Notas Anteriores


| 004 | 005 | 006 |

| 001 | 002 | 003 |

Home / Início

 

 

07

 13 NOV 2011   

[VOLTAR]   

 

  | Varejo

Amaru, eucalipto com o DNA da construção

A mineira Plantar produz o Amaru, peça-chave do inovador Sistema Construtivo Amaru Perfilado com propriedades físico-mecânicas específicas para a construção civil

   Amaru é o nome da primeira madeira brasileira desenvolvida especialmente para a construção civil. É também um produto inovador obtido a partir de estudos genéticos com clones de eucalipto produzidos pela Plantar, empresa que desenvolve produtos com base em pesquisas científicas e tecnológicas desde sua fundação, em fevereiro de 1967. Para novos desenvolvimentos a empresa mantém parcerias com universidades e institutos de pesquisas em diversos pontos do País, além da colaboração de pesquisadores independentes. “Os resultados são animadores, fazemos pesquisas buscando várias respostas e elas abrem novas perspectivas. Por isso a Plantar acredita e investe em pesquisa, gerando conhecimento técnico e científico em nossa área”, afirma Ricardo Moura, vice-presidente do Conselho do grupo Plantar e diretor da Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais.

   Segundo Moura, o Amaru está no topo de um ciclo de desenvolvimentos tecnológicos iniciado pelo grupo há 44 anos. “O que se vê normalmente quando madeira de eucalipto é usada na construção, são adaptações da matéria-prima à obra. Amaru fez o caminho inverso, ou seja, foi desenvolvido para atender as especificações do mercado da construção. Aliamos pesquisa, qualidade genética e processo industrial para criar e garantir a primeira madeira de eucalipto brasileira para fins construtivos. Amaru tem estabilidade dimensional superior, baixa conicidade, que significa uniformidade no diâmetro do tronco, baixíssimos índices de fendilhamento e de rachaduras. No processo de tratamento industrial essa madeira tem alto poder de retenção do preservativo químico.”

   Desafios – Empresa que aposta no conhecimento sabe que pesquisa é atividade que não para e a busca por melhorias é contínua. Este foi o caminho percorrido pela Plantar, num trabalho coordenado pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, David Evandro Fernandes, até chegar ao mix de qualidades que é o diferencial de Amaru. “Desempenho e alta resistência fazem de Amaru um produto versátil, que atende as necessidades da construção, por mais rigorosas que sejam, encarando os desafios de construir na cidade ou no campo. Sua proporção cerne/alburno equilibrada permite boa tratabilidade e, com isso, alonga a vida da obra, seja ela urbana ou rural”, explica Ricardo.

   A Plantar, que dispõe de 70 mil hectares de florestas plantadas na região Norte de Minas Gerais, procura diversificar atividades afins. “Plantamos florestas, por isso mantemos o foco em mercados que têm a ver com nossa atuação. Entramos no ramo do tratamento de madeira a partir da implementação do programa federal Luz para Todos, em meados de 2.000. Investimos num mercado crescente, com madeira de uma espécie plantada que ajuda a diminuir o impacto sobre florestas nativas”, destaca o vice-presidente.

   Moura acredita que parceria correta é ingrediente vital para o sucesso nos negócios. “Do lado empresarial, mantemos uma parceria estratégica com a Montana Química. Primeiro, na questão do fornecimento de um produto de alta eficácia para tratamento industrial de madeira, o CCA, que garante sua total proteção contra insetos e fungos. Segundo, no quesito acabamento com proteção, proporcionando beleza e durabilidade. A tecnologia Montana é sinônimo de madeira bonita por muito mais tempo. Não dá para enxergar futuro da madeira na construção civil sem juntar esses dois componentes, proteção e acabamento”, avalia. | www.montana.com.br | www.plantar.com.br |

Day Brasil cria ambientes esportivos na Expo Estádio 2011

Com a aproximação de grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil, empresa apresenta seu portfólio para construção civil na feira
   Pela terceira vez consecutiva, o Grupo Day Brasil, um dos maiores distribuidores do setor de construção no país, participará da Expo Estádio – voltada aos mercados de design, edificação, retrofit, gestão de estádios e instalações esportivas -, que será realizada entre os dias 22 e 24 de novembro, em São Paulo.

   Para o estande de 35 m², localizado na rua 2 nº 2121 do Expo Center Norte, a Day Brasil preparou um ambiente similar aos estádios e arenas esportivas e destacará a linha de policarbonato Thermoclick Sabic - para fechamentos laterais e fachadas, o Sistema de Iluminação ControLite para coberturas, que oferece proteção contra os raios UV (ultravioleta), IR (radiação infravermelha) e isolamento térmico. O grupo apresentará também as Telhas Translucidas para coberturas, fechamentos laterais e sheds, o Tecbond, chapas de alumínio composto para revestimento de fachadas, divisórias, marquises, letreiros e comunicação visual, o Vinil Mactac para adesivação das fachadas e os Selantes de Silicone Dow Corning, exclusivo para juntas de pavimento e vedação.

   Além de focar apenas nas soluções inovadoras para as construções esportivas, o Grupo Day Brasil está voltado para as saídas sustentáveis. “Os produtos que comercializamos mantém diferenciais que, em sua maioria, auxiliam e evitam a degradação do meio ambiente, é o caso das chapas de policarbonato, que aproveitam a claridade natural, reduzindo o uso excessivo de energia elétrica e não permitem a troca de calor do ambiente, o que diminui a utilização da refrigeração de ar”, ressalta Jéssica Munhoz Gonçalez, analista de ma rketing da Day Brasil.

   A Day Brasil espera identificar novas oportunidades de negócios e estreitar o relacionamento com os profissionais e interessados na área. “Acreditamos no estratégico momento, que os eventos esportivos trarão ao Brasil. Nossa intenção é mostrar novos conceitos e tendências de ata qualidade com as soluções Day Brasil”, destaca Jéssica.

   Serviço: Expo Estádio 2011 / de 22 a 24 de novembro /  Pavilhão Azul, Expo Center Norte - São Paulo.| www.expoestadio.com.br | www.daybrasil.com.br

   Day Brasil recebe Prêmio Marca 2011 - O Grupo Day Brasil foi escolhido como a melhor empresa no fornecimento de chapas de policarbonato em coberturas & fechamentos no Prêmio Marca Brasil 2011.

   Realizado por meio de uma pesquisa com os leitores da Revista Contramarco & Cia, o prêmio tem por objetivo principal, ressaltar o desenvolvimento dos mercados contemplados e estimular todas as empresas do setor industrial, a buscarem por mais qualidade no trabalho prestado.

   “Estamos honrados em receber uma avaliação positiva, que confirma nossa dedicação. Comercializamos chapas de policarbonato, há 15 anos e continuaremos investindo em qualidade e tendências para atingir as expectativas dos nossos clientes, desta forma permaneceremos desempenhando a tarefa de representar a categoria nos próximos anos”, afirma Carlos Masili, diretor comercial do grupo Day Brasil.| www.daybrasil.com.br

Investimento em conforto térmico natural desde a concepção de sua obra

Seja para uso próprio, venda ou aluguel, investir em soluções que preparem a construção contra as intempéries naturais é a ação ideal para evitar problemas, adaptações e adequações futuras.
Profissionais da área alertam que conceber e executar uma construção com as referências ideais de luminosidade e ventilação naturais reduzem, a médio e longo prazo, gastos com iluminação e exaustão forçadas, além da redução do consumo de energia elétrica e emissão de gases e poluentes produzidos durante o funcionamento de soluções artificiais.
Construções sustentáveis proporcionam um ambiente mais saudável de trabalho aos funcionários, aumentam a vida útil de maquinários e valorizam o imóvel para comercialização.
As referências para iluminação e ventilação naturais ideais, para sua obra comercial ou industrial, devem ser calculadas levando em consideração alguns fatores como: localização, dimensões do edifício, pé direito, tipo de cobertura, atividade que será exercida no local, entre outros.
Se seu edifício já foi finalizado, verifique quais são as melhores e mais viáveis ações para tornar sua construção naturalmente ideal.
O mercado já conta com profissionais e empresas especializadas em conforto térmico de modo natural. É sempre um ganho para construção. | www.deit.com.br

Equipe Masculina do Vôlei Futuro, patrocinada pela Lorenzetti, mantém-se invicta no Campeonato Paulista de Voleibol

Com ótimo desempenho e já classificados, Vôlei Futuro luta pelo bicampeonato

   Na primeira colocação do Campeonato Paulista, o Vôlei Futuro, patrocinado pela Lorenzetti, mantém invencibilidade nos 13 jogos disputados. O próximo e último duelo do Vôlei Futuro na primeira fase do campeonato será contra o Sesi e ocorrerá em 18 de novembro, a partir das 19h30.

   Mesmo com a primeira colocação garantida na fase classificatória do Paulista, o Vôlei Futuro realizou campanha perfeita, conquistando a sua décima terceira vitória contra o Santo André, vencendo facilmente com placar de 3 sets a 0. Um dos destaques do duelo foi o oposto Leozão que, além de ser o maior bloqueador da partida, terminou como maior pontuador, marcando 15 vezes para a equipe.

  Sob o comando do técnico Cézar Douglas Silva e com time composto por atletas já consagrados como Tiago Brendle, Maurício, Leozão, Athos e Piá, a equipe masculina do Vôlei Futuro aposta no bicampeonato do Campeonato Paulista, que será concluído no início de dezembro.

   Com times femininos e masculinos, a proposta do Vôlei Futuro vai muito além das equipes de vôlei. Trata-se de uma ação social que atua na região de Araçatuba, incentivando as crianças a comparecerem com assiduidade às escolas e melhorarem suas notas, fatores determinantes para ingresso nas equipes de treinamento. Os atletas adultos e os técnicos são vistos como referência para as crianças, de forma que seus compromissos no Vôlei Futuro superam as vitórias obtidas: existe um compromisso de conscientização do dever de se formar cidadãos.

   A Lorenzetti comemora o excelente desempenho da equipe. “Referências de determinação e garra, os atletas do Vôlei Futuro são exemplo para as crianças dos times de base e treinamento, desenvolvendo nelas a vontade de superação e espírito de equipe”, comenta Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.| www.voleifuturo.com.br | www.fortti.ind.br | www.lorenzetti.com.br

Mesa Dumont, da Flexiv, é escolhida para a capa da Revista Innovation

A Revista Innovation,  da Associação Objeto Brasil,  traz cases aprofundados da 4ª edição do prêmio IDEA/Brasil, realizado em agosto desse ano, além de entrevistas e matérias sobre o papel do design em diferentes indústrias e setores da economia. Também traz artigos exclusivos, como o de Hartmut Esslinger, o designer do primeiro Macintosh.

   É leitura obrigatória para os profissionais que atuam no Brasil e também no exterior, contribuindo para estimular a criatividade do designer. Afinal, o design está interligado com a economia, o meio ambiente e a sociedade, disseminando qualidade de vida e usabilidade. A edição é distribuída em diversos eventos destinados às áreas empresarial, acadêmica e de design no Brasil, além de ter abrangência internacional, com distribuição, por exemplo, na New York Design Week.

   O móvel escolhido para ilustrar a capa da revista é a Mesa Dumont, da Flexiv, desenhada pelo arquiteto e presidente do Conselho Administrativo da Flexiv, Ronaldo Duschenes, em parceria com Dari Beck, gerente de Design da empresa. A Dumont recebeu o troféu Ouro na categoria Escritórios durante a premiação do IDEA Brasil, que ocorreu em agosto desse ano.

   O produto da capa é sempre selecionado entre os premiados Ouro do ano e precisa ter como características a brasilidade, qualidade industrial e tendências atuais. “Este ano, a mesa Dumont foi selecionada por representar esses aspectos e a excelência do design nacional. Além disso, como síntese, simboliza o atual momento do país que ganha cada vez mais espaço no cenário global e também evoca a imagem de um dos maiores inventores da história do Brasil. A mesa Dumont também tem apelo internacional, que é bastante considerado, devido ao aspecto do prêmio de buscar a geração de negócios e aumentar a entrada de produtos brasileiros em outros mercados”, afirma Joice Joppert Leal, diretora da Objeto Brasil.

   A 4ª edição da Innovation IDEA/Brasil terá 222 páginas. Após o lançamento a revista será vendida pelo info@objetobrasil.com.br

   Ecologicamente correta e inspirada na aviação - Inspirada no Demoiselle, genial avião projetado por Santos Dumont, e com linhas modernas e foco na sustentabilidade, a Flexiv lançou em junho a Mesa Dumont, que combina, eucalipto de florestas plantadas, tirantes de aço inox e conectores de alumínio. A inspiração é centenária e o design atemporal, tendo como referência o ultraleve que é destaque até hoje e uma das grandes invenções do século XX.

   “Seus pés lembram as hélices e os tirantes de aço remetem aos cabos de sustentação dos aviões, tendo a mesma função no móvel. É um produto sofisticado, voltado principalmente ao mercado corporativo, que prima pelo design e ergonomia, utilizando tecnologia limpa e materiais que não são nocivos ao meio ambiente e à saúde”, afirma Ronaldo Duschenes, arquiteto e presidente do Conselho Administrativo da Flexiv.

   O tampo e os pés são em eucalipto certificado, uma madeira de fácil manejo, utilizada como alternativa inteligente e durável. Já a tecnologia de finger joint permite a união dentada dos extremos, garantindo o máximo aproveitamento da madeira. Para completar a sustentabilidade, a cola e o verniz utilizados são à base d´água. A estrutura de tirantes de aço inox com conexões em alumínio polido, ambos materiais recicláveis, confirmam a escolha ambiental. “O processo produtivo realizado de forma ecologicamente adequada, economicamente viável e no cumprimento de todas as leis vigentes são alguns dos aspectos relevantes”, complementa Duschenes. Uma mesa que une design, leveza, resistência e sustentabilidade, um ícone de estilo e simplicidade./ Mesa Dumont: Largura 238cm, Profundidade 110cm, Altura 75cm, Peso: 126kg| www.objetobrasil.com.br | www.flexiv.com.br

Procad inaugura escritório nos EUA

   O mais novo escritório da Procad, inaugurado no final de outubro, está instalado na área do Miami Free Zone, que congrega empresas de diversas nacionalidades interessadas em fazer negócios no maior mercado consumidor do planeta. O centro comercial possui uma superestrutura, com escritórios, armazéns e showroom para produtos. O local ainda oferece facilidades operacionais por estar estrategicamente localizado perto do porto e do aeroporto internacional de Miami.

   “Consideramos Miami uma das melhores opções para entrarmos no mercado norte-americano, por ter ambiente cultural e comercial semelhante ao do Brasil,” observa Vanderlei Buffon, diretor mercadológico da Procad.

   A base em solo americano foi aberta através de parceria firmada com duas entidades que atuam para promover a inserção de empresas brasileiras em mercados estrangeiros: a Orchestra Brasil e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

   Procad - Líder brasileira em softwares para ambientação virtual, a Procad desenvolve produtos específicos que integram diversas áreas, desde a fabricação até a gestão das vendas, atendendo necessidades de arquitetos, decoradores, indústrias, marcenarias e lojistas.

   Para manter a qualidade e aprimorar seus produtos, a empresa realiza pesquisas constantes com seus clientes para se aproximar cada vez mais das necessidades do mercado.

   A qualidade dos softwares Procad/Promob, em diferentes versões, é reconhecida no Brasil e exterior. A marca está presente nas principais grifes de móveis modulados e planejados. Atualmente a Procad opera com 60 mil licenças, distribuídas em mais de 30 países.

   Procad participa de feira no México voltada para a construção civil - A Procad participou da Expo Cihac, feira dirigida ao setor da construção civil, que aconteceu em outubro, no Centro Banamex, na Cidade do México. A empresa contou com estande próprio durante o evento e expôs três de seus principais produtos - Promob Arch, Promob Plus e Promob Studio. Os softwares são voltados para o trabalho de arquitetos, decoradores, lojistas e fabricantes de móveis.

   “A Expo Cihac foi um excelente momento para a Procad incrementar contatos com fabricantes de móveis que buscam soluções para seus negócios. O mercado mexicano de móveis vem se recuperando de uma crise, ganhando confiança, investindo mais em tecnologia e nossos softwares podem colaborar muito para a evolução deste setor,” analisa Marcelo Scussel de Assis, gerente da filial Procad no México.

   O software Promob já é bastante conhecido no mercado do México, distinguindo-se dos concorrentes pela sua facilidade de utilização. A Procad estima fechar o ano com crescimento de 30% nas vendas realizadas em solo mexicano, em relação a 2010.
A qualidade dos softwares Procad/Promob, em diferentes versões, é reconhecida no Brasil e está presente nas principais grifes nacionais de móveis modulados e planejados. No México, os softwares também são utilizados por grifes como: Mödul Cocinas, Orbis Home, Espaciomovil, Gala, Romasa, Gerter, Innovika, Kober, Somasa, Mupro Closets, Ralph Wilson, Cocideco, Coexla, Artistique, entre outros.| www.procad.net

Escritório de Arquitetura requer mobiliário clean e funcional

A Flexiv foi escolhida para mobiliar o escritório da Infinity Spaces, empresa brasileira de consultoria, implantação e gerenciamento de empreendimentos imobiliários, que também desenvolve projetos de Arquitetura e Interiores, localizada em São Paulo (SP). O escritório tem à frente os profissionais Mauro e Giseli Koraicho, que já atenderam mais de 15 mil clientes, inclusive nos Estados Unidos.

Escritório da Infinity Spaces, em SP   “Nossos móveis terem sido escolhidos por arquitetos para mobiliar seus próprios escritórios com certeza é resultado do trabalho voltado ao design que temos realizado e à qualidade”, afirma Celia Lass, presidente da Flexiv.

   “A Flexiv oferece uma alternativa de mobiliário corporativo muito além do que o mercado tradicionalmente oferece, com peças alinhadas ao mercado atual, dentro da linha de design italiano”, diz a designer de interiores Giseli Koraicho, que coordena a área de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo da Infinity Spaces.

   Um dos pontos que contou muito na escolha da Flexiv foi o fato das réguas das mesas já virem eletrificadas, facilitando a montagem e deixando o espaço organizado e bonito.

   Tanto para a sala da Diretoria quanto para a de Reunião, foi escolhida a linha DR3. Já o escritório central foi ambientado com a linha Webstation. Os móveis em preto e branco foram cuidadosamente escolhidos seguindo uma linha clean e moderna, assim como os pés cromados das mesas.

   A interação fica marcada pelas divisórias mais baixas das estações de trabalho, facilitando a comunicação e a integração, sem esquecer a individualidade do espaço de cada colaborador.

   “Escritórios são extensões de nossas residências, por isso o bem-estar e a funcionalidade nesses locais devem ser tratados como prioridade na execução de um projeto. Hoje, passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando e, por isso, sentir-se bem no ambiente de trabalho é essencial”, finaliza Giseli.| www.flexiv.com.br

Lorenzetti lança aquecedor de água a gás LZ 2000

Produto permite vazão de 20 litros de água por minuto e oferece economia, conforto e segurança ao consumidor

   A Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros elétricos e aquecedores de água a gás, amplia seu portfólio de aquecedores de água a gás com o lançamento do modelo LZ 2000, que permite vazão de 20 litros de água por minuto, aquecendo duas duchas e uma torneira ou uma ducha e três torneiras simultaneamente.

   Entre os seus diferenciais, o LZ 2000 possibilita economia de gás de acordo com a época do ano, uma vez que, por meio de uma chave seletora inverno/verão permite aumentar ou diminuir a vazão de gás. Possui ainda um botão liga/desliga que, em longa ausência na residência, desliga o aparelho, oferecendo assim maior segurança ao consumidor. Além disso, possui visor digital de temperatura, exaustão natural, garantia de dois anos e disponibilidade em GN (Gás Natural) e Gás LP (Gás de Botijão).

   Assim como o LZ 2000, todos os aquecedores da Lorenzetti possuem acendimento automático, termostato de segurança e sensor de chama que, na sua ausência, desliga o produto, impedindo o vazamento de gás. Além disso, os aquecedores da empresa têm o seu desempenho reconhecido pelo Inmetro e possuem classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que assegura o alto desempenho dos produtos com baixo consumo de energia.

   Lorenzetti é destaque na Mostra Morar Mais por Menos em Brasília

   Empresa é fornecedora exclusiva de todos os metais para os banheiros e cozinhas que integram a mostra

   A Lorenzetti, empresa líder em duchas e chuveiros elétricos e de destaque no segmento de metais, terá suas linhas de metais sanitários expostas, com exclusividade, na edição Brasília da Morar Mais 2011, evento que apresenta ambientes genuinamente brasileiros, elegantes e com excelente custo benefício. A mostra tem conquistado o público exatamente por ser o primeiro evento de decoração e arquitetura que inclui preços nos produtos e serviços, aproximando-os da realidade dos visitantes. A Morar Mais Brasília ocorre de 26 de outubro a 04 de dezembro, na Casa do Candango, na Asa Sul.

   Para receber a Morar Mais, a Casa do Candango, prédio construído em 1961 e desativado há 10 anos, após reforma, é reinaugurado, mantendo a ousadia e a inovação da arquitetura modernista, dialogando com as propostas dos ambientes criados pelos profissionais.

   Todos os ambientes da Morar Mais por Menos são criados por arquitetos, designers e paisagistas, a partir da proposta de elaboração de projetos sofisticados, práticos e, ao mesmo tempo, economicamente viáveis. Para isso, são realizadas inúmeras pesquisas para detecção de móveis, objetos decorativos, pisos, revestimentos, metais sanitários e demais objetos inerentes à mobília, que sejam de extrema qualidade e preço acessível. Exatamente por adequar-se a essa proposta, a Lorenzetti terá suas linhas de metais expostas, com exclusividade, na mostra.

   Os misturadores das linhas LorenWave, LorenKitchen, LorenSquare, LorenQuadra Plus e LorenRound, os acessórios da linha LorenQuadra e ducha da linha LorenRain são exemplos de metais da Lorenzetti selecionados para decorar as cozinhas e banheiros da Morar Mais Brasília exatamente por terem design elegante, diferenciado e preço acessível.

   No mercado de metais sanitários desde 2003, a Lorenzetti revolucionou o segmento com um posicionamento claro em oferecer design com custo adequado, na época em que poucos fabricantes tinham produtos diferenciados, mas com preços longe da realidade da maioria. “Os conceitos da mostra de ‘mais por menos’, sustentabilidade, tecnologia e inovação vêm totalmente ao encontro dos padrões da Lorenzetti em oferecer produtos inovadores e de qualidade com preços acessíveis, e foram fatores decisivos na parceria com a Morar Mais”, declara Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

   Concurso Cultural Decoração para Banheiros Lorenzetti: Consciente da importância do incentivo e difusão dos projetos de arquitetura e design de interiores, a Lorenzetti promoverá nesse ano o 2º Concurso Cultural Decoração de Banheiros, em parceria com a Editora Décor. Aberto aos profissionais do setor, o concurso escolherá, por meio de fotos enviadas pelos participantes, os 60 melhores projetos que utilizem os metais da Lorenzetti na decoração de banheiros. Todos os profissionais que usarem metais Lorenzetti em ambientes da mostra Morar Mais Por Menos nas edições 2010 e 2011 concorrem automaticamente. Os trabalhos selecionados serão expostos no livro Decoração de Banheiros vol. II e, dentre eles, os cinco melhores estarão no Décor Year Book Brasil – Anuário Brasileiro dos Designers de Interiores, vol. 18. A primeira edição do livro Decoração de Banheiros será lançada em setembro, em São Paulo. A ficha de inscrição e o regulamento completo estarão disponíveis brevemente no hotsite www.lorenzetti.com.br/decoracaodebanheiros | www.fortti.ind.br | www.lorenzetti.com.br

Ariovaldo Torelli: Copa do Mundo, Olimpíada e desafios para a engenharia brasileira

   O Brasil é, literalmente, um País em construção. Com diversas necessidades na área de infraestrutura e com a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada nos próximos anos, há muito a ser feito em todas as regiões do País, com inúmeros benefícios a todas as parcelas da população.

Ariovaldo Torelli, da Viapol: megaeventos são uma oportunidade de avançar em termos de qualidade de vida, infraestrutura e eficiência construtiva   São obras de grande complexidade e que se apresentam como um forte desafio para a engenharia brasileira, sobretudo devido aos prazos. São altas as expectativas geradas principalmente nas cidades-sede.

   Habitação, hotelaria, saneamento, transporte, saúde, energia, e mesmo centros esportivos e estádios, tudo passa pela construção, protagonista neste processo e que vem num processo crescente em termos tecnológicos e produtivos. Técnicas e produtos mais modernos e eficientes favorecem a melhor qualidade das edificações e a otimização de custos a curto, médio e longo prazos.

   Uma obra bem planejada, bem executada, com produtos de qualidade e corretamente aplicados, tende a exigir menos correções e manutenção futura. Isto vale tanto para uma residência quanto para uma usina hidrelétrica. Neste contexto, destaca-se o uso de impermeabilizantes, produtos que aos poucos conquistam espaço entre profissionais do setor e consumidores, demonstrando uma mudança de cultura, na qual se privilegia a qualidade construtiva à frente de soluções para suas patologias.

   O uso de impermeabilizantes pode representar cerca de 2% do custo total de uma obra residencial, em média, e se traduz em segurança, uma vez que detém a umidade e os males por ela causados, como manchas, vazamentos, trincas e danos estruturais, além de problemas de saúde.

   Fabricantes do segmento têm desenvolvido um trabalho focado na formação de mão de obra e na difusão de informações sobre os impermeabilizantes, bem como no desenvolvimento de produtos que atendam a uma extensa gama de aplicações, inclusive as edificações voltadas especificamente para os eventos esportivos.

   Estima-se que serão investidos mais de R$ 33 bilhões somente em infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014 no País, paralelamente aos projetos incluídos nos Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

   As obras necessárias ao atendimento destas competições serão ainda mais valorizadas com o uso de impermeabilizantes, pois serão construções que deverão durar décadas e, consequentemente, poderão exigir grandes quantias de recursos em manutenção futura. É uma relação custo/benefício positiva, uma vez que 90% da longevidade das obras têm relação direta com os serviços de impermeabilização e os produtos aplicados, que protegem as estruturas das intempéries.

   Esses eventos são para o Brasil, não apenas uma oportunidade de atrair a atenção do mundo para nossas belezas naturais e incrementar o setor turístico, como também de avançar em termos de qualidade de vida, infraestrutura e eficiência construtiva. Produtos que antes eram acessíveis a uma pequena parcela das obras realizadas no País, como os impermeabilizantes, hoje estão disponíveis para todos os consumidores, atendem a normas técnicas e oferecem garantia de desempenho.

   Se o País está crescendo, por que não crescer de forma mais eficiente, valorizando seus investimentos?

   Ariovaldo José Torelli é Engenheiro Civil, presidente do conselho deliberativo do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI) e diretor da Viapol, referência nacional no segmento de impermeabilizantes e soluções químicas para a construção civil.| www.viapol.com.br

Arvy inaugura loja exclusiva em Lajeado

   A cidade de Lajeado-RS recebeu sua primeira loja identificada pela marca Arvy - Ambientes de Motivação. O espaço tem cerca de 170 metros quadrados e foca suas atividades nos mercados do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo. A inauguração aconteceu no dia 27 de outubro, na Av. Senador Alberto Pasqualini, 2029, Bairro São Cristóvão, sob o comando de Kelen Rossini e Renan Rossini.

   Com larga experiência na gestão de loja multimarca de móveis de escritório, Renan Rossini justifica a escolha da marca Arvy pela “flexibilidade, qualidade e diversidade de produtos”.

   “Estamos inovando para a região ao oferecer uma loja especializada em soluções para ambientes corporativos. Além de disponibilizar os móveis e os projetos, queremos prestar um trabalho de assessoria na composição dos ambiente,” destaca Renan Rossini.

   O empresário projeta operar também em horários especiais, à noite, para privilegiar o atendimento aos alunos da Univates, localizada próxima à nova loja.

   As lojas de planejados Arvy se destacam no cenário nacional como a única marca especializada em produtos e projetos para escritórios e ambientes comerciais, tais como livrarias, consultórios médicos, lojas, construtoras, entre outros.

   Esta é a sétima loja de móveis planejados Arvy que entra em operação no país desde o final do ano passado. A marca já é presença consolidada nas cidades de Bento Gonçalves, Três Passos e Porto Alegre, no RS, além de Recife-PE, São Luís-MA e João Pessoa-PB. As lojas exclusivas comercializam os planejados e demais produtos das marcas Arvy e Axio.

   “Acreditamos no rápido sucesso da loja de Lajeado, pois está localizada num mercado com forte representação industrial e comercial. Fica a poucos quilômetros de outras importantes cidades, como Estrela, Venâncio Aires, Santa Cruz, Montenegro, Soledade, Teutônia e a loja será a única especializada em soluções para ambientes corporativo de toda a região”, observa o diretor da Arvy, Marcos Lazzarotto.| www.arvy.ind.br | www.axio.ind.br

A 19ª Feira de Design Forma une expertise paulista e descontração carioca

Consumidor encontra surpresas no mundo de mobiliários da Giroflex.Forma e na exposição inédita do designer Guto Índio da Costa
   A 19ª edição da tradicional Feira de Design Forma acontece de 17 a 20 de novembro em São Paulo e oferece descontos de até 70% em seu portifólio de produtos. A grande novidade esse ano é a inédita exposição de peças do designer carioca Guto Índio da Costa, que representam a trajetória da obra do designer na indústria brasileira.

   Juntos há dois anos, Giroflex.Forma e Guto Índio da Costa celebram a parceria e aproveitam a feira para fazer o pré lançamento de uma cadeira desenvolvida a quatro mãos. Além da exposição, Guto ministrará palestras com foco em design e desenvolvimento de produto no Brasil, no auditório da loja.

   Entre os destaques da feira estão: a poltrona Barcelona de R$ 8.165,00 por R$ 5.160,00 , o sofá Strips da Arflex de 3 lugares de R$ 4.700,00 por R$ 2.970,00, cadeira We da Giroflex de R$ 737,00 por R$ 466,00, além de uma variedade de peças feitas com materiais diferenciados, cores e design exclusivos. As ofertas são limitadas, válidas enquanto durar o estoque.

   A exposição de Guto segue para o Rio de Janeiro, nos dias 01 a 04 de dezembro, no escritório d o designer, na Rua Pinheiro Guimarães, 101 - Botafogo.

   Serviço: Giroflex.Forma / 19ª edição da Feira do Design - 17 a 20 de novembro - das 9h às 21h / Rua Colômbia, 100, Jd. Paulistano, São Paulo, SP (11) 4788.8155| www.forma.com.br | www.giroflex.com.br

Sasazaki copatrocina exposição “De Dentro e De Fora”, no Masp

Maior exposição de arte urbana do país, evento reúne artistas de várias partes do mundo e intensifica a presença da marca entre clientes, parceiros e colaboradores
   Líder no segmento de esquadrias de aço e alumínio, a Sasazaki sempre considerou que uma empresa deve ter muito claro o papel que exerce na sociedade onde atua, influindo positivamente através de ações frequentes e responsáveis. Parte desse trabalho está em agir além dos ambientes comerciais e fabris, promovendo e incentivando projetos educacionais, esportivos e culturais.

   Com esse intuito, a Sasazaki copatrocina a mostra “De Dentro e De Fora”, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Maior exposição de arte urbana do país, sua proposta é levar a arte das ruas para dentro do museu, numa versão internacional da mostra de grafite “De Dentro pra Fora e De Fora pra Dentro”, que em 2009 levou mais de 140 mil pessoas ao mesmo Masp.

   A exposição, que começa dentro do museu e continua pelas ruas do entorno, reúne instalações, projeções, pinturas murais, colagens e fotografias dos franceses Remed, JR e Invader, do tcheco Point, dos argentinos Defi, Tec e Chu, da americana Swoon, e dos brasileiros do grupo Bijari, que criaram seus trabalhos durante estadias de aproximadamente um mês no museu.

   Fortalecimento da marca - A Sasazaki é fortemente conhecida pelos consumidores e lojistas de material de construção de todo o Brasil pelo seu profissionalismo, qualidade e durabilidade dos produtos, marcos que sempre foram cultivados pela empresa, desde sua criação.

   “Como atuamos fortemente no varejo, todas as nossas ações de comunicação sempre foram voltadas prontamente aos pontos de venda. Isto continuará, porém, ao participarmos da exposição ‘De dentro e de fora’, buscamos difundir nossos valores para a sociedade como um todo. A arte gera reflexão e mudanças positivas entre todos os grupos de pessoas”, explica Ricardo Barrieu, gerente de marketing da Sasazaki.| www.sasazaki.com.br

Mercado de piso intertravado cresceu em 2011

O piso intertravado surgiu no Europa do pós-guerra e foi introduzido no Brasil em 1960 como alternativa para a pavimentação de asfalto e piso de concreto aramado. Destacando-se pela plasticidade, economia e durabilidade, a demanda por este tipo de piso cresceu significativamente em 2011 e a tendência é a de que este crescimento se mantenha.

   Segundo Cláudio Roberto de Castro, consultor da Tecpar Pavimentação Ecológica, empresa especializada em serviços de infra-estrutura com pavimentação em paralelepípedo e piso intertravado, a demanda por este tipo de pavimento cresceu cerca de 50% em 2011. “Esse crescimento foi além das expectativas chegando a quase empatar com a demanda por paralelepípedos, que sempre foi maior para nós”, comenta.

   Ele atribui este crescimento a demanda cada vez maior por produtos ecologicamente corretos. “Hoje vemos uma mudança de visão para quem realiza obras, a questão do impacto ecológico está cada vez mais em voga. Só para se ter uma idéia, trabalhamos com este material há 20 anos, mas só agora que os consumidores passaram a prestar mais atenção nele”, afirma Cláudio.

   Além disso, o piso intertravado oferece diversas vantagens, entre elas a variedade de formato e cores, durabilidade, fácil manuseio e economia na obra. “São peças pré-fabricadas de concreto, que se encaixam umas às outras sem a necessidade de argamassa ou de mão de obra especializada. Além disso, este piso aumenta em até 30% a capacidade de reflexão da luz, diminuindo a necessidade de postes ou até mesmo permitindo com que eles fiquem mais espaçados”, explica.

   Para 2012, as expectativas é que o mercado fique ainda mais aquecido. “Tudo indica que o próximo ano será de maior estabilidade econômica, passado o primeiro ano do novo governo. Com isso, a economia deverá estar mais aquecida e nossas expectativas são ótimas, não só para o piso intertravado como também para o paralelepípedo”, finaliza Cláudio.| www.tecparpavimentos.com.br

Receita líquida da Eucatex cresce 18,6% e atinge r$ 235,8 milhões no terceiro trimestre de 2011

EBITDA registra R$ 49,5 milhões, aumento de 25,3%

   A Eucatex, uma das maiores produtoras de painéis de madeira do Brasil, com atuação também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias e portas, registrou receita líquida de R$ 235,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, um crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2010.

   O EBITDA Recorrente (lucro antes de juros, impostos e depreciações/amortizações) entre julho e setembro de 2011 ficou em R$ 49,5 milhões, contra R$ 39,5 milhões nos meses equivalentes de 2010, representando um crescimento de 25,3%. A margem EBITDA Recorrente no período chegou a 21%, contra 19,9% do ano passado.

   “Resultados recentes dos principais indicadores econômicos ainda seguem positivos para a companhia”, avalia José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente executivo e diretor de Relações com Investidores (RI) da Eucatex. “Além disso, a redução da taxa básica de juros deverá ajudar a manutenção do ritmo de crescimento para a Construção Civil, importante setor para os negócios da companhia”, complementa.

   Segmentos de atuação - A receita bruta da Eucatex atingiu R$ 290,4 milhões no terceiro trimestre de 2011, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2010. O segmento de madeira cresceu 16,4% nestes três meses e 17,7% no acumulado de janeiro a setembro, no comparativo com os primeiros nove meses de 2010, já considerando que parte deste resultado está associado ao faturamento da nova linha T-HDF/MDF. No segmento de tintas, a Eucatex obteve crescimento de 19,4% da receita bruta no terceiro trimestre de 2011.

   Mercado de Capitais - Integrante do Nível 1 da BM&FBovespa desde 1º de julho de 2010, a Eucatex fechou o terceiro trimestre de 2011 com suas ações PN (EUCA4) cotadas a R$ 6,73, o que representa um valor de mercado de R$ 623,3 milhões ou 2,4 vezes o EBITDA anualizado, e aproximadamente 63% do valor patrimonial. Em abril de 2011, a Eucatex anunciou um programa de recompra de ações que autoriza adquirir até 10% das ações preferenciais em circulação.

   Sustentabilidade - Prova de sua preocupação em praticar o desenvolvimento sustentável, a Eucatex foi a primeira empresa do setor a conquistar a ISO 9001. Depois dele ainda vieram o ISO 14001 e o Selo Verde, certificado concedido pelo Forest Stewardship Council (FSC) que atesta que suas florestas são manejadas de acordo com rigorosos padrões ambientais, sociais e econômicos. A empresa ainda mantém uma área de 46,4 mil hectares de florestas no estado de São Paulo.

   A companhia foi pioneira também ao implantar a primeira linha de reciclagem de resíduos de madeira em escala industrial na América do Sul. Os equipamentos permitem que o material captado em um raio de aproximadamente 150 quilômetros da unidade de Salto (SP) seja utilizado como matéria-prima na produção de chapas e como biomassa para queima em suas caldeiras. A capacidade total de processamento é de 240 mil toneladas por ano equivalentes a, aproximadamente, dois milhões de árvores, 470 mil m³ de madeira em pé ou 1.500 hectares de florestas plantadas.|

 www.eucatex.com.br/ri

Sherwin Williams patrocina pintura do estádio da Ponte Preta

A Sherwin-Williams, uma das empresas líderes no segmento de tintas no Brasil, patrocinou mais uma vez a pintura do Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP. A companhia é responsável pela manutenção do Majestoso, como é amplamente conhecido, desde 2006.

  O estádio foi inaugurado em 1948 e já foi responsável por jogos clássicos com público superior a 33 mil pessoas. O gramado da Ponte Preta foi palco de grandes e memoráveis goleadas e ainda detém a maior torcida do interior Paulista.

   Para o diretor de marketing da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, a parceria com a Sherwin-Williams é muito valiosa. Segundo o diretor, ter um parceiro comercial de reconhecida qualificação no mercado nacional e ainda contar com tintas de excelente qualidade para a manutenção do Majestoso é garantir constantemente o cuidado que o estádio merece e ainda beneficiar sempre o torcedor.|

www.sherwin-williams.com.br

Exportações de tintas e vernizes estão aquecidas

Dados do Sitivesp apontam para um crescimento de dois dígitos das importações e das exportações no ano, apesar do déficit da balança comercial do setor

   O ano de 2011 será positivo para o setor de tintas e vernizes no que se refere à balança comercial. Isto é o que indica o levantamento do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), que reúne os resultados das importações e exportações atingidos nos três primeiros trimestres do ano. A tendência é que o índice de crescimento das vendas externas supere as compras realizadas em outros países, embora o déficit da balança ainda se mantenha.

   As importações de tintas e vernizes, registradas nos primeiros nove meses deste ano, totalizaram US$ 228,558 milhões, o que permite a projeção para 2011 de US$ 304,744 milhões e corresponde a um crescimento superior a 15% do total obtido no ano passado, quando as compras externas somaram US$ 264,654 milhões. No período, foram importadas 37.281 toneladas, o que indica que o setor deve fechar o ano com total em torno de 49.708 toneladas, volume aproximadamente 8% maior do que o total de 46.052 toneladas alcançadas em 2010. O preço médio, por sua vez, aumentou de US$ 5,75/kg para US$ 6,13/kg.

   No que se refere às exportações, as vendas totalizaram US$142,501 milhões, de janeiro a setembro de 2011, projetando para o ano a soma de US$190,001 milhões contra US$ 161,218 milhões registrados em 2010. O resultado equivale a uma elevação em torno de 18% de um ano para outro. Durante os três trimestres do ano, as vendas externas totalizaram 42.525 toneladas, devendo atingir 56.700 toneladas em todo 2011, contra 54.689 toneladas somadas em 2010, um volume 4% superior. O preço médio dos produtos deverá fechar o ano passando de US$ 2,95/kg para US$ 3,35/kg.

   O levantamento é realizado trimestralmente, com base no acompanhamento e análise das informações fornecidas pelo Sistema Alice, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, que indicam também a balança comercial do âmbito do Mercosul. Em relação aos volumes comercializados entre os países que formam o Mercosul, foram exportadas, no período, 22.394 toneladas, equivalente a US$ 72.578, e importadas 2.314 toneladas, correspondente a US$ 7.365.

   Segmentos em destaque - Entre as importações, as tintas para impressão foram os itens que mais se destacaram nos três primeiros trimestres de 2011 – US$ 115.070 mil -, seguidos pelas tintas e vernizes à base de solvente – US$ 81.535 mil – e pelas tintas e vernizes à base de água – Entre as exportações, os produtos à base de solvente foram os mais vendidos – US$ 85.497 mil -, seguidos pelas tintas e vernizes à base de água – US$ 28.796 mil – e pelas tintas de impressão – US$ 22.456 mil.

   Esses números indicam o quanto esses setores são importantes para o desenvolvimento do setor de tintas e vernizes. “Esta tendência deve continuar, tendo em vista os investimentos planejados para os próximos anos, a exemplo dos projetos para a Copa do Mundo e para a Olimpíada, que deverão movimentar diversas áreas produtivas”, afirma Airton Sicolin, assessor da diretoria do Sitivesp.|

www.sitivesp.org.br

Portobello desenvolve estratégia inovadora de marketing digital

   No dia 06 de outubro, a Portobello foi prestigiada com a maior premiação do marketing catarinense: o Top de Marketing ADVB/SC 2011. Na 26ª edição da premiação, a companhia foi eleita uma das 10 empresas de destaque, entre as 25 inscritas para concorrer ao prêmio. Nesta edição do evento, a Portobello, reconhecida pelas suas ações estratégicas e inovadoras no seu segmento, ampliou o conhecimento do marketing tradicional e investiu no marketing digital.

   Na ação estratégica, a companhia primeiramente transformou o seu site institucional em um portal (site, rede PBShop e blog na mesma linguagem), obtendo um aumento em mais de 40% do número de visitantes em relação ao ano anterior. Entre 2010 e 2011, o número de visitantes aumentou 94% por dia, e nas redes sociais, a participação da empresa aumentou 313%.

   Além de gerar conteúdo para o portal e redes sociais, a Portobello optou por outras ferramentas de divulgação, como vídeos e fotos, mantendo sempre atualizado o seu canal do Youtube e do Flickr. Dando continuidade ao investimento em marketing digital, a Portobello lançou o primeiro aplicativo para iPad da área de revestimentos cerâmicos no Brasil, o iPortobello, aprovado pela Apple e baixado mais de 3.510 vezes em vários países do mundo. Para manter a liderança em seu segmento, a companhia lançou recentemente o iPortobello+Plus, aplicativo em formato de banca, equivalente ao utilizado entre as mais conceituadas editoras do mundo. O IPad passa a ser o equipamento padrão da equipe comercial da Portobello, somando mais de 125 Ipads.

   “O resultado foi fruto de um planejamento estratégico com base em um plano anual e uma perspectiva de cinco anos. A Portobello optou por sete ações estratégicas para cinco públicos de interesse, sendo eles consumidor final, especificador (arquiteto, design de interior e decorador), fraqueados da Portobello Shop, canal B2B (construtoras e revendas multimarcas), além de investidores (stakeholders). O intuito da Portobello foi ampliar o relacionamento com os nossos diversos públicos através de ações digitais. Sendo assim, migramos a Portobello para o mundo digital e propagamos novos canais de comunicação com o nosso público” explica o gerente de marketing da Portobello Edson Moritz.| www.portobello.com.br

Soluções inovadoras da Dow contribuem para o desenvolvimento urbano

Com produtos para telhados frios, isolamento térmico e eficiência energética, Dow confirma seu compromisso com a sustentabilidade
   Com mais de 5 mil produtos em seu portfólio e presença em diferentes segmentos de negócios, a Dow Brasil destaca suas contribuições para a arquitetura e urbanismo com produtos e soluções inovadoras e sustentáveis. Com o crescente interesse em construções sustentáveis, principalmente em São Paulo, o Brasil ganha notoriedade no cenário internacional. O país já é o 4º no ranking daqueles com maior número de prédios verdes certificados, atrás só dos Estados Unidos, Emirados Árabes e China. As certificações Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental, na sigla em inglês) são concedidas pela Green Building Council Brasil.

   Arquitetura e construção sustentável - Contribuindo com a crescente tendência de construções sustentáveis, a Dow traz ao Brasil, por meio de sua divisão de Materiais Avançados, soluções para telhados frios ou brancos, já bastante difundidos nos EUA e Europa, e criados da necessidade de eliminação das “ilhas de calor”, responsável pela elevação da temperatura de 1 a 6ºC nas cidades. Para ajudar a combater este fenômeno prejudicial ao meio ambiente, a Dow desenvolveu um revestimento que forma uma membrana protetora elástica, resistente e duradoura em telhados e lajes expostos às condições climáticas extremas. “Os telhados brancos protegem as edificações contra o desgaste e melhoram a eficiência energética, além de reduzir o custo de manutenção e prolongar a vida útil das construções”, afirma Daniel Arruda, gerente de marketing estratégico do negócio de Construção da Dow. Dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol e diminuir o gasto com ar condicionado em até 20%.

   A vida útil dos revestimentos também pode ser prolongada por meio de bactericidas. Bio-Pruf™ é uma solução inovadora que inibe a proliferação de microorganismos como fungos, algas e bactérias. A solução evita contaminação de materiais de construção e também pode ser utilizado em tintas arquitetônicas, levando bem-estar às pessoas alérgicas a mofo, por exemplo, pois evita formação de manchas de umidade e mau cheiro em ambientes.

   Já por meio da divisão de Materiais de Performance, a Dow destaca um extenso portfólio de sistemas formulados com espumas de poliuretano ideais para aplicação em painéis e demais soluções em isolamento térmico que resultam em eficiência energética para a arquitetura e construção. Dentre elas, destaca-se o VORATHERM™, uma família de sistemas de espuma de poliisocianurato utilizados para isolamento térmico de casas e edifícios. O produto atende às necessidades específicas dos clientes em termos de espuma com propriedades físicas e processabilidade de alto desempenho, além de retardante à chama - propriedade-estrutura que é característica da tecnologia empregada em painéis sandwich de poliisocianurato.

   Além disso, a Dow desenvolveu recentemente com uma nova geração de espumas para isolamento térmico com expansores não agressivos ao meio ambiente. Trata-se de sistemas de poliuretano combinados com agentes expansores que não afetam a camada de ozônio e que não causam impacto direto sobre o aquecimento global.

   Infraestrutura - Desenvolvida pela própria Dow Brasil no Centro de Tecnologia de Jundiaí (SP), no início deste ano, é um sistema polimérico bi-componente de alta resistência, elasticidade e adesão ao concreto que proporciona ótima selagem em juntas de dilatação. No segmento de construção civil, juntas são pequenas lacunas entre placas de concreto em vias de tráfego (avenidas, estradas, ruas, pontes etc.) que precisam ser seladas de forma a acompanhar o movimento do concreto e assim evitar rachaduras e consequentes infiltrações no pavimento. Tanto os testes no laboratório de Jundiaí (SP), quanto um teste-piloto no estádio do Engenhão (RJ), realizados pela Dow, mostraram que o JOINLLAST™ 8000 prevê durabilidade mínima de cinco anos, sob força ou carga pesada e intempéries. O produto já está sendo aplicado na reforma da ponte Rio-Niterói para substituir 3 dos 5 mil metros de juntas da estrutura.| www.dowbrasil.com

Ecoducha: banho em ducha com água bombeada através de energia solar promete revolucionar praias, parques e clubes

A Blue Sol, empresa especializada em soluções em energias renováveis, idealizou um projeto que promete revolucionar parques, praias, clubes, condomínios, resorts e residências; contribuindo com o meio ambiente. Trata-se da ECO DUCHA SOLAR BLUE SOL, que consiste em um sistema de bombeamento de água feito através de bombas submersas vibratórias, da Indústria de Motores Anauger, e equipamento de geração de energia da Blue Sol.

   O funcionamento do sistema, baseia-se em retirar a água dos lençóis freáticos através de bombas submersas e levá-la até as duchas para consumo. A energia elétrica necessária para o acionamento das bombas é provida exclusivamente por células fotovoltaicas que captam a energia solar e convertem em eletricidade.

   Essa solução promete revolucionar locais que hoje disponibilizam ducha aos banhistas de diferentes formas, sendo que muitas delas agredindo o meio ambiente e também gerando altos investimentos em energia elétrica. O sistema pode ser uma solução para praias e clubes, por exemplo, que são locais freqüentados por um número expressivo de pessoas.

   Em algumas praias espalhadas por todo o Brasil, as duchas disponíveis aos banhistas funcionam à base de geradores a diesel, que acabam produzindo ruídos e poluindo o meio ambiente. "Buscamos um sistema sustentável, capaz de acabar com as ´gambiarras´ que vemos por toda a parte do País. O sistema não necessita de recursos financeiros altos e também possui fácil manutenção porque a grande maioria dos produtos que o compõem são fabricados por indústrias brasileiras", afirma o diretor da Blue Sol, Luis Otavio Colaferro.

   Ele conta que existem inúmeras vantagens no sistema e que espera distribuí-lo para inúmeras prefeituras de cidades litorâneas, pessoas físicas e empresários de clubes, resorts, condomínios e parques. "A população tem se conscientizado continuamente da necessidade de cuidar do meio ambiente e tem buscado encontrar soluções sustentáveis em todas as áreas. Contribuindo com essa tendência mundial, passamos a disponibilizar as bombas movidas a energia solar, que é limpa, sustentável e renovável a cada dia", afirma o diretor comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez. Ele ainda lembra que para o cliente final, o sistema proporciona também a economia de energia.

   Diversos setores no Brasil estão buscando recursos e investimentos para a preparação do País para os eventos esportivos que acontecerão a partir de 2014. E a Ecoducha pode ser uma excelente opção para cuidados ao meio ambiente nessa época de aumento de usuários em praias do Brasil. "Estamos apostando no sistema, pois dele proporciona água doce aos banhistas, sem resultar em gastos ao estabelecimento onde a ducha se encontra e também sem agredir o meio ambiente", conclui Colaferro.

   O sistema funciona através de células fotovoltaicas; tecnologia que proporciona mais vazão com menor potência, e um bombeamento independente das flutuações do nível de radiação solar. Além disso, essas bombas praticamente não requerem manutenção. O novo produto dispensa o uso de bateria, portanto, haverá água continuamente enquanto houver luz solar. As bombas podem operar em sistemas de geração fotovoltaicos, com potência de 100Wp, 130Wp e 170Wp.

   “Esse produto chega num momento crucial, quando um estudo publicado na revista norte-americana americana Proceedings of the National Academy of Sciences revela que mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. Segundo a publicação, é fundamental e urgente uma revisão nos investimentos em infra-estrutura e uma utilização da água mais racional e comedida”, pondera o diretor comercial da empresa, Marco Aurélio Gimenez.

   1° projeto em andamento na praia de Ipanema - RJ - Está em andamento um projeto de revitalização na Praia de Ipanema (Rio de Janeiro- RJ), idealizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sendo que algumas ações já estão sendo implantadas. Uma delas é a colocação de um deck próximo ao calçadão, na altura do Posto 9, contendo uma ECO DUCHA SOLAR BLUE SOL. O sistema foi doado, sendo instalado até o final do mês de outubro, pelas empresas Anauger e Blue Sol. "Estamos apostando no sucesso de nosso produto nas praias, pois além de proporcionar conforto aos banhistas, ainda disponibilizaremos um sistema totalmente sustentável", afirma Luis Otavio.|

www.blue-sol.com

Divinal Vidros Mineira conquista prêmio Destaques IMEC 2011

Empresa é reconhecida pela segunda vez consecutiva na premiação do segmento da Engenharia de Belo Horizonte

   A Divinal Vidros de Belo Horizonte reafirma a sua importância no mercado vidreiro de Minas Gerais. Pela terceira vez (nos anos de 2008, 2009 e 2011), a empresa conquista o prêmio Destaque da Engenharia do IMEC - Instituto Mineiro de Engenharia Civil, que destaca instituições e pessoas que contribuem para o bem-estar da humanidade e para o desenvolvimento sustentável da Engenharia.

   A cerimônia de entrega foi realizada no dia 25 de outubro de 2011 na sede do CREA-MG, e contou com mais de 400 convidados. Para o gerente geral da Divinal Vidros de Belo Horizonte, Abdo Moreira de Andrade, a conquista do prêmio está relacionada aos serviços prestados pela Divinal Vidros. “Estamos sempre em busca do constante desenvolvimento, com foco em atender as demandas do mercado local”, explica Abdo.

   A seleção dos premiados foi realizada por intermédio da Presidência e da Diretoria de Eventos do IMEC, com pesquisa feita junto aos associados da entidade. O principal objetivo do prêmio é incentivar o desenvolvimento responsável do setor, em aspectos econômicos, financeiros, sociais e ambientais.

   Com 57 anos no mercado, a Divinal Vidros Belo Horizonte possui larga experiência no ramo de vidros para a construção civil. No Estado de Minas Gerais, a empresa detém a marca Tempered em seus vidros temperados, reconhecida como sinônimo de alta qualidade e tradição.|

 www.divinalvidros.com.br

Construir Rio 2011 - Incefra Design lança nova coleção 2012

Painel Rosa com 32 x 56 cm, em kit de duas peçasA Incefra Design, marca do Grupo Incefra, apresenta na Construir Rio 2011 a luxuosa coleção de revestimentos cerâmicos 2012 enriquecidos por padrões, texturas e temas que evocam símbolos e cores inspirados nas belezas e culturas do Brasil.

   Composta por 10 coleções inéditas, a linha Incefra Design 2012 reúne uma grande variedade de revestimentos cerâmicos, formando uma coleção top e exclusiva da marca Incefra. Diferenciadas pelo design e estilo único da marca Incefra, inclui painéis, rodapés, faixas, pastilhados e placas em grandes formatos para piso e parede.

   O lançamento inspira-se nas principais referências da fauna, flora e folclore brasileiros, valorizadas por formatos uniformes e acabamento com borda plana. Parte das coleções destaca a aplicação da alta camada, efeito de relevo prensa e segurança no slip, resultantes de uma avançada tecnologia protetiva desenvolvida pela empresa.

   A Linha Incefra Design reúne 8 coleções, somando 30 modelos em placas, faixas e painéis.|

www.grupoincefra.com.br

Dânica apresenta soluções de alta tecnologia na Construir RJ

Produtos ecológicos e fáceis de montar serão destaque no stand da Dânica
   Para essa edição da Construir RJ, a Dânica exibe as suas novas divisões de negócios voltadas para construção civil, além de grandes obras industriais existirá a divisão de Construção Civil Varejo, que atenderá o mercado varejista com o apoio de revendedores e parceiros na vendas das Telhas Térmicas, oferecendo uma excelente estrutura de atendimento contando com datas pré-agendadas de produção nas fábricas, assegurando rápida entrega. Outra divisão criada pela Dânica devido a necessidade de mercado foi a divisão de Construção Civil residencial, que oferecerá uma linha completa de canteiro de obras e vilas residências, trabalhando o conceito de conforto térmicos, com paredes e telhas térmicas. A ideia é proporcionar conforto para os moradores, gerando maior satisfação e produtividade nas obras. Os materiais da Dânica são 100% ecológicos e reduz o consumo de energia em aproximadamente 21% . Para os canteiros de obras ainda pode-se contar com a agilidade dos painéis Dânica proporcionam rápida montagem e desmontagem podendo ser remontados em outras obras.

   O objetivo da Dânica na feira é tornar seu produto conhecido no mercado de construção civil e estreitar relacionamento com profissionais da área. A Dânica também propõe cadastrar distribuidores de telhas para revenda das Telhas Térmicas Dânica, segundo o coordenador de Novos Negócios - Linha Residencial e Varejo, Giovani Oliveira “a principal expectativa é ampliar as revendas. Na feira já teremos o vendedor do Rio de Janeiro trabalhando. O Rio de Janeiro está em obras e não há mão de obra para instalação, todos estão buscando produtos que racionalizem a construção. Isso faz a diferença” uma casa com 100m2 poder ser concluída em apenas 07 dias uteis.

   As Telhas Térmicas Dânica são fabricadas com tecnologia européia, com revestimento metálico em aço nas duas faces, ou com filme de PVC em uma das faces, e núcleo isolante termoisolante em poliuretano (PUR), nas espessuras de 20mm, 30mm ou 50mm, que bloqueiam em mais de 95% a entrada de calor contra os 38% das telhas convencionais (cerâmica / concreto), reduzindo o consumo de energia em aproximadamente em 21%. Pesam aproximadamente 10kg/m² o que facilita sua aplicação e manuseio, aumentando a sua produtividade. Sua instalação pode ser até 70% mais rápida comparada com as telhas convencionais. Por ser uma telha leve, é possível economizar na estrutura do telhado, reduzindo até 50% de terças utilizadas e eliminando até 100% das ripas. Dispensa o uso de forro interno, quando utilizada em revestimento metálico em aço nas duas faces. Tem excelente padrão estético e opções em cores vivas, design diferenciado, resistentes e duráveis, podendo suportar peso acima de 60kg/m² e o melhor, são 100% ecológicas: A tecnologia de fabricação das telhas não emitem gases do efeito estufa, prejudiciais à camada de ozônio.

   Além de economizar energia, as coberturas construídas com Telhas Térmicas Dânica possuem a vantagem de redução nos custos com seguros e essa economia pode chegar a 40% de desconto.|

www.danica.com.br

Linha de reciclagem de resíduos da Eucatex é premiada

A preocupação constante da Eucatex com o consumidor e com o meio ambiente foi reconhecida na 12ª edição do prêmio TOP Anamaco 2011. O Programa de Reciclagem de Resíduos de Madeira foi premiado na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

   Criada há sete anos como mais uma ação sustentável da empresa, a linha de reciclagem capta, limpa e processa resíduos de madeira, além de despertar a consciência ambiental e a responsabilidade social nos parceiros e na comunidade. O material é utilizado para gerar energia por meio de tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente.

   A autossuficiência da geração energética para as caldeiras, objetivo inicial do projeto, já foi alcançada. Atualmente a Unidade Chapas tem 100% da energia térmica fornecida pela biomassa dos resíduos de madeira. Teriam sido cortadas um milhão de árvores desde o início do programa, caso essa biomassa fosse obtida por meio delas.

   “A experiência obtida pela Eucatex no projeto de reciclagem de madeira a qualifica como excelente opção de coleta de resíduos para reprocessamento e como fornecedora de biomassa de ótima qualidade a um mercado responsável e consciente de seu compromisso com o meio ambiente”, afirma Marcos Nicolino, diretor de Suprimentos e Logística.

   Além da importância de reconhecer o trabalho, a divulgação de ações como essa podem estimular outras empresas a fazerem o mesmo. “Mostrar como funciona na prática é mais efetivo do que estudar a teoria. Se todas as organizações investissem em sustentabilidade, com certeza não teríamos tantos problemas ambientais”, completa.

   O prêmio TOP Anamaco é um dos mais importantes da Indústria, Comércio, Serviços e Atacadistas. Qualidade, competência, visão estratégica e criatividade foram os fatores analisados na avaliação dos participantes.

   Proteção Bacterban facilita a limpeza dos produtos Eucatex

   Pisos laminados e móveis têm vida útil prolongada graças ao antibacteriano
   Cuidar da casa não pode ser uma tarefa demorada. Por isso, cada vez mais as pessoas buscam produtos práticos, modernos e com preços acessíveis. Atenta às necessidades dos consumidores, a Eucatex desenvolveu o Bacterban™, antibacteriano que inibe o crescimento e a reprodução de fungos e bactérias na superfície dos produtos, facilitando assim a limpeza dos ambientes.

   Os pisos laminados Eucafloor e os painéis Eucaprint BP, Eucafibra BP e Formitop, utilizados na produção de móveis residenciais e comerciais, já contam com a proteção. Incorporado durante o processo de fabricação, o antibacteriano proporciona uma superfície mais higiênica, o que aumenta a sensação de limpeza, conforto e contribui para a qualidade de vida e saúde das famílias.

   Aprovado por testes laboratoriais, a proteção ativa da superfície durante a vida útil do móvel está garantida, o que faz com que mantenha uma aparência nova por muito mais tempo. Além das residências, também consultórios, hospitais, restaurantes, escolas e demais instalações comerciais podem aproveitar os produtos com o antibacteriano e oferecer ambientes mais higiênicos para seus clientes. | www.eucatex.com.br

Thiago Ibitinga, aluno de Design de Produto, recebeu como prêmio um IPod e um estágio de seis meses na empresa Simply Led

A Simply Led, empresa que atua em iluminação, especializada em sistemas a LED nos setores residencial e corporativo de alto luxo, em parceria com o IED - Instituto Europeo di Design lançou o desafio para os alunos do segundo ano de Design de Produto, de criar uma linha de luminárias de baixo custo que atendesse os dois setores acima citados e que explorasse a tecnologia LED.

   A apresentação dos trabalhos foi realizada no dia 17 de agosto e o projeto escolhido foi anunciado no dia 06 de outubro durante o evento realizado no IED – São Paulo.

   O 1º lugar ficou com Thiago Ibitinga, recebendo como prêmio um IPod e um estagio de seis meses na Simply Led. Em segundo ficou Rafael Zuchi que recebeu como prêmio um IPod e em terceiro Douglas Couto que recebeu um certificado de participação.

   A premiação contou com a presença dos sócios diretores da Simply Led Mariana Lorenzato e Percy Sitrino, Felipe Garcia, coordenador adjunto de Design de Produto e Priscila Favero.|

 www.simplyled.com.br

Mizumo trata esgoto de obras destinadas aos eventos esportivos

As estações pré-fabricadas de tratamento de esgoto da empresa oferecem benefícios a diversos setores, incluindo os de infraestrutura destinados aos eventos esportivos
   Os altos investimentos previstos para a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil são oportunidades de reduzir algumas carências existentes no País, como as da área de saneamento básico - fornecimento de água tratada ou acesso a redes de esgoto – e de promover uma prática ainda pouco usual: o reúso de efluente tratado.

   Para isso, a Mizumo, unidade de negócios do Grupo Jacto, disponibiliza de estações pré-fabricadas de tratamento de esgoto sanitário (ETEs) dedicadas a diferentes setores, inclusive para as obras que deverão ser incrementadas por conta desses eventos, como centros esportivos, centros de treinamentos, hotelaria, aeroportos e infraestrutura.

   A Mizumo possui flexibilidade industrial e uma estrutura completa e eficiente para atender a variadas necessidades. Hotéis como Atlântico Búzios, o aeroporto de Porto Seguro e os centros de treinamento do São Paulo Futebol Clube e do Grêmio de Porto Alegre são alguns exemplos de instalações que já contam com soluções desenvolvidas pela empresa.

   Para oferecer uma solução dedicada, de acordo com o tipo de empreendimento, a Mizumo dispõe da maior estrutura do mercado de ETEs pré-fabricadas, com engenheiros exclusivos para área de saneamento e outros especializados em diversas áreas, além de técnicos projetistas, químicos e biólogos, que trabalham de forma integrada no desenvolvimento de projetos, incluindo o controle da qualidade e serviços pós-venda, para que as soluções atendam a todos os parâmetros vigentes na legislação brasileira.

   Seus produtos modulares permitem o remanejamento das ETEs e sua ampliação futura, caso necessário. “A possibilidade de reúso de efluente tratado é uma realidade factível nos projetos desenvolvidos pela empresa, que favorece a otimização dos custos e menor consumo de água, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente”, afirma o gestor da unidade de negócios da Mizumo, Giovani Toledo.| www.mizumo.com.br

Instituto Empalux lança projeto de educação ambiental

Mais de 500 alunos aprenderam qual a forma correta de descartar as lâmpadas fluorescentes

   A Empalux lançou no final de outubro o projeto ERA (Educação para Reciclagem Ambiental) em parceria com a Bulbox, empresa que faz a descontaminação de lâmpadas fluorescentes. O objetivo do projeto é levar às crianças a conscientização da preservação ambiental, através do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes.

   O projeto piloto foi apresentado no Colégio Padre João Bagozzi, com palestras educativas para mais de 500 crianças. Como a intenção é ampliar a ação, o ERA está aberto para as escolas que tenham interesse e desejam participar.

   Além de ensinar as crianças sobre a correta destinação, a palestra também destacou a importância de trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que economizam cerca de 80% de energia em relação às incandescentes, diminuindo o descarte e, consequentemente, a geração de lixo.

   Os alunos que assistem às palestras recebem um certificado de participação e ainda levam para casa um gibi, que tem como protagonista o Erinha, um super-herói em forma de lâmpada que alerta sobre o descarte correto do produto.

   O ERA conta ainda com o hotsite www.institutoempalux.com.br/era, onde as crianças podem ver o conteúdo do projeto, baixar o gibi do Erinha, se divertir com os jogos e ainda entrar em contato com o Instituto através do endereço de e-mail e das redes sociais. As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o Instituto Empalux pelo fone (41) 3021.3507  ou pelo e-mail

 institutoempalux@empalux.com.br | www.institutoempalux.com.br/era

Sherwin-Williams é destaque no Prêmio do Top Anamaco 2011

   A cerimônia de entrega do Prêmio Top Anamaco abrilhantou a noite do último dia 25, com a 12ª edição da premiação. Mais uma vez a Sherwin-Williams, referência no mercado de tintas, se consagrou com destaque, conquistando dois prêmios em Marketing e Vendas.

   O case “As cores dos Personagens do Filme Rio Ganharam Vida nas Cores da Sherwin-Williams” coroou os esforços constantes da equipe em surpreender o cliente, mantendo sempre a qualidade e o padrão de inovação da companhia. Em iniciativa inédita, a empresa fechou uma parceria com a 20th Century Fox e lançou uma edição limitada com mais de 50 cores de tintas no sistema Color, todas com as tonalidades dos personagens da animação.

   A campanha “Color Experience – Eu em Milão”, desenvolvida para estreitar o relacionamento com o público especificador, arquitetos e designers de interiores, foi evidenciada com mais um troféu. Um grupo de profissionais foi convidado a uma experiência com cores, imagens e movimento na deslumbrante Milão, Itália. Após palestras e orientação fotográfica os participantes realizaram diversas fotos. O grupo pode trocar experiências e fortalecer as relações, com uma nova expertise em cores.

   O evento, realizado no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, contou com a participação do Tenor Jean William que emocionou a todos com o Hino Nacional Brasileiro. A noite foi banhada por muita alegria e emoção.| www.sherwin-williams.com.br

Remaster vence Prêmio Green Building Brasil 2011 com Inovação Sustentável

Vencedores da premiação entregue ontem foram escolhidos por votação popular e se destacam por iniciativas sustentáveis na construção civil

   A Remaster, pioneira na fabricação de pisos elevados a partir de polipropileno oriundo de material descartado, venceu o Prêmio GBB 2011, promovido pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil) com o objetivo de valorizar boas iniciativas e reconhecer os notáveis no setor da construção civil sustentável. A empresa foi a escolhida pelo público na categoria “Inovação Sustentável”, entre as dez oferecidas pela premiação. A cerimônia de entrega do troféu aconteceu no dia 26 de outubro, na Casa Fasano.

   O evento contou com show da cantora curitibana Thaís Gulin e homenageou importantes indivíduos da sociedade civil ou do governo que são modelos de inspiração e promotores da construção sustentável no País, como o empresário Fábio Barbosa, presidente executivo da Editora Abril, o premiado cientista José Goldemberg e o secretário do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho.

   A categoria em que a Remaster foi contemplada destaca idéias aplicadas a seus sistemas produtivos que colaboraram para a redução de impactos na natureza no setor da construção civil. Um exemplo é a utilização de matéria-prima reciclada e reciclável. As outras duas empresas que disputaram a premiação foram Envec e Somfy.

   A escolha da Remaster na categoria “Inovação Sustentável” faz todo o sentido. Desde sua origem, a empresa incorporou grande porcentagem – cerca de 84% - de material reciclado na fabricação de seus produtos e hoje se destaca pela busca por soluções inovadoras que viabilizem, cada vez mais, a preservação ambiental. O grande sucesso são os pisos elevados para escritórios que evoluíram na aplicação em diversos ambientes de empreendimentos corporativos, comerciais e residenciais e que hoje podem ser utilizados até mesmo para construção e irrigação de jardins sobre laje, um novo sistema concebido em parceria com o arquiteto paisagista Benedito Abbud batizado de Tec Garden.

   Com propostas simples e inovadoras, a Remaster promove economia de até 90% de água e energia, se comparada com sistemas convencionais, e desenvolve tecnologia para o armazenamento de água pluvial e manutenção da permeabilidade do solo, além de redução do consumo por meio de seu sistema flexível e reutilizável de forma racional e planejada. Aposta também na conscientização e transmissão de informações para toda a cadeia do setor da construção civil sustentável, com iniciativas tais como o lançamento da Calculadora Ambiental Online.| www.gbcbrasil.org.br | www.remaster.com.br

 Vídeos mostram dicas criativas em proteção e acabamento de madeira

A Montana Química acaba de lançar uma série inédita com 14 vídeos com passo-a-passo das aplicações de produtos para proteção e acabamento de madeiras
A Montana produziu vídeos com detalhes das aplicações de sua linha de produtos, num ritmo animado para facilitar a vida de quem quer ou precisa aprender a proteger e embelezar por muito mais tempo as madeiras em sua casa ou escritório.

   O passo-a-passo de cada produto em vídeo é útil para quem quer fazer bem-feito, do preparo da superfície da madeira à aplicação do acabamento de sua preferência. Uma ferramenta e tanto para pessoas adeptas da bricolagem, do “faça você mesmo”. Também dá vida aos treinamentos para equipes de profissionais como lojistas, balconistas, pintores, arquitetos, decoradores, paisagistas e construtores, ensinando a maneira correta de utilizar cada produto com economia e ótimos resultados.

   Os 14 vídeos da Montana estão acessíveis aos clientes e ao público em geral nas melhores revendas de tintas do País, nas telas de TV ou redes de microcomputadores, e também nas redes sociais como Facebook, Orkut e Youtube, no canal da empresa (Montanaind).| www.montana.com.br

Edra do Brasil se prepara para lançar os tubos de grande diâmetro

Produto atende diversos setores, em especial o de saneamento básico

Com a instalação da nova fábrica, a Edra do Brasil passará a fabricar e comercializar um novo produto: o tubo de grande diâmetro, destinado especialmente ao setor de saneamento básico.

   Os tubos serão fabricados através do processo de filamento contínuo, característico da produção de tubos PRFV. Este processo permite o uso de reforços em fibra de vidro na direção circunferencial do produto, que recebe a maior parte da tensão que sofre os tubos sobre pressão ou enterrados, resultando em maior desempenho a um menor custo.

   Além disso, o processo de enrolamento contínuo possibilita a aplicação de outros materiais como o véu de vidro ou véu de poliéster, usados para aumentar a resistência à abrasão, resistência química e acabamento do tubo. “Para garantir todas estas características, o controle deste processo precisa ser feito com bastante precisão”, afirma Ígor Bolorino, engenheiro de aplicação da Edra.

   O engenheiro explica que o processo de fabricação dos tubos de grande diâmetro, em geral, consiste em três estágios: liner e estrutura, cura, calibração e corte. “Em primeiro lugar é aplicado o filme desmoldante, seguido do véu que compõe o liner (camada interna). Em seguida, das fibras de vidro de várias formas e padrões, que são embebidas na matriz da resina de poliéster. As camadas estruturais são feitas de vidro e resina e o núcleo é formado por uma camada pura de sílica. Depois do tubo formado sobre o mandril, ele é curado e em seguida cortado no comprimento requerido. As extremidades do tubo são calibradas para acoplar na luva”, explica Ígor.

   Edra do Brasil investe em nova fábrica - a empresa está investindo na construção de mais uma fábrica, que ocupará uma área de 4500 m2.

   Atualmente a Edra conta com um parque fabril de 25 mil m2 e possui equipamentos de última geração. A nova planta industrial terá uma capacidade produtiva de 200 km de tubos de grande diâmetro (de até 2600mm) por ano destinado especialmente ao setor de saneamento Básico, trará um aumento de 25% a 30% da capacidade produtiva total da empresa. “Para isso utilizaremos uma tecnologia italiana na fabricação de tubos em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), que permitirá um melhor desempenho no consumo de matérias-primas e redução do custo fixo desses materiais”, afirma Igor Bolorino, engenheiro de aplicação da Edra.

   Essa tecnologia refere-se a uma máquina composta de um shaft central horizontal, sobre o qual são fixados discos que delimitam o diâmetro do tubo a ser produzido. No perímetro destes discos são montadas travessas formando uma armadura. Para obter a superfície interna lisa do tubo, é enrolada uma fita metálica que realiza o movimento de translado do tubo por meio de dispositivos acoplados ao sistema, proporcionando a produção contínua. Após isso, o mandril gira e a fita se desloca longitudinalmente e, todas as matérias primas são depositadas em quantidade pré definidas sobre o produto. Sensores eletrônicos fornecem feedback dos parâmetros de produção continuamente para que os vários sistemas de alimentação apliquem a quantidade correta de material. “Isso garante que a quantidade de material necessário para construir as diferentes camadas é aplicada durante toda a fase de fabricação”, comenta Ígor.

   De acordo com Arnaldo Gatto, gerente de desenvolvimento da empresa, os investimentos para construção e nos equipamentos giram em torno R$ 15 milhões, investimento compensado pela eficiência de produção. “O principal diferencial desta nova fábrica é seu elevado grau de automação, que reduzirá o consumo energético, tornando o processo produtivo muito mais vantajoso econômica e ambientalmente correto”, conta.

   Além disso, a fábrica foi planejada para atender as exigências de futuras certificações ambientais. “Todos os resíduos da produção desta nova fábrica serão captados, tratados ou descartados de forma correta em nosso aterro industrial”, finaliza Gatto. As obras estão previstas para serem concluídas em março de 2012. Com mais este desenvolvimento a empresa reitera sua capacidade de inovação e solidifica cada vez mais nos mercados em que atua.| www.edra.com.br

Deca: excelência em produtos e renomados prêmios

Em um único dia, empresa recebeu dois importantes prêmios para o setor da construção civil

   Os esforços e investimentos no sentido de desenvolver produtos inovadores que unem sofisticação em design, alta tecnologia, qualidade e soluções economizadoras de água fazem da Deca a marca líder do setor de louças e metais sanitários no mercado nacional. Todo esse prestígio da empresa diante de profissionais e consumidores reflete também em premiações de diversas entidades do segmento, como aconteceu no dia 26 de outubro, quando a Deca conquistou o prêmio NEI na categoria Válvulas de Esfera, e o prêmio Green Building na categoria Empresa Sustentável de Produtos, Materiais e Tecnologias.

   Visando fomentar o mercado da construção civil com ideias sustentáveis e compensar os principais colaboradores do segmento por essas atitudes, o Green Building Council Brasil – do qual a Deca é membro fundador – realizou a entrega dos troféus em um jantar, na Casa Fasano, em São Paulo. Os concorrentes foram avaliados por um júri composto por 26 integrantes do GBC Brasil e definidos por uma votação pública na internet, da qual participaram representantes de empresas do setor e internautas em geral.| www.deca.com.br

Em mais uma iniciativa pioneira, Portinari adquire sistema digital para grandes formatos

Novo equipamento é inédito no Brasil

   Tendência quando o assunto é porcellanato, a impressão com sistema digital e os grandes formatos são duas características que valorizam um produto. Combinadas, garantem ainda mais diversidade na hora de revestir paredes e pavimentos.

   Para ampliar as possibilidades de impressão digital nesses modelos e otimizar ainda mais a qualidade de imagem, a Portinari acaba de instalar uma máquina digital com a maior definição do mundo, 360 DPIs. Até então era utilizado um sistema com 220 DPIs.

   O equipamento, importado da Itália, é uma exclusividade da Portinari no Brasil. A partir de agora, a empresa é a única a produzir porcellanatos de 90x90cm com sistema digital de impressão de altíssima resolução (360 DPIs).

   Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a nova linha digital tem capacidade para produzir 180 mil m² de revestimentos por mês.

   O sistema digital apresenta diversas vantagens apontadas por meio dos ícones lançados pela Portinari: HD (High Definition), 3D Image e ID (Infinity Design). A alta definição (HD) é agregada à variação visual ilimitada (Infinity Design), que resulta em peças sem repetição de imagens para criar combinações ainda mais reais, como acontece com as coleções que reproduzem elementos da natureza. A impressão em 3D permite que a imagem impressa no produto acompanhe toda a superfície nos altos e baixos relevos.

   Recém-lançadas, as coleções Antique HD, Eco Pátina HD, Portland HD, Mármore HD e Tropical HD, com as pecas Ipê HD e Garapera HD, estão sendo produzidas nesse processo pioneiro de impressão em grandes formatos.| www.ceramicaportinari.com.br

Universo Tintas recebe mais uma vez o prêmio Top Anamaco

Neste ano, além da categoria “Inovações Tecnológicas e Internet”, a empresa também ganhou em “Responsabilidade Social” junto com a Artesp

   Pelo quinto ano consecutivo, a Universo Tintas foi uma das campeãs do Prêmio Top Anamaco. A solenidade de entrega dos troféus aconteceu no último dia 25/10, em São Paulo (SP).

   A empresa ganhou dois prêmios. O primeiro foi na categoria Inovações Tecnológicas e Internet, com o case “Tinta Higiênica Universo: mais proteção, mais saúde, mais vida”. O produto, lançado no mercado brasileiro há pouco mais de um ano, surgiu da percepção da empresa de que os padrões de higiene e limpeza estão cada vez mais rigorosos.

   Desta forma, a Universo investiu em pesquisa e desenvolvimento e lançou um produto totalmente inovador e o único no Brasil que combate as três principais bactérias causadoras das infecções hospitalares: Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa.

   Toda esta proteção é comprovada pela norma japonesa JIS Z 2801:2000 métodos - Antimicrobial Products. “Estamos muito felizes com mais um prêmio Top Anamaco, desta vez com um produto totalmente inovador, que cuida da saúde do ser humano. Agradecemos a todos os envolvidos no desenvolvimento da Tinta Higiênica, com sua tecnologia bactericida. Estamos oferecendo às pessoas não somente uma tinta acrílica Premium, e sim mais proteção, mais saúde e mais vida, com cores!”, afirma Ary Machado, diretor comercial da Universo.

   O segundo prêmio da noite foi na categoria Responsabilidade Social, em conjunto com a Artesp (Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo). O case é “Renovação da sede dos escoteiros Marechal Rondon, na cidade de Rio Claro (SP)”. A Universo renovou a pintura das instalações do grupo em maio deste ano.

   Para Machado, participar de ações sociais já está no DNA da Universo. “Estamos muito felizes, por ter ajudado nesta revitalização, ficou excepcional! Melhor do que isto foi ver um espaço que estava em situações precárias e até de difícil utilização, ser novamente ocupado por pessoas da comunidade, que estão verdadeiramente construindo homens e mulheres dentro dos conceitos de caráter, lealdade, humildade e amor”, finaliza o diretor.| www.universo.com.br

Prêmio Top Anamaco 2011 contempla três cases Suvinil

Os produtos Suvinil Acrílico AntiBactéria e Nova Resina Acrílica Base Água foram premiados nas categorias “Marketing e Vendas” e “Sustentabilidade e Meio Ambiente respectivamente”

   A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, foi um dos grandes destaques do prêmio Top Anamaco 2011, realizado na noite de 25/10, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. A marca teve três cases consagrados: Suvinil Acrílico AntiBactéria, Nova Resina Acrílica Base Água e Clube Amigo – Plataforma Digital.

   Com o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas indústrias do setor, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) realiza a premiação desde 1999. As empresas são avaliadas por um júri rigoroso, que analisa os projetos em diversos quesitos, como qualidade, competência, visão estratégica, criatividade, inovação e profissionalismo.

   Lançados em junho e julho deste ano, respectivamente, os produtos Resina Acrílica Base Água”, que inovou com o exclusivo bico dosador da embalagem de 18 litros, que evita o desperdício, e “Suvinil AntiBactéria”, a primeira tinta antibacteriana a conseguir o selo de aprovação da Anvisa, venceram as categorias ”Marketing e Vendas” e Sustentabilidade e Meio Ambiente” respectivamente. O terceiro troféu da Suvinil veio com a categoria Inovações Tecnológicas e Internet” por meio do case “Clube Amigo – Plataforma Digital”.

   A BASF, empresa detentora das marcas de tintas imobiliárias Suvinil e Glasurit, é reconhecida no mercado por apresentar uma das mais eficazes cadeias logísticas no setor de tintas e vernizes. A integração operacional com a equipe de vendas tem um impacto direto na eficiência do setor, o que possibilita aos clientes uma melhor administração de seus estoques e consequentemente menores custos de capital pela maior confiança no atendimento de seus pedidos.

   Suvinil recebe Prêmio Top of Mind da Folha de SP pela 9ª vez consecutiva

   Com 31% dos votos, marca se consolida como uma das mais lembradas pelos consumidores

   Destaque na categoria “Tintas”, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, recebeu pela nona vez consecutiva, o Prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo. A pesquisa, realizada pelo Datafolha, revela quais são as marcas mais lembradas pela população brasileira.

   Segundo Eugênio Luporini Neto, Diretor de Marketing de Tintas Imobiliárias da BASF, a premiação motiva a companhia a continuar investindo em produtos que facilitem a vida do consumidor. “Além disso, é muito gratificante sermos invictos neste importante prêmio”, afirma.

   O reconhecimento é reflexo das constantes inovações propostas pela Suvinil e está em consonância com o novo posicionamento da marca, que conseguiu detectar a partir de um estudo realizado com mais de oito mil pessoas em 49 cidades, que ao longo dos últimos anos, a tinta deixou de ser apenas um material de construção e passou a ser item de decoração, sendo a maneira mais econômica e fácil de transformar um ambiente. “Sabemos que o lar é a maior conquista das pessoas, é o reflexo de suas personalidades. Assim, no momento da pintura elas esperam sempre obter o melhor resultado e, por isso, escolhem o melhor produto. Nós estamos atentos a este movimento do mercado e trabalhamos para superar estas expectativas“, conclui Eugênio Luporini Neto.

   A premiação aconteceu no último dia 25 de outubro. Em 2011, a Suvinil já recebeu os prêmios As Empresas Mais Inovadoras do Brasil (Época Negócios), Top of Mind (Folha de S. Paulo), Top Anamaco e Marca de Confiança (Revista Seleções).| www.suvinil.com.br

Tec Garden da Remaster vence o Prêmio Abrafac 2011, anunciado durante o maior evento de Facilities Management do Brasil

Solução exclusiva para coberturas verdes e jardins sobre laje conquistou a premiação oferecida durante o Congresso & Expo Abrafac na categoria Responsabilidade Social

   O sistema construtivo para jardins sobre laje e tetos verdes Tec Garden é o grande vencedor da categoria Responsabilidade Social do Prêmio Melhores do Ano Abrafac 2011. O produto se destacou entre as melhores ideias desenvolvidas no segmento aplicadas ao setor de facilities management e conquistou a premiação que integra a programação do Congresso & Expo ABRAFAC 2011. Idealizado em parceria com o arquiteto Benedito Abbud, o Tec Garden permite a construção e irrigação de jardins sobre laje em empreendimentos corporativos, comerciais e residenciais. Proporciona economia de água e energia elétrica, além de colaborar para o conforto térmico de ambientes internos e para obtenção de temperaturas mais amenas.

   O anúncio dos vencedores do prêmio aconteceu na noite da quinta-feira (20/10/2011), em jantar organizado para aproximadamente 300 convidados no Buffet Baiuca Rebouças, no Jardim Paulista, São Paulo. Além de Responsabilidade Social, conquistada pela Remaster, o Prêmio Abrafac possui mais seis categorias: Gerenciamento/Manutenção/Operação/Utilidades, Space Planning, Serviços, Estudos e Pesquisas, Suprimentos e Trabalhos Acadêmicos. Durante o Congresso & Expo, o público teve a oportunidade de participar da escolha dos vencedores. Cada case foi defendido por um especialista, em apresentações de 20 minutos. No caso do Tec Garden, a defesa do case foi apresentada por Ricardo Paschoal, engenheiro do departamento de tecnologia da Remaster.

   O que chama a atenção do Tec Garden Remaster, além de possibilitar economia de água e energia, é o modo de instalação e manutenção do produto, simples e de baixo custo. Seu sistema ecoeficiente reserva as águas das chuvas para irrigação do jardim, sem utilização de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes.

   Funciona assim: uma vez montado o jardim com forrações, arbustos, árvores e palmeiras (as plantas são indicadas conforme o caso), o sistema de irrigação atua de maneira semelhante ao que acontece com um lençol freático na natureza. As águas da chuva penetram na terra, são filtradas pelo próprio solo e ficam armazenadas no vão sob as placas. No caso de chuvas intensas, um sistema de “ladrões” drena o excesso de água e não permite que o solo encharque. Quando acaba a chuva ou em épocas de clima seco, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas, secando a terra. No caso de estiagem prolongada, o sistema prevê uma alimentação de água a partir da rua e assim, irrigação permanente sem danos ao sistema.| www.remaster.com.br

Impregnante Stain da Brasilux embeleza e protege

Além de um aspecto estético melhor, o impregnante Stain da Brasilux penetra na madeira, tornado-a muito mais durável ao intemperismo e protegendo-a contra fungos, bactérias e umidade.

   Seu uso é recomendado para interiores e exteriores, sobre superfícies de madeiras em geral como, portas, janelas, barcos, cercas e objetos decorativos. É de fácil aplicação e com um ótimo rendimento, de 35 a 40 m2 por galão.

   Porém, para que a aplicação seja feita de forma a precisar de o mínimo de demãos e tenha o melhor resultado, é preciso que te atente para a correta preparação da superfície, que deverá estar seca e isenta de contaminantes, ou seja, limpa e sem poeira, graxa ou óleo impregnados. Após esta etapa, pode-se aplicar o verniz e, em aproximadamente 2 horas, a secagem estará seca ao toque.| www.brasilux.com.br

SOBRAC busca certificação profissional para separar ‘joio do trigo’
Encontro no próximo dia 21, em São Paulo, vai tratar de tecnologias e normas do setor

   A SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica) promove o seu Encontro Anual no próximo dia 21 de novembro, a partir das 9 horas, na sede do MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, com dois objetivos básicos: debater os principais assuntos do setor e comemorar o 27º aniversário de sua fundação.

   Destinado para projetistas de acústica, arquitetos, especificadores e engenheiros, o evento – que vai tratar de legislação, normas, compatibilidades, tecnologias e certificação dos profissionais do setor; apresentar um bureau de tecnologia dedicado às empresas fornecedoras de produtos e serviços dirigidos ao setor; e homenagear os engenheiros Fernando Aidar e Shaia Akkerman.

   A certificação dos profissionais do setor é o principal tema do Encontro. Pela primeira vez, a entidade estuda a criação de mecanismos para identificar ‘quem é quem’ no mercado e, com isso, separar os bons profissionais daqueles sem qualificação para atuarem no setor. Para isso, convidou duas instituições que implantaram, com sucesso, programas de certificação profissional: a Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO); e a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI).

   A ProAcústica também vai contribuir com o tema com a palestra “Expectativas do Mercado Imobiliário”. Além disso, o presidente, Davi Akkerman, vai explicar como a entidade trabalhará em sintonia com a SOBRAC para fortalecer o setor acústico do País.

   “A ideia é que as pessoas comprovem seu conhecimento para desenvolver atividades acústicas e assinar laudos”, explica a presidente da SOBRAC, professora Dinara Paixão, acrescentando que o assunto irá constar da pauta do Congresso Internacional Técnico-Científico da SOBRAC no ano que vem em Belém, no Pará.

   O evento também vai abrir espaço para apresentação de “cases”, tendências e soluções inovadoras para isolamento acústico por parte da Cebrace (vidros); Isover (Isolantes); Claris (Janelas); Atenua Som (Janelas e Holografia Acústica; Total Safety (Calibração); Owa (Forros e Painéis); e Inacoustics (Software SONarchitect).

   O Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Acústica conta com o patrocínio da Cebrace, Isover, Owa, Claris, Ambi, Atenua Som, Total Safety, Woodfit e InAcoustics; apoio da ProAcústica e do Vibranews, portal informativo da Vibrasom.

   Serviço: Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) / 21-11-2011/ das 9:00 às 18h30 / no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) / Avenida Europa, 218, São Paulo, SP / (11) 2594.2601| www.eventosobrac.com.br

Com layout moderno e múltiplas funções, Eurosystem anuncia novo site

Com fácil navegação, o site possibilita acesso a mais informação e agilidade na busca
Fabricante de portas e janelas em PVC, a Eurosystem, marca pioneira do ramo, lança seu novo site. Com um layout moderno e múltiplas funções para o seu usuário, o site conta também com portfólio que apresenta construções com os produtos da marca.

   O consumidor tem ainda a possibilidade de visualizar as principais linhas de portas e janelas em PVC: classic, design, compact e colors. Outra praticidade é solicitar orçamentos e uma análise de profissionais, que irão verificar e apontar quais os melhores produtos para a construção ou reforma da residência.

   Caso o internauta queira ainda pode conhecer um pouco mais sobre o PVC, pois o site possui uma área exclusiva que apresenta informações sobre a fabricação, qualidades, desempenho térmico, acústico e todos os modelos de esquadrias que a marca possui. “O site está com design moderno, remetendo aos nossos clientes toda a inovação de nossas linhas e a qualidade empregada na fabricação das portas e janelas Eurosystem.”, declara Marcelo Cassettari, diretor de marketing da empresa.| www.eurosystem.com.br

Fernando Veiga Prata é o novo diretor da divisão NBK do Grupo Hunter Douglas

   Fernando Veiga Prata, 46 anos, é o novo diretor da Divisão NBK, pertencente ao Grupo Hunter Douglas do Brasil (empresa líder no mercado nacional de cortinas, persianas, forros, brises e fachadas). Ao longo de seus 28 anos de carreira, Fernando atuou como Estrategista Sênior de Investimentos do Banco Merill Lynch em Wall Street (New York); foi diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores do Grupo Cecrisa Revestimentos Cerâmico e presidente, por oito, anos da Gail Arquitetura em Cerâmica. O executivo é graduado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade de Southern Califórnia (USC) em Los Angeles (USA).

   HunterDouglas é uma multinacional holandesa – matriz sediada na cidade de Rotterdam – fundada por Henry Sonnerberg, há 90 anos. Atualmente é composta por 169 empresas com 69 fábricas e 100 montadoras em mais de 100 países. É líder mundial em decoração de janelas e principal fabricante mundial de produtos arquitetônicos. O grupo HunterDouglas detém algumas marcas, como: Luxaflex – cortinas, persianas e toldos / HunterDouglas Produtos Arquitetônicos – forros, brises, revestimentos e fachadas / 3form - painéis translúcidos em ecorresina / NBK – fachadas ventiladas em terracota.

   No Brasil está presente desde 1969. No mundo, o Grupo HunterDouglas conta com 17.500 mil funcionários.| www.hunterdouglas.com.br

Concrete Show South America confirma expansão da construção civil no Brasil

25 mil pessoas passaram por evento em São Paulo com movimentação projetada de mais de R$ 800 milhões

   Se a crise internacional está pressionando diversos mercados, pelo menos o setor da construção civil não dá indícios de que deve desacelerar tão cedo. O Concrete Show South America, maior encontro de tecnologia e troca de experiências da área na América Latina, demonstrou isso.

   Um público de 25 mil pessoas passou pelo Centro de Exposições Imigrantes entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Em 2011, o Concrete Show cresceu 17% em número de visitantes, na comparação com o ano anterior. Desse contingente, 20% veio de fora do Brasil, confirmando a condição atrativa em que o País se encontra.

   Estima-se que cerca de R$ 800 milhões em novos negócios tenham sido gerados a partir da feira, que contou com mais de 500 expositores espalhados por 53 mil metros quadrados de área interna e externa.

   Os valores se confirmam quando se analisa o perfil do público presente ao evento. 29% dos visitantes eram donos de empresas, presidentes ou sócios, o que dava a eles a prerrogativa de fechar grandes – e bons – negócios durante o Concrete Show.

   Os bons ventos do mercado nacional sopram também em outras regiões. O sucesso do Concrete Show no Brasil levou à criação do Concrete Show Índia, que acontecerá de 23 a 25 de fevereiro de 2012. “As oportunidades de negócios em construção civil para os chamados países emergentes são enormes, por isso estamos levando nossa bem sucedida experiência para a Índia”, entusiasma-se Cláudia Godoy, diretora geral da UBM Sienna, organizadora da feira.

   Sucesso absoluto – mais de 70% de renovação para a edição de 2012 - O Concrete Show South America 2011 terminou com projeção mais do que positiva. “Já fechamos 70% da feira de 2012 neste ano. Isso mostra a confiança do mercado em nosso evento e no setor como um todo”, afirma Cláudia Godoy.

   A rapidez no fechamento dos espaços pelos expositores atuais significa diretamente sua satisfação com o evento e a expectativa da cadeia produtiva do concreto e da construção civil em continuar participando daquele que se consolidou como principal ponto de encontro e negócios deste segmento.

   “Temos certeza de que faremos um evento ainda melhor no ano que vem. O mercado continua aquecido e os expositores terão muito a mostrar”, finaliza Cláudia.| www.concreteshow.com.br

Mosarte consolida a marca na feira de revestimentos Cersaie

A Mosarte levou para Cersaie, a maior feira de revestimento que acontece na Itália, a qualidade e a inovação da tecnologia brasileira nos produtos que refletem o melhor da matéria-prima nacional. Os detalhes da fabricação artesanal e o reaproveitamento também chamaram a atenção de quem buscava propostas inovadoras o que facilitou nas vendas dos produtos.

   A empresa conseguiu atingir regiões importantes como alguns países da Europa, Ásia, Oriente Médio. “Há muitos anos buscamos um espaço nesta feira e não tínhamos ideia do perfil dos clientes ou contatos que atenderíamos. Fomos surpreendidos por um grande número de empresas interessadas em comercializar nossos produtos, fazer parcerias e até por arquitetos ansiosos para terem o produto imediatamente disponível”, explica Marco Aurélio Sedrez, presidente da Mosarte.

   Foram investidos cerca de R$ 120 mil para levar uma seleção de revestimentos especiais da marca para a Itália. O Vime da linha Bioplant chamou a atenção com os grampos de madeira reaproveitados, o Talha, Talha Marmo e o Itatiaia Legno revelou a beleza das madeiras nativas e o Edifícius feito em cimento com detalhe em espelho foi uma atração inusitada pela criatividade no uso do concreto. “Percebemos que o mercado europeu está em busca de novas matérias-primas e de novas propostas, como por exemplo, o inesperado sucesso dos revestimentos feitos em mármore em módulos pequenos sem junta”, afirma Sedrez.

  Embora a exportação dos produtos não tenha sido afetada pela crise mundial, a Mosarte está em processo de desenvolvimento de ações para conquistar pequenos revendedores que necessitam de estratégias específicas e com isso, espera aumentar o percentual de vendas na Europa nos próximos meses. “A nossa visão com relação ao que vimos na feira é que todos estão trabalhando para poder melhorar os produtos e serviços. Procurando coisas diferentes para justificar e despertar o interesse nos nossos clientes.”, finaliza.| www.mosarte.com.br

Revolucionário sistema construtivo em madeira chega ao mercado

O Sistema construtivo inovador, fruto da parceria entre as empresas Plantar e Montana Química, aperfeiçoa radicalmente a construção em madeira tratada no Brasil

   O novo conceito atende pelo nome de Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor. “O Grupo Plantar não vende eucalipto, vende Amaru. Assim como a Montana não vende stain, vende Osmocolor”, afirma Ricardo Moura, vice-presidente do Conselho do grupo Plantar e diretor da Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais. A comparação bem-humorada tem tudo a ver com qualidade e o compromisso das duas empresas, líderes nos respectivos segmentos, com a excelência em seus produtos. A mensagem também sintetiza a união de esforços em torno da nobreza da madeira como matéria-prima, sem comparação com qualquer outro material construtivo tanto pelo alto desempenho físico-mecânico, quanto pelo aspecto ecológico.

   Amaru é madeira de eucalipto tratada com o preservativo Osmose K-33 CCA, uma matéria-prima muito especial. “Foi desenvolvida a partir de uma variedade de eucalipto comprovadamente adequada à construção civil e, então, clonada com exclusividade pela Plantar que há 43 anos pesquisa e desenvolve tecnologia florestal no País. Cada muda de eucalipto produzida tem o DNA da matriz, permitindo aquilo que tecnicamente se denomina reprodutibilidade e rastreabilidade de cada peça de Amaru. O cliente poderá saber com segurança a origem e o DNA.”

   Amaru Perfilado é um sistema construtivo com produto padronizado no comprimento e em diâmetros das peças com 11, 13 e 15 centímetros para as mais diversas finalidades na obra. “As toras não apresentam problemas de fendilhamento nem de conicidade. O sistema permite ao construtor maior rapidez na execução de encaixes com excelente padrão de qualidade, além de facilidade no transporte e armazenamento das peças. O tratamento preservativo e o acabamento com Osmocolor Stain asseguram durabilidade e beleza à obra”, destaca Ricardo.

   Em construção – Na primeira fase do projeto, a Montana e a Plantar estão empenhadas num trabalho de treinamento para profissionais em rede nacional, utilizando a infraestrutura das revendas parceiras. Trata-se do “Curso de Capacitação de Mão-de-obra para Montagem de Estruturas de Madeira Roliça” utilizando Amaru e Osmocolor. “No curso de três dias – explica Ricardo Moura – ministrado por um arquiteto e um carpinteiro experientes, são apresentados e executados vários tipos de estruturas em madeira usadas na construção civil como, por exemplo, tesouras, pilares simples, duplos e sanduíche, entre outros. Os participantes fazem aplicações de Osmocolor em três demãos e levam amostras do produto para treinar em casa. O público-alvo é composto por arquitetos, engenheiros, carpinteiros e empreiteiros. Já foram treinadas 23 turmas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, num total aproximado de 200 profissionais.”

   Na segunda fase, os cursos são ministrados por duas arquitetas, que apresentam modelos de projetos residenciais e comerciais, além de demonstração prática da melhor maneira de conceber e representar graficamente uma estrutura de madeira. “São feitos os detalhamentos de encaixes, das instalações hidráulicas e elétricas, mantas para telhados, interfaces com alvenaria, entre tantos outros itens. Os participantes recebem um exemplar do ‘Manual para Fabricação e Montagem de Estrutura de Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor’. A ideia é que este material vire uma nova referência técnica para engenheiros e arquitetos executarem seus projetos.” Num verdadeiro círculo virtuoso, estas iniciativas conjuntas se complementam com o lançamento pela Montana do “Manual de Projetos e Construção de Estruturas em Peças Roliças de Madeira de Reflorestamento”, baseado na tese de mestrado do engenheiro Leandro Dussarrat Brito, da USP, juntamente com a implementação da norma ABNT 7190 para estruturas de telhado e das categorias de uso da madeira tratada na construção civil.

   O projeto que une a Plantar e a Montana aposta na qualidade e na sustentabilidade. São duas empresas brasileiras investindo no treinamento e capacitação de mão-de-obra local, para desenvolver o mercado da madeira tratada no Brasil.| www.montana.com.br | www.plantar.com.br |

Após ISO 9000, PKO do Brasil recebe certificação do Inmetro

O mercado de construção civil passa a contar com o fornecimento de vidros certificados pelo Inmetro através da PKO do Brasil, beneficiadora de vidros temperados, laminados, insulados e tecnológicos

   Um eterno canteiro de obras, onde se destacam prédios e centros empresariais, residências e até mesmo pelas construções e melhorias para os eventos que chegarão ao Brasil nos próximos anos (a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016), o país coloca a indústria da construção civil num patamar jamais visto. Para atender toda a demanda das construtoras, a PKO do Brasil iniciou em Abril, o processo de certificação de seus vidros temperados de classe B - 6 e 8mm e classe C - 10mm para aplicação na construção civil, recebendo a aprovação final do Inmetro e Instituto Falcão Bauer na segunda quinzena de Julho.

   Vislumbrando um mercado que não para de crescer e com o intuito de fornecer produtos de alta qualidade, a PKO do Brasil reconhece a importância do momento para a indústria vidreira. “No atual cenário o vidro se destaca. Cada vez mais utilizado, o produto ganha espaço principalmente em projetos sustentáveis, pois são 100% reciclável, promovem conforto térmico, acústico e controlam a entrada de raios solares nos ambientes”, completa Myrian Ang – diretora de marketing da companhia.

   Hoje em dia é praticamente impossível ver um projeto que não tenha o vidro como sinônimo de sofisticação, versatilidade, eficiência energética e acústica. Muito utilizado no mundo todo, o produto fornece características exclusivas aos diversos projetos como leveza visual, brilho, abertura e transparência, sendo muito procurado por construtoras, arquitetos, projetistas e engenheiros para todos os tipos de obra.

   E foi o aumento dessas demandas que levaram a PKO do Brasil a certificar a qualidade e segurança dos mesmos. “Nós próximos anos, pretendemos estar entre as cinco beneficiadoras de vidro mais procuradas pela indústria da construção civil. O caminho que decidimos trilhar para alcançar esta meta é o da certificação de nossos produtos pelos principais Institutos do país. Iniciamos com dois, mas em breve teremos todas as linhas certificadas”, destaca Myrian.

   Para este projeto, a empresa estudou, entendeu e aplicou juntamente com colaboradores os quesitos da Norma 14698/2001. Organizaram-se forças tarefas entre as equipes para que todas as necessidades identificadas fossem cumpridas dentro de um cronograma interno. Cumpridas estas etapas foram submetidos à auditoria para certificação e realização dos ensaios dos produtos no laboratório do Falcão Bauer. “Não nos surpreendemos com a recomendação dada pelo Auditor para a certificação devido ao empenho, comprometimento e confiança que todos os colaboradores demonstraram no cumprimento de suas responsabilidades”, Nilson Silva – Gerente de Planejamento.
Com a certificação e conseqüente utilização do selo de conformidade do Inmetro, a empresa busca o fortalecimento e posicionamento da marca PKO no segmento, firmando cada vez mais a relação de confiabilidade dos produtos aos atuais e futuros clientes, além de intensificar a atuação na construção civil com produtos cuja qualidade são devidamente certificadas por órgãos competentes.| www.pkodobrasil.com.br

Acquabrasilis comemora 10 anos – Conheça a história

Com uma carteira de clientes renomados, empresa se torna referência em desenvolvimento sustentável

   Referência no mercado de água de reúso, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais e tratamento para fins não potáveis, a Acquabrasilis está comemorando 10 anos em grande estilo.

   Em 2003, a empresa recebeu o Prêmio TopS Meio Ambiente de "Excelência Ambiental em Produtos e Sistemas na Construção e Habitação", concedido pelo Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e na Habitação. Em 2007, desenvolveu diversos trabalhos no âmbito da certificação ambiental, "LEED", tendo colaborado com a GAFISA e com a CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), no desenvolvimento de soluções no âmbito das águas, para a certificação ambiental do empreendimento Eldorado Business Tower em São Paulo.

   Neste ano, foi contratada para participar do empreendimento coorporativo Brookfield Malzoni Faria Lima, da Brookfield Incorporações e Grupo Victor Malzoni. A Acquabrasilis é a responsável por projetar, fornecer e instalar um conjunto de sistemas para o tratamento de águas cinzas para reúso; tratamento de águas pluviais e de dreno de ar-condicionado para aproveitamento da água tratada em fins não potáveis. Conhecido como “Casa Bandeirista” este projeto será um marco para o patrimônio histórico da cidade de São Paulo, além de ser um projeto de destaque na Avenida Faria Lima, pela sua arquitetura e vão livre.

   Com mais de 320 projetos realizados e 143 sistemas fornecidos e instalados no Brasil, a Acquabrasilis possui em sua carteira de clientes empresas como: Exto, Fortenge, Lucio, Tarjab, Construtora Porte, Tecnisa, Even, Gafisa, Trisul, Sobloco (Riviera de São Lourenço), MB Brookfield, Diálogo, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Penitenciária de Bangu, MRV, Tenda, Petrobrás, São Carlos, Living, Mac, Camargo Correa, Queiroz Galvão, entre outros.

   A tecnologia original alemã para tratamento e reúso de esgotos e águas cinzas, foi adaptada pela empresa às necessidades dos projetos empresariais e de empreendimentos imobiliários do Brasil, seja de pequeno, médio ou grande porte. Com estações compactas, de operação simples, com baixo consumo energético e manutenção simples e barata, elas podem ser instaladas próximas aos pontos de geração de efluentes e são uma solução para diversos tipos de empreendimentos que necessitam diminuir os custos com a água, reduzindo a poluição e contribuindo para preservar o meio ambiente. Além de instalação, manutenção, e consultoria no que diz respeito a uso racional de água e certificações ambientais no âmbito da água, a AcquaBrasilis desenvolve soluções customizadas de reúso e de redução de consumo de água potável para cada projeto.

   “Nossas conquistas dos primeiros dez anos de existência da AcquaBrasilis são um grande incentivo para a continuidade e o crescimento de um trabalho sério e responsável na busca constante das melhores soluções técnicas, do bom atendimento do cliente, sempre em benefício do meio ambiente.” afirma a diretora da empresa, Sibylle Muller.| www.acquabrasilis.com.br

Abra a janela e a porta para a qualidade

Mado produz janelas e portas que já saem de fábrica com o requinte e o mais alto padrão dos móveis finos, projetados pelos designers mais criativos

   Tecnologia, Pesquisa & Desenvolvimento, preocupação com o meio ambiente e atenção com as solicitações de seus clientes, a empresa paulista Mado Janelas & Portas faz a diferença e se destaca no mercado da construção civil. Desde 1998 atua no segmento e é responsável pelas esquadrias de madeira de projetos renomados espalhados por todo o Brasil.

   A empresa possui fábrica em Iperó, interior de São Paulo com mais de três mil metros quadrados de área construída. De acordo com o diretor da empresa, Alexander Takata essa é a parte fácil do processo. “A nossa maior preocupação é entender o que o cliente quer para que possamos atendê-lo da melhor forma possível”, destaca. Uma de suas metas é trabalhar 100% com produtos base água. “O mercado está começando a acordar para o tipo de acabamento utilizado. O mais importante é o resultado final, porém, faz parte dos nossos valores a preservação do meio ambiente”, explica o diretor.

   Para conquistar o altíssimo padrão de qualidade e a confiança de arquitetos e, engenheiros, as portas e janelas passam por um ciclo diferenciado que envolve maquinário europeu de última geração, trabalho artesanal e madeira selecionada para fabricação de vigas coladas. “Após a peça ficar pronta, um dos itens mais importantes que farão a diferença no final é o lixamento. Ele é o coração do produto e caso não seja bem feito resulta em algo esteticamente imperfeito. Por isso é importante investir no processo de pintura para que o resultado final seja macio ao toque e tenha os padrões de qualidade que os clientes exigem e que devem ser respeitados”, avalia Alexander.

   Sintonia - A Mado é parceira da Montana e utiliza produtos das três áreas da empresa: preservação de madeiras (Osmose TI20), construção civil (stains Osmocolor) e indústria moveleira (esmaltes e vernizes poliuretanicos base de água). “Nós compartilhamos do mesmo objetivo da Montana. Queremos fortalecer o mercado de madeira e ressaltar seus diferenciais como a qualidade, durabilidade, conforto e nobreza”, avalia Takata.
Dentre os tipos de peças comercializadas estão janelas e portas com isolamento térmico e acústico, com sistema de correr, tipo painel, venezianas, além de acessórios como vidros duplos, telas mosquiteiras, maçanetas e dobradiças exclusivas.| www.mado.com.br | www.montana.com.br

 

 

V A R E J O

 

 

Guto Índio da Costa assina poltrona arraia da Saccaro

   O designer Guto Índio da Costa, um dos mais conceituados do Brasil, assina uma peça com exclusividade para a Saccaro. Trata-se da Poltrona Arraia, inspirada na forma fluída e suave do peixe que dá nome a peça. Com seu design simples, sem cantos e sem arestas, a Arraia tem uma moderna estrutura metálica em aço inox e trançado em fibra natural, que confere um visual elegante, convidativo e envolvente.

   O designer - Há 20 anos no mercado, o designer carioca Guto Índio da Costa coleciona convites e prêmios com suas criações. A frente do escritório Índio da Costa AUDT (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes) ao lado de seu pai, o renomado arquiteto Índio da Costa, Guto e sua equipe são responsáveis por mais de uma centena de projetos, muitos dos quais alcançaram visibilidade internacional e influenciaram diretamente a vida de milhões de pessoas.| www.indiodacosta.com | saccaro.com.br

Fibra Móveis inaugura novas lojas em São Paulo

Marca de móveis de fibra inaugura lojas em São Paulo, com previsão de mais 20 unidades espalhadas por todo o Brasil para o próximo ano

  Com móveis de alto padrão, e presente no mercado há 14 anos, a Fibra Móveis, loja de móveis em fibra, inaugura mais três unidades, com previsão de mais 20 espalhadas por todo o Brasil para o próximo ano.

   Já com estabelecimentos no Brooklin, na Av. Professor Vicente Rao, 2077 e em Embu das Artes, na Av. Elias Yasbek,1130, a marca terá agora unidade em Moema, com espaço de 200 m², localizado na Alameda Jauaperi, 1241 e no Butantã, na Rua Alvarenga, 1192, com loja de dois andares, em um total de 800 m², ambas com inauguração confirmada para o dia 19 de outubro. Para os próximos dias está previsto o lançamento de mais um showroom em Alphaville, na Alameda Araguaia, 750, loja 10, com 250 m² e, em 2012, está confirmada mais uma unidade no bairro do Tatuapé.

   Desde o seu lançamento, e com constantes modificações no design de suas peças, a Fibra Móveis hoje apresenta showroom com mais 200 móveis, sempre com um espaço sofisticado, que oferece ao cliente a possibilidade de visualizar diversas opções de decoração para a casa, tanto em áreas internas, quanto externas. Sua linha conta com objetos em fibra natural, ideais para dentro de casa e de fibra sintética, ótima opção para decorar áreas de varandas, piscinas, jardins, sacadas e espaços gourmet, já que possuem uma maior proteção contra as intempéries do tempo.

   São peças com alta durabilidade, de fácil manutenção e que ornam com qualquer ambiente. A Fibra Móveis ainda conta com objetos de decoração para todos os espaços da casa.| www.fibramoveis.com

Multinacional portuguesa de bedding systems chega ao Brasil

   A Colunex, multinacional portuguesa no setor de bedding systems, abre a sua primeira loja no Brasil, no CasaShopping, com projeto assinado por André Piva. A empresa, que em 2011 completa 25 anos de vida, possui 14 lojas próprias em Portugal e exporta para todo o mundo, sendo líder de mercado em conforto, tecnologia e design.

   A proposta da empresa é bem distinta da oferta existente no Brasil: nos colchões e travesseiros destaca-se o conforto, o benefício para a saúde da coluna, a qualidade e durabilidade dos materiais, e o caráter hipoalergênico e ecológico. Os sommiers (boxes) e as cabeceiras são de design contemporâneo e com acabamentos de primeira classe. As peças utilizam tecidos nobres e couros ecológicos, e podem ser totalmente personalizados tanto nas medidas, quanto no desenho. A criação usa as mais modernas tecnologias de produção computadorizadas 3D, aliadas à excelência da arte e da costura manual europeia.

   Os produtos Colunex são concebidos e produzidos na Europa, através das mais modernas técnicas do mundo. Os testes são levados à exaustão, sob tecnologia de ponta, o que permite à Colunex oferecer ao mercado produtos que após anos de utilização, continuam como novos.

   A Colunex participa das maiores feiras internacionais do setor entre as quais se destacam a I Saloni em Milão, e a Maison et Objet em Paris, o que lhe confere um diferencial intrínseco de atualidade, comprometimento com as tendências e experiência criativa. A empresa possui também soluções para hotelaria, que primam pela excelência do conforto e durabilidade, cumprindo as mais exigentes normas internacionais.

   Colunex - Av. Ayrton Senna, 2150 /Bloco E - lojas J e K, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2108.8400 / 2108.8401| www.colunex.pt | www.colunex.com.br

Bontempo chega ao Rio

Inaugurada em 1978, mas com 135 anos de tradição na industria moveleira, a Bontempo abre sua primeira loja no Rio. A loja de 250m² no CasaShopping, apresenta novidades em móveis planejados – são mais de 40 tipos diferentes de acabamentos, como as lâminas de madeira italianas e lacas alto brilho exclusivas. A equipe de vendas, formada por arquitetos e designers. está preparada para ajudar no projeto de cozinhas, dormitórios, salas, home theaters e home offices.
   Bontempo - Av. Ayrton Senna, 2150, Bloco A, lojas 106 e 107, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Tel: (21) 2429.8247 e 2429.8248| www.bontempo.com.br

C&C e Docol promoveram palestra com o renomado estilista Jum Nakao, em São Paulo

   A C&C Casa e Construção em parceria com a Docol promoveram um encontro voltado a designers e arquitetos com a presença do estilista e diretor de criação Jum Nakao, reconhecido por suas criações ousadas, como no desfile “A costura do Invisível”, de 2004, trabalho desenvolvido com papel e considerado um dos mais importantes do século pelo Museu de Moda de Paris.

   O evento aconteceu no último dia 25 e reuniu profissionais de arquitetura, estudantes e representantes de ambas as empresas no espaço Traffô, na Vila Olímpia, em São Paulo, e teve como tema “Moda & Arquitetura – Um plano de viagem ao processo criativo”, com a proposta de mostrar a interação entre os dois universos e como a criatividade pode ser determinante para o sucesso de um trabalho.

   A abertura contou com a participação da diretoria da Docol e do diretor-geral da C&C, Jorge Gonçalves Filho, que destacou a importância de iniciativas como essa para os profissionais. “Por meio da palestra e experiência de um profissional muito talentoso e criativo, esses designers tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e conhecer possibilidades inovadoras que poderão transferir para seus trabalhos, de forma que esse talento chegue à casa dos consumidores, enriquecendo os ambientes”.

   Seguindo tendência internacional, o estilista comentou que a moda e o design devem ser vistos como artes, servindo de inspiração para as pessoas que as desenvolvem. Destacou o desfile realizado no São Paulo Fashion Week, que ficou conhecido como o desfile da década, no qual todos os modelos foram produzidos com papel e destruídos após a apresentação.

   “Tive inspiração para trabalhar com papel ao pensar como algo frágil e insignificante, que com criatividade, poderia se transformar em modelos belíssimos. E no momento em que fossem destruídos pudessem impactar as pessoas de alguma forma, tornado-se uma lembrança permanente aos que assistiram o meu desfile”, destacou Jum.| http://jumnakao.com.br | www.docol.com.br |

 www.cec.com.br

Axor inaugura Show Room em Nova York

A Axor acaba de chegar à Grande Maçã: o braço de design da Hansgrohe desembarca em Nova York e abre show room no coração de Manhattan. Com área de cerca de 278 m², o espaço fica no badalado Meatpacking District. Chamado de “Axor NYC”, o estúdio abriga a linha de produtos Axor, criadas por designers renomados mundialmente, como Phillippe Starck, Patricia Urquiola e Antonio Citterio, além de ambientes criados conceitualmente por eles.| www.hansgrohe-int.com

Santa Mônica está na nova vitrine da Artefacto D&D

A loja Artefacto, do D&D Shopping, que fica na Av. das Nações Unidas, 12.555, em São Paulo, SP apresenta sua nova vitrine, que tem ambientes projetados por seis renomados arquitetos e decoradores. A Santa Mônica Tapetes e Carpetes, que atua no mercado há mais de 30 anos, está presente no Vitrine Pessoal, espaço da arquiteta Sueli Adorni, com 22,32 m² do tapete Tamisa, da coleção Rios, na cor pedra brilho, e com 4.80 x 4.65 m do modelo Liso, com espessura de 17 mm, na cor sahara brilho. Todos os produtos são fabricados com 100% de nylon Antron 6.6 (Invista).|

www.smonica.com.br

C&C Casa e Construção estende seu programa de ações sustentáveis agora em parceria com a Coral para captação e reciclagem de latas de tintas usadas

   Parceria da marca de tintas com a rede varejista de materiais de construção inaugura o primeiro projeto de reciclagem deste tipo de embalagens do programa: Participe Recicle. A ação contará também com o apoio da Gerdau.

   Está em andamento uma iniciativa cujo foco é a criação de mais uma oportunidade para o exercício de uma consciência ambiental na sociedade, desta vez por meio da coleta e reciclagem de embalagens de tintas usadas. À frente da iniciativa marcas bem conhecidas dos consumidores finais: C&C Casa e Construção e Coral, além da Gerdau, fabricante de ligas metálicas. A ideia é incentivar os consumidores a devolverem as latas usadas para posterior reciclagem. Inicialmente, o posto de recolhimento estará concentrado na loja Nova Tietê da rede (Marginal Tietê 7.207), na capital paulista. Posteriormente, outras unidades da C&C participarão desse programa de reciclagem.

   “Para nós da Coral, marca do grupo AkzoNobel, essa parceria com a C&C é a confirmação de que a sustentabilidade é a sustentação de nossos pilares estratégicos e de que toda a rede envolvida no mercado de tintas pode colocá-la em prática, desde fabricantes até lojistas e consumidores. Queremos inspirar as pessoas por meio das cores e, com atitudes sustentáveis, contribuir com impacto positivo em nossa sociedade” afirma Elaine Poço, diretora de R&D e Sustentabilidade da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina.

   A C&C Casa e Construção, com o apoio da Coral, está disponibilizando na entrada da loja pessoas treinadas e um espaço próprio para o recebimento e descarte das embalagens. Para o descarte, é necessário que as latas sejam de tintas imobiliárias, ou seja, tintas utilizadas para a pintura em edificações residenciais e comerciais e estejam vazias, limitando-se a 30 latas por cliente. As entregas para coleta podem ser feitas sem custo algum de segunda a sábado, das 8h às 23h, e no domingo das 9h às 20h.

   “O objetivo da campanha é evitar que as embalagens de tinta já utilizadas se acumulem em depósitos de lixo e aterros já sobrecarregados, além de estimular práticas ecologicamente corretas em nossos clientes e sociedade de maneira geral por meio de canais práticos e convenientes”, comenta Mauro Florio, diretor de marketing da C&C.| www.cec.com.br | www.coral.com.br | www.gerdau.com.br |

 www.akzonobel.com/br

Maison des Caves inaugura loja no ParkShoppingSãoCaetano

A primeira unidade da rede no ABC Paulista, foi instalada no Espaço Cerâmica

   A Maison des Caves, boutique de vinhos, adegas e acessórios da Art des Caves, inaugura no próximo dia 09 de novembro sua primeira loja no ABC Paulista, no ParkShoppingSãoCaetano, que será lançado no mesmo dia na cidade de São Caetano do Sul, reconhecida internacionalmente por sua excelente qualidade de vida. O shopping faz parte do Espaço Cerâmica, um dos empreendimentos imobiliários mais aguardados dos últimos anos no Brasil, que abrigará construções residenciais, comerciais e de lazer, dentro do conceito “work, live anda play” (moradia, trabalho e lazer).
A unidade de 80 metros quadrados, 9ª da rede e a 6ª no estado de São Paulo, pretende proporcionar aos moradores de São Caetano do Sul e cidades vizinhas o que há de melhor no universo do vinho, dentro de um ambiente intimista e acolhedor e, ao mesmo tempo, com clima contemporâneo e inovador.

   Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Denise Zuba, do escritório Studio Zuba Arquitetura, para a concepção do novo espaço, foi utilizada uma cuidadosa composição de materiais rústicos e inovadores para harmonizar o espaço de vendas. “A disposição de móveis fabricados em fibras naturais como a madeira e a cortiça, conciliado com o uso do imponente e inovador aço corten, destaca o aspecto contemporâneo da marca, que agrega à tradição da fabricação de vinho a alta tecnologia presente nos produtos Art des Caves, comercializados pela Maison. O design das peças fabricadas pela empresa também são realçados por este contraste: as diversas possibilidades de revestimento das adegas interagem com o ambiente personalizado da loja”, explica.

   A especialista ressalta ainda que a estrutura do espaço, com um pé direito duplo e amplo, piso sóbrio e moderno, luminárias pendentes em cobre e a climatização personalizada, convidam e instigam o cliente a uma confortável permanência no espaço. Para completar, as cores da pintura das paredes, feitas em tons de verde e vinho, foram aplicadas com sutileza para remeter à fabricação e ao armazenamento do vinho. “Em toques delicados nos detalhes dos móveis e revestimentos da loja, o visitante é envolto por tudo o que faz parte deste universo”, explica a arquiteta.

   Planejar ambientes personalizados, aliás, é a marca do grupo Art des Caves, líder no Brasil no mercado de adegas climatizadas e climatizações de ambientes. Pioneira no segmento, foi a primeira a pensar, há 14 anos, em um produto que se adequasse ao clima tropical do país.

   Com qualidade reconhecida pela ISO 9001, a Art des Caves comercializa mais de 27 modelos de adegas, além de projetos personalizados de climatização para residências, restaurantes, hotéis e lojas em todo o território nacional. Entre outros clientes de peso, já atendeu o hipermercado Makro, o restaurante Dalva e Dito, o hotel Fasano e o Terraço Itália.

   Serviço: Maison des Caves/ParkShoppingSãoCaetano / Avenida Guido Aliberti, altura do número 2.230 com Avenida Nelson Braido, São Caetano do Sul, SP / Piso Térreo - Loja 1016 |

 www.maisondescaves.com.br

S.C.A. traz lançamentos a um dos endereços mais prestigiados da capital paulista

O endereço da grife de mobiliário planejado S.C.A. na Avenida Europa, famosa por comportar grandes marcas de luxo na capital paulista, acabada de ser repaginado. A apresentação do espaço, remodelado, acontece no dia 18 de outubro.

   O showroom S.C.A. de 400 m2, desenvolvido pelo escritório Edgar Casagranda Arquitetura, apresenta nova comunicação visual, nova conceituação de projetos, layout, e ainda, os maravilhosos produtos que fazem parte da Coleção Comportamentos, dividida em quatro estilos – Natural, Moderno, Original e Clássico.

   Entre as novidades, uma completa cartela de tons agrega versatilidade e bom gosto às opções de acabamentos apresentadas pela S.C.A.. Cores sóbrias como cinzas e amadeirados, além dos Tessutos (Latte Tessuto e Mocca Tessuto), ou seja, acabamentos que fogem dos tradicionais padrões que imitam o tecido e ganham efeito 3D, são alguns dos destaques em uma coleção que conta ainda com 13 cores sólidas acetinadas, um verdadeiro convite à mudança em qualquer ambiente, são elas: Pistache, Bambú, Citrino, Púrpura, Lilás, Rosa Nude, Mostarda, Ferrugem, Castanho, Ciano, Celeste, Cinza e Arena.

   Entre os destaques, logo na vitrine é possível se impressionar com um dos ambientes em evidência, o Cooking Theater. O moderno e espaçoso espaço é indicado àqueles que realmente vêem o preparo gastronômico como hobby. É um local projetado para receber bem, com conforto, onde os convidados podem acompanhar o home theater e a movimentação do gourmet, tudo no mesmo ambiente. Além da tecnologia aplicada em sistemas que tornam o manuseio dos armários ainda mais prático e funcional, a escolha dos acabamentos indica um cenário para pessoas de personalidade. A execução privilegiou o uso do amadeirado Ciliegio Chiaro, um tom claro e suave, combinado ao Púrpura, um tom marcante e sofisticado. Para arrematar, a bancada aproveita com magnitude as vantagens oferecidas pelo acabamento DuPont-Corian na cor Pearl Gray, entre elas, toque agradável, emendas imperceptíveis, poder de resistência e assepsia.| www.sca.com.br

 

 

 

,

 

 

| principal |