São Paulo, SP / Metragem: Terreno: 1.200m / Área Construída: 800m / Fotos: José Henrique Vieira / Projeto: ALS Arquitetura - Ana Lucia Siciliano

 


 

Corporativo

 

 

BMC Software | São Paulo, SP

 

Centro de estudos que comercializa softwares de simulação para aeroportos

 


 

Residencial

 

 

 

Studio da Moça - MostraDecoração 2009 | São Paulo, SP

 

 

"PROJETO TEEN SUSTENTÁVEL” em mostraDecoração 2009
A arquiteta Ana Lucia Siciliano traz nesta edição da mostra um quarto para adolescentes, destacando o consumo consciente, a funcionalidade e a alta tecnologia, sem perder o contexto lúdico.


Despertar na adolescente a iniciativa em adotar caminhos éticos, estimular a qualidade de vida e o convívio coletivo são os objetivos do Studio da Moça, projeto da arquiteta Ana Lucia Siciliano na mostra, que atende aos anseios de transformação e descobertas na juventude.


A adolescência é sem dúvida a etapa fundamental para o nosso desenvolvimento, sofremos alterações físicas, psíquicas e sociais que recebem diferentes interpretações dependendo da época e da cultura na qual está inserida. É neste contexto de macrotransição que a adolescente busca entender quem ela é e qual seu papel na sociedade, adotando ideologias de ordem moral e ética.


Para atender essa necessidade, o Studio da Moça é um dormitório para as jovens que utilizam seu quarto como “paraíso particular”, vivenciam suas primeiras e grandes emoções, estudam, assistem televisão e acessam a internet. O projeto destaca técnicas inovadoras, funcionalidade e aconchego aliados a materiais ecologicamente corretos.


A arquiteta Ana Lucia Siciliano, engajada há mais de 10 anos em projetos sustentáveis, afirma que o conceito do espaço é despertar na jovem o consumo consciente, incentivar a integração social e gerar melhor qualidade de vida.
“O Studio da Moça foi pensado exatamente neste sentido, pois as jovens utilizam o quarto como refúgio, e ele deve estar alinhado às suas necessidades e desejos”, completa Ana Lucia Siciliano.


Teen sustentável
A decoração do quarto foi projetada para dar funcionalidade ao dia-a-dia da jovem com muito charme e sofisticação, sem perder traços lúdicos que contemplam a magia das adolescentes. Um exemplo é o pufe balanço, com design diferenciado, feito com polpa de papel reciclado e resina fenólica, um material sintético, muito versátil e bonito. Além disso, é muito resistente a umidade e calor humano, tornando-o durável igual a qualquer outro material, com o diferencial de não agredir o meio ambiente. O assento é de couro vegetal, feito por uma ONG do Amazonas. Quem assina a peça é o designer Nido Campolongo.


O tapete, da coleção Tear Manual de Fibras Naturais, OKA Design, é feito de fibras naturais com sisal e algodão puro. O detalhe especial nos pontos é para criar um efeito de canteiro de flores com uma base verde, como se fosse um gramado, dando um toque de jovialidade.


O armário do closet é da Mr. Closet, feito em MDP - um painel com partículas de madeira certificada em camadas - é revestido com laminado branco, as prateleiras são de vidro para dar mais leveza e a parte frontal das gavetas são em acrílico, o que torna o ambiente moderno e de fácil visualização.


Outra proposta da Casa Cor 2009 é homenagear o centenário de Roberto Burle Max, o paisagista paulistano que marcou época no século XX. Burle Max terá suas referências expostas em todos os ambientes da mostra, que vão desde pinturas, gravuras, cerâmicas e projetos paisagísticos que lembram o também arquiteto e artista plástico. No Studio da Moça, Ana Lucia Siciliano fez uma releitura de suas obras na cabeceira da cama, através da impressão em placas planas de jornal reciclado, com uma estampa digitalizada com motivos de Burle Marx.


“A adaptação da sociedade frente ao modelo sustentável é sem dúvida o tema mais discutido atualmente, por isso unimos ambas as necessidades, a do universo e da adolescência feminina”, finaliza a arquiteta que uniu sua experiência, as tendências do morar e a preservação do meio ambiente no Studio da Moça.


 

   

 

 

©Jizcom / www.arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira